Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resenha: Alice no País das Maravilhas



Sinopse - Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

Alice's Adventures in Wonderland (frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland"), é a obra mais conhecida de Lewis Carroll, sendo considerada obra clássica da literatura inglesa. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas.
O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era vitoriana e a alguns de seus conhecidos, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, TV e teatro.


Alice é uma garotinha esperta que esta com sua irmã no jardim da casa. Quando vê um coelho com um relógio e de colete. Por ver esta criatura tão inusitada decide segui-la e cai num buraco , que parece não ter fim e quando chega até lá coisas estranhas e divertidas acontecem neste lugar até então desconhecido, que Alice decide explorar se maravilhando nesta terra.

Sempre quis ler este clássico (minha mãe nunca leu para mim), e confesso que achei incrível. O autor Lewis Carrol usou de uma criatividade que te transporta para o País das maravilhas, que pelos olhos de Alice participamos de suas aventuras.

Nossa personagem principal é uma menina muito inteligente,mimada,esperta e muito corajosa. Porque comer e beber em terras desconhecidas tem que ter muita coragem, além do que depois de comer e beber você aumenta e diminui de tamanho. Depois a Alice fala com os animais e conhece a rainha de copas (ou a rainha vermelha) que não se cansa em dizer: Cortem-lhe a cabeça!!. Para qualquer um inclusive nossa garotinha. E que tal tomar um chá com um chapeleiro maluco e a lebre telhuda que não sabem que dia é porque tomam este chá a muito tempo, então todos os dias e horas são do chá.

Indico este livro para todas as idades, nunca é tarde para ler “Alice no País das maravilhas”, você vai se diverti no mundo de Lewis Carrol vivendo as aventuras desta menininha esperta e sonhadora.

O Filme
A nova adaptação do livro para o filme, que encantou um grande público.
A história desta vez é um pouco diferente, Alice esta uma adolescente prestes a noivar, quando sai correndo pelo jardim atrás do mesmo coelho que seguiu quando era criança. E novamente cai dentro do mesmo buraco na Terra das maravilhas.
Alice vive algumas aventuras como da vez que era uma garotinha e outras inusitadas como conhecer a rainha branca personagem que não existia, pelo menos no livro que li.

Eu não podia deixar de falar sobre a belíssima atuação de Jhonny Depp no papel do chapeleiro maluco, que interpretou o personagem perfeitamente, embora na versão deste livro este personagem não tem grande destaque, mas Depp fez brilhar sobrepondo a própria Alice, personagem principal.

A história muda. Porque Alice no filme é incumbida de cumpri uma profecia e matar uma criatura que ameaça o País das Maravilhas. Será que ela conseguirá? Afinal é só nossa pequena Alice.

Como não podia deixar de dizer,super indico o filme também. Para quem não leu o livro você consegue entender o filme. Vou deixar uma frase que acredito ser característica do Chapeleiro maluco:

-Em que é que um corvo se parece com uma escrivaninha?
                                                                                         Pág.: 76

Resposta no filme do Chapeleiro:
Eu não faço idéia!!

14 comentários:

  1. Tenho mega vontade de ler o livro, mas não me interessei nem um pouco pelo filme.prefiro ver a animação mesmo. Adorei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o li esta semana ... se gosta de loucuras adorará o livro ,também é um tanto agonizante !!

      Excluir
  2. Oie. Tudo bem?

    Eu ainda não tive oportunidade de ler o livro, assisti as adaptações cinematográficas e as adoro.
    Mas sua resenha me deixou querendo ler o livro, então vou esperar a oportunidade de comprar ele para ler.

    Beijinhos
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  3. Só assisti ao filme, e não gostei tanto. Por isso nunca me interessei em ler esse livro (esse é o problema de assistir às adaptações antes de ler o livro). Mas essa resenha, me deixou entusiasmado, assim que possível o lerei. =D

    Bjão,
    Livretando

    ResponderExcluir
  4. Estou com Alice encostato aqui faz um tempão! Depois desta excelente resenha acho que vou subir ele na minha pilha de livros! *__*
    Cheiros da Serena!

    ResponderExcluir
  5. Dany,você está cada vez melhor.Já pensou em escrever um livro?se não,deveria,rs.Esse filme foi otimo,o livro ainda não li.E sobre o Jhonny Depp,esse nem preciso comentar...Brilha onde estiver.\0/

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi filmes (desenho e live-action) da Alice, porém, até hoje, eu não li o livro original. Gostaria de saber como é a história em seu estado “bruto”.
    Você conhece o Alice Através do Espelho?
    Falando no filme, eu gostei muito! Foi muito bem produzido!

    Abração.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  7. Oi Jonathas, voce deve sim ler o livro é muito bom, já que gostou do filme acredito que gostará e muito livro!!!
    Não conheço Alice através do espelho, mas fiquei interessadas, vou procurar.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. só pra constar: a rainha branca SEMPRE existiu, é que o filme não é só bazeado no livro "adventures in wonderland" trata-se de uma mesclagem de "adventures in wonderland" & "Through the looking glass"

    ResponderExcluir
  9. Ao contrário da maioria, esse livro nunca me agradou e nunca consegui o ler por completo, não sei explicar bem o porque, mas definitivamente não me agrada. Demorou muito para que minha curiosidade vencesse minha antiga antipatia pela história e me deixasse ver o filme... Depois de vê-lo incrivelmente continuo com a mesma antipatia, mas tenho que admitir que o cenário, os efeitos e tudo que os olhos podem ver no filme encantam.

    ResponderExcluir
  10. nunca li o livro, mas já assisti o filme e amei

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Estou terminando o livro. Gosto dele mas é um tanto difícil de ler e bem diferente do filme.

    ResponderExcluir