Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Resenha: Feios


Sinopse

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.

Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.



Feios é uma crítica a sociedade, ele conta a história de Tally Youngblood que não vê a hora de ser perfeita, já que está a véspera de seu aniversário de 16 anos e quer curtir as festas de “Nova Perfeição” com seu amigo Peris, recentemente operado para ser perfeito, e deixar Vila Feia para sempre.

Nos primeiros capítulos mostra Tally e sua determinação para ser Perfeita, já que a sociedade dita e impõe que você seja, porque ser feia não esta com nada. Podemos observar o condicionamento que muitas vezes no nosso mundo real sofremos para gostar e desejar aquilo que a mídia e outros seguimentos querem que façamos. A personagem Tally é totalmente alienada, de início seguindo ao pé da letra o que a sociedade diz. Porém ela encontra com Shay, que não quer viver este padrão e ser feia para sempre, o que é um absurdo para Tally.

Shay foge antes de completar 16 anos,e fazer sua operação, ela vai em busca de Fumaça um lugar que ninguém tem certeza que existe, mas que forma a “resistência”, pessoas que decidiram viver do jeito que nasceram sem cirurgias. O “Enfumaçados” são as pessoas tidas como “do contra”, que pensam e têm sua própria opinião e conceito da vida, não se deixando influenciar pela maioria, o que causa muita frustração ao longo da história.

O Especiais são o terceiro grupo da sociedade no livro. Ele é formado pela polícia, agentes, médicos e dotados de habilidades “especiais” e claro são perfeitos também. Lendo o livro esses Especiais me lembraram muito o agente Smith de Matrix!!(risos), foi a melhor comparação que pude fazer.

A história é bem futurista, cerca de 300 anos a nossa frente, com carros voadores, pranchas que não surfam na água e jaquetas de bang jump que não te deixam espatifar no chão mesmo sem cordas. O universo que o autor escolheu é riquíssimo e ele soube explorar bem, deixando o livro interessante a cada leitura de página.

A narrativa é bem gostosa de ler e simples de entender, não deixando a desejar os créditos que tenho lido em muitas resenhas. E você também conhece outros personagens que se apaixona rapidamente como: Croy, Maddy, Az e o incrível e super fofo David (suspiros). Como vocês sabem são três livros, uma série: Feios, Perfeitos e Especiais. Mal posso esperar para ler toda essa seqüência do Scott Westerfeld, que me conquistou, pelo primeiro livro com uma escrita objetiva,divertida e que te prende do início ao fim da história. Portanto, “indicadíssimo”!!!

“- Não somos esquisitas, Tally. Somos normais. Talvez não sejamos maravilhosas, mas pelo menos também não somos umas bonecas Barbie.”
                                                                                             Pag.: 84

7 comentários:

  1. Adooorei, to louca pra ler esse livro. E só vejo comentários excelentes sobre ele! Não vejo a hora de ter a oportunidade pra lê-lo. :D

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Me empolgou ainda mais, já que estou na pilha pra ler esse livro faz tempo! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Noss... Comprei esse livro com um entusiasmo... Mas depois que comprei acabei deixando ele aqui na minha estante sem ler, depois dessa resenha, vou passá-lo na frente dos outros livros e adiantar a sua leitura.

    bjO
    Livretando

    ResponderExcluir
  4. Ah não! O David já é meu! Risos
    Também não vejo a hora de ler Perfeitos! *__*
    Cheiros da Serena!

    ResponderExcluir
  5. Danyy, comprei ontem Feios em breve vou ler depois te digo o que achei, viu? :*

    ResponderExcluir
  6. Já li todos da saga e vi que foi lançado mais um, mas depois de ler a sinopse dele desisti, porque vendo como ele é, prefiro pensar que a história acabou no 3º livro, apesar de não ter sido um final tão bom. O que eu gostei nessa saga foi exatamente a crítica a sociedade atual mas também tive muitas decepções com a estória, acho que poderia ter sido trabalhada melhor, mas isso é apenas minha opinião, conheço pessoas que amaram os livros.

    ResponderExcluir