Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Resenha: Derrubando Golias, Max Lucado

Neste livro encontramos a completa história de Davi, o homem segundo o coração de Deus, que foi superestimado, mas que de um pastor de ovelha se tornou rei.

Max Lucado é um autor evangélico que sempre faz paralelos com as histórias da bíblia com nosso cotidiano. Sempre gostei muita da história de Davi, como a humildade e te faz uma pessoa melhor, a proximidade com Deus te dar esta chance de ser melhor a cada dia. Desde início o autor narra como Davi foi humilhado por muita gente e muitos que não lhe davam o mínimo crédito, superando todas a expectativas ele derruba o gigante Golias e pasmem vocês usando pedra e uma funda e sem nenhuma armadura. Mensagens bíblicas e de muito otimismo Lucado nos faz refletir sobre os gigantes de nossos tempos modernos: desemprego, perseguições, agruras, pesadelos, mágoas, culpas tudo que te faz tremer e achar que não vai conseguir por achar alto demais e grande demais de ser vencido. Sempre indicando bons livro e em seu principal a bíblia onde você pode encontrar toda e qualquer resposta, sempre orando a Deus e buscando sua orientação.

È claro que há passagens muito emocionante que te faz refletir bastante com o que o leitor esta passando, vivendo e até sofrendo. E mostrando o caminho da solução, da salvação, o caminho que leva a Deus. Dentre elas a que mais me marcou e emocionou, foi o da arrogância de Davi bem no final de seu reinado, quando ele cobiçou Bete-Seba e no seu direito e poder de rei, ágil conforme fosse conveniente para si, sem pensar direito nas consequências de seus atos e quantas vidas foram atingidas pela vergonha de seu pecado. Nesta passagem o autor compara como se estivéssemos numa montanha muito alta, onde dois sentido primordiais são prejudicados: visão e audição. Quando você está num lugar muito alto( arrogância, posição social ou status muito elevados), você não escuta bem( não quer ou até não consegue ouvir quem esta abaixo do seu “nível” social ou intelectual ou até financeiro), e você acaba não enxergando muito bem lá do alto( arrogância cega você que não ver nada nem ninguém a sua frente porque tudo que importa é você e como seu problema vai ser resolvido não importando ninguém). Se você for tão emotivo como eu prepare os lencinhos por mesmo eu estando no metrô com muita gente comecei a chorar durante a leitura. É bem difícil reconhecer o erro, o pecado, as más decisões, a vergonha e o sentimento de impotência são os primeiros a aparecer, mas Deus com sua infinita misericórdia sempre esta pronto a nos perdoar e nos dá uma segunda chance desde que você se arrependa de coração e realmente aprenda com seus erros, por que algumas vezes pode ser tarde mais.

A Bíblia é clara e a palavra de Deus esta aí para nos ensinar a viver com retidão, honestidade, fé e amor. Os grandes homens da bíblia nos deixaram relatados suas histórias para que possamos aprender com seus erros, porque é certo que vamos errar somos humanos, afinal igual a eles foram, mas não desanimarmos e possamos seguir em frente com a graça de Deus.

Quote:
“O seu Golias não carrega uma espada ou um escudo; ele ostenta as espadas do desemprego, do abandono, do abuso sexual ou da depressão. O seu gigante desfila para cima e para baixo pelas montanhas de Elá; ele se ergue no seu escritório, no seu quarto, na sua sala de aula.” Pág.: 10

...”Davi é especialista em Deus. Como você pode imaginar, ele vê o gigante; mas ele vê Deus com nitidez ainda maior.” Pág.: 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário