Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Perfil do Autor #3 - Vanessa Bosso

Olá pessoal! Estamos de volta com a coluna "Perfil do Autor" que estreou no Especial 13 dias com Vampiros com o autor Evandro Raiz Ribeiro, confira ou reveja aqui!
Nesta edição temos a autora Vanessa Bosso que além de escritora é publicitária e mãe, estreou no mundo literário com "2012: Uma Aventura no Fim do Mundo". Como um todo suas obras abordam temas polêmicos e originais e ainda melhor, com gostinho brasileiro!

Foto -Vanessa Bosso

Autora é redatora publicitária há mais de 10 anos. Descobriu sua verdadeira vocação há pouco menos de 2 anos quando escreveu seu primeiro romance: 2012 uma aventura no fim do mundo. Depois desse mais três foram escritos: O Elemental, O Imortal e Senhor do Amanhã.





Logo depois, vieram mais 3 obras. Duas dessas publicadas pela Editora Dracaena (nossa parceira), sendo O Senhor do Amanhã e O Imortal. Confira a entrevista que fiz com ela:

1 - Conte um pouco para nossos leitores sobre seus dois lançamentos: O Senhor do Amanhã e O Imortal.

Senhor do Amanhã é um livro conspiracionista e polêmico. Suas páginas retratam, de maneira ousada, tudo o que está rolando nos bastidores da vida. Digo que é um livro perigoso para os paranóicos e para quem sofre do coração. Não estou fazendo terrorismo, mas, todas as conspirações levantadas em Senhor do Amanhã podem ser provadas com apenas um clique nos sites de busca. Aliás, aproveitem para fazer a busca por essas informações enquanto há tempo (tudo bem, agora soei um tanto terrorista... rs).

O Imortal é um romance leve, daqueles que você não consegue largar até chegar ao final. A obra se passa no Vale do Loire, um dos lugares mais bucólicos e românticos do planeta. É em um daqueles deslumbrantes castelos que vive Nicolas... um imortal de 533 anos. Não, ele não é um vampiro. Após uma experiência alquímica há 500 anos, algo muito estranho aconteceu e Nicolas acabou por se tornar um imortal. Muito mistério e romance preenchem as páginas de O Imortal.

 2-    Como é seu processo de escrita?

Difícil dizer. Cada livro surge de uma maneira. Já percebi que quanto mais escrevo, mais fácil se torna o processo. Ao mesmo tempo os livros são mais complexos, já que, com o treino, a busca pela perfeição é maior.

3 -   Com a repercussão que foi do seu livro de estréia "2012", como espera a reação de seus novos e velhos leitores com essas novas aventuras (O Senhor do Amanhã e O Imortal)?

Eu espero que os leitores do 2012 consigam enxergar o quanto amadureci como escritora. E que os novos leitores apreciem essas obras com olhos indagadores e a mente aberta.

4 -   Como é/foi a busca por editoras? Como está sendo a experiência com a Dracaena?

A busca por editoras não é um processo simples. Com a Dracaena a experiência tem sido ímpar. O autor tem voz ativa e passe livre para conversar com o editor sempre que desejar. Gosto desse sinal verde... É sinal de respeito para com o autor e suas obras.
Também estou muito feliz com a distribuição dos meus livros. Já estão nas maiores livrarias do Brasil e isso só mostra a seriedade e o excelente trabalho da editora.

5 -   Algum projeto a caminho?

Tenho um projeto finalizado e um novo romance surgindo... esse último já está com doze capítulos escritos e a história começa a se desenhar na minha cabeça só agora. Adoro escrever assim, sem saber no que vai dar.


6-   Com a concorrência demasiada de autores estrangeiros, os autores nacionais acabam ficando para trás. Como é ser escritor nacional atualmente?

Eu acabei de rir aqui, desculpe!

Ser um escritor nacional é como ser um barco à deriva a caminho de um iceberg gigantesco. Está muito frio lá fora, a névoa é espessa e parece que o resgate não virá.

Mas como escritora e brasileira, sei que essa história terá um final feliz. Tanto sei que continuo insistindo...

7 - Muito obrigada pela entrevista Vanessa, deixe uma mensagem para nossos leitores.

Ah, eu é quem agradeço por esse espaço!
A mensagem que eu gostaria de deixar é a seguinte: Não temam o autor nacional. Você irá se surpreender com as excelentes histórias que estão surgindo nessa nova safra de autores. Já li vários e indico!
Se quiserem trocar uma ideia ou jogar conversa fora, dêem uma passada no twitter: @vanbosso

Mais uma vez, obrigado Vanessa pela entrevista. Já li "2012" e já digo que estou ansiosa para ler seus outros livros!  E para novidades, promoções e mais, veja no blog da autora: http://vanbosso.blogspot.com/

O que vocês acharam?

Um comentário:

  1. Oi Larissa!
    Muito legal a entrevista!
    Mas esse livro não me atrai... Não sou muito de livros com essa temática.
    Beijos! Belo blog! :)

    ResponderExcluir