Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

[RESENHA] Ame o Que é Seu - Emily Giffin





Apesar do nome característico de livros de auto-ajuda, não é este o caso. Acredito que a escolha do título não tenha sido de fato muito feliz. E olhe que nem foi a versão brasileira, já que “Love the one you’re with” (Ame quem está com você) tem o mesmo ar clínico-terapêutico do título brasileiro. Passado todo o preconceito pela fraca escolha do título, vamos para o que interessa: o conteúdo. E esse aí sim, deu gosto de ler.

Versão em inglês - Love The One You're With
Como a sinopse fala, Ellen é casada com Andy, o esposo dos sonhos. Tem uma vida maravilhosa, mas um belo dia ela esbarra na rua com seu ex, Leo. Um encontro ao acaso (no qual todas nós estamos a mercê de vivenciarmos) faz Ellen virar a cabeça e começar a por em cheque seu casamento, sua vida e principalmente sua paz e felicidade pessoal. Um ex, num cruzamento, a fez questionar toda a sua vida. Deu pra sentir o quão grandioso é isso? Por mais fantasioso que pareça, por Deus, poderia ser comigo! Com vocês não?

Este livro é incrível por dar a sensação de que “poderia ser comigo”. Poderia acontecer com uma prima, uma irmã, uma amiga... Isso se cada uma de nós já não conhecer alguma mulher que já passou por isso! Não fosse o título ridículo, que já dá uma dica de qual a posição da escritora mediante tal encruzilhada amorosa, você tem medo da Ellen poder tomar a decisão errada. Se é que existe a possibilidade de rotular certo e errado nessas questões. Mesmo assim, a protagonista vai cometer erros e acertos que nos vão fazer vibrar, arrepiar e suspirar ao ler esse livro. Talvez de início você, como eu, pense: “Ah, mas eu não faria isso... Que frágil e fulgaz ela está sendo.”. Mas ao decorrer da leitura, você percebe a dimensão dos sentimentos dela, o quão Leo consegue mexer com o seu mundo e quanto o Andy a ama verdadeiramente, e ela também. É muito mais difícil que parece, e sim, provavelmente você cometeria os mesmos erros da Ellen, ou até pior. Quem sabe?

Emily Giffin
“Ame o que é seu” é uma leitura leve, instigante, cheia de dramas modernos que extrapolam “assuntos do coração”. Ele permeia questionamentos que vão desde o amor e o luto, até a felicidade, amizade e satisfação profissional. Sinceramente, achei um livro bem completo. Ele nos expõe às fraquezas e dúvidas que a maioria de nós temos e passamos, mas que muitas vezes subestimamos, ou jogamos para debaixo do tapete. É um livro instigador e reflexivo sem ser chato, moralista ou maçante. Enfim, é uma daquelas leituras obrigatórias. Recomendo muitíssimo.

Só uma reclamação: odiei essa de classificar este livro como "chicklit". Tenho meus motivos, já que odeio essa classificação, lê-se "romancezinho de mulherzinha afetada". Então, me recuso a aceitar que este livro esteja dentro dessa nova e pejorativa classe da literatura moderna.


Gostou da resenha? Quer comprar o livro? Aproveita a promoção da Novo Conceito e compre um e ganhe outro de presente! Clique aqui e veja como.

  

Aldrêycka Albuquerque

7 comentários:

  1. Nha já tava com vontade de ler e vc me deixou mais ainda !

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha me interessado muito por este livro, pra dizer a verdade.
    Mas seu comentário no final de : "odiei essa de classificar este livro como "chicklit"."
    Pronto! Esse foi o ponto! Vc já me convenceu com isso. hehehe Tbm não sou mto a favor dessa classificação... mas td bem.

    Bjks
    Danni
    http://garotas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, passeando cheguei aqui. Não conhecia esse livro e concordo o título é infeliz! Me deu vontade de ler.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do título, mas se não nada a ver com o conteúdo do livro, então, aí sim deveriam ter escolhido outro.
    Eu nunca achei que se tratasse de um chick-lit... sempre imaginei que você um romance e tal.
    Gostei bastante do enredo. As resenhas dos livros da Emily estão sempre elogiando... Quero muito ler Ame o que é seu. =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Gostomuito dessa autora, sempre fico interessada em tudo que ela escreve e depois da sua resenha vou pegar meu AMe o que é seu da estante e ler assim que possível! =)

    ResponderExcluir
  6. Me interessei muito pelo livro, porque como você mesmo disse,pode acontecer com qualquer uma...Pois é tá acontecendo comigo, com algumas pequenas diferenças...Mas estou nessa encruzilhada...vou ler e ver se consigo alguma ajuda no meu dilema!!!

    ResponderExcluir
  7. Esses tipos de tema me dá nos nervos, até porque o meu jeito de ser, é o problema, sou uma pessoa bem resolvida demais, e se acontecesse comigo isso não daria um livro com toda a certeza, só daria pra dizer a verdade um parágrafo. "Passado é passado, porque vou desperdiçar minha felicidade atual, por algo duvidoso, até mesmo no passado foi algo inseguro, xô encosto!!!!" kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir