Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

[RESENHA] A coragem de ser imperfeito - Brené Brown




Hello my fellows! Eis-me aqui de volta, depois de um tempinho... Vim falar do segundo livro lido e resenhado por mim da Brené Brown. Lembram dela? A moça que é especialista em vergonha, e fez sucesso com uma TEDx-Talk? E que lançou A ARTE DA IMPERFEIÇÃO logo em seguida? Pois bem, ela própria!

Em A coragem de ser Imperfeito, Brené Brown mais uma vez traz sua pesquisa de décadas aplicada ao nosso dia-a-dia, seja você quem for. Quem nunca se sentiu vulnerável? Quem nunca teve vergonha? É por isso que esse livro é para qualquer um, pois todos nós já passamos por eventos e até  traumas que se configuram em pelo menos uma dessas categorias: vergonha ou vulnerabilidade.

O mote do livro é: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é pode levá-lo a uma vida mais plena. Apesar de ter aquela cara de auto ajuda, esse livro na verdade é bastante esclarecedor e universal. Serve para que entendamos muitos dos nossos sentimentos, e saibamos de verdade o que eles significam. Não tem fórmula mágica, não tem mantra, não tem força do pensamento. A coragem se ser Imperfeito é fruto de uma pesquisa super séria e criteriosa que nos esclarece um pouco dessa questão tão comum a todos: vergonha/vulnerabilidade.

O título original desse livro é Daring Greatly, que poderia ser traduzido como Ousando Grandemente, uma vez que o objetivo da pesquisa é entender o que nos faz sentir vulneráveis e com vergonha, e usar isso para traçarmos nosso próprio caminho para a vida com ousadia. E que isso é possível e não tem bicho de sete cabeças, você só precisa entender mais seus próprios sentimentos.

Então, se você se interessou pelo assunto saiba que esse livro é extremamente valioso. Uma leitura leve, simples, fácil de entender e que visa o crescimento pessoal. Com certeza é uma excelente leitura, e que nos deixa de saldo, o auto-conhecimento (muito mais que ajuda! :-P ). Ótima dica de leitura. Aproveitem que ele tá em promoção aí pelos e-commerce da vida! 


QUOTES

"Quando a vergonha se torna um estilo de gerenciamento, a motivação vai embora. Quando errar não é uma opção, não existe aprendizado, criatividade ou inovação."
"O que nós sabemos tem importância, mas quem nós somos importa muito mais. Ser, em vez de saber, exige atitude e disposição para se deixar ser visto. Isso requer viver com ousadia, estar vulnerável. O primeiro passo dessa viagem é entender onde estamos, contra o que lutamos e aonde precisamos chegar." 
"A nostalgia do passado também é uma forma perigosa de comparação. Repare com que frequência você compara a sua vida atual com uma lembrança de bem-estar que a nostalgia editou em sua mente, mas que nunca existiu de verdade."
"Vulnerabilidade é incerteza, risco e exposição emocional. (...) Acordar todos os dias e amar alguém que pode ou não nos retribuir, cuja segurança não podemos garantir, que pode estar em nossas vidas um dia e partir sem aviso no outro, que pode ser fiel até a morte ou nos trair no dia seguinte - isso é vulnerabilidade. O amor é incerto e oferece um risco incrível. Amar alguém nos deixa emocionalmente expostos. Sim, é assustador e, sim, nós podemos ser magoados, mas você consegue imaginar a sua vida sem amar ou ser amado?"
"Fé menos vulnerabilidade é igual a política, ou ainda pior, a fanatismo. O verdadeiro comprometimento espiritual não é construído sobre a submissão, mas é produto do amor, da aceitação e da vulnerabilidade."



Boa leitura!

Aldrêycka Albuquerque

2 comentários:

  1. Que maravilha! Começo a ler já já.. bom saber que valeu apena comprar rs
    Thks pela resenha^^

    ResponderExcluir
  2. Acabei de adquirir um para minha filha Daniele,ela vai gostar muito pois já havia me pedido 😉👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir