Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Resenha: Cruzando o Caminho do Sol

                                          

Cruzando caminho do sol conta a história de duas irmãs indianas, que vivem em seu ambiente inocente e feliz, até a chegada de um terrível tsunami que destrói tudo o quê elas mais amavam: sua família, sua casa... Suas vidas mudadas em segundos. A princípio elas tentam ir ao encontro da madre, a coordenadora da sua escola, para lá serem acolhidas por pessoas de confiança. Porém, logo depois de pegar carona (sem escolha) com um desconhecido, elas são tomadas e vendidas a compradores de cidade a cidade até chegar por fim num prostíbulo, onde a inocência é tirada delas sem nenhum remorso.

Simultaneamente, um renomado advogado vive seus próprios conflitos. Ao mesmo tempo em que surge uma oportunidade de subir de carreira de uma forma fácil, ele tem que lidar com a morte prematura de sua filhinha e a saída de sua mulher de casa. Depois do
 último acontecimento que ele mesmo presenciou (envolvendo uma garotinha sendo sequestrada) ele decide trabalhar como voluntário na Aces*, na Índia, uma ONG que lida com o tráfico humano moderno.

E é por aí que o destino desses personagens se cruza em busca de um final feliz. E como isso acontece? Você terá que ler para descobrir.

"Porque os lugares escuros da terra ficaram cheios de moradias de violência." - Asafe, o salmista
Cruzando caminho do sol não foi um livro que me conquistou de imediato, isso se deu por conta de alguns momentos fortes que o autor narrou de forma muito rasa e que poderiam ser bem mais aprofundados (e ser mais impactante...). Ele trata de uma forma bem sutil como milhares de pessoas são vendidas em condições terríveis e como existem várias Ahaylas e Sitas na vida real.

É tocante a forma como ele criou os personagens, tão humanos. Às vezes eles são fracos e outras vezes são fortes, que sentem alegria, medo, desespero... Um misto de tantos sentimentos em personagens que só encontramos numa história emocionante como essa.

É um livro que fala sobre escolhas, superação, amor, sofrimento e esperança. Um drama que te deixa pensando sobre o real valor (nos dois sentidos!) das pessoas no mundo em vivemos. Este livro também existe como uma forma de divulgar sobre o tráfico sexual e atingir um grande público. Todos deveriam ler esse livro. Uma leitura mais que recomendada.

*Aces é uma organização criada pelo autor, ela não existe.

4 comentários:

  1. Oi Dani!
    Eu tinha ficado bem animada por esse lançamento da novo conceito mas não sei porque de um tempo pra cá desanimei... :/
    Acho que é porque estou num clima mais de livros levinhos, YA.
    Os livros que se passam no oriente que li sempre são tristes (O caçador de pipas a A cidade do sol).:/

    Um beijoo
    Brenda Lorrainy
    cataventodeidieas.com

    ResponderExcluir
  2. Larissa, que ótima resenha! O livro muito parecer ser muito bom, embora o tema me deixe um pouco receosa de ler. EU meio que fiquei traumatizada com O caçador de pipas (LINDO e TRISTE) e esse tem tudo para seguir a mesma linha. Quem sabe eu crio coragem?

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa!

    Eu tive a mesma sensação que você ao ler esse livro: o autor tratou cenas fortes de forma razoável, uma pena. Gostei da narrativa, achei o enredo bem contado, mas achei pouco impacto para tratar um tema tão forte.

    Amei sua resenha, ficou bem completa!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa,
    Eu estou curiosa para ler esse livro, achei a capa super bacana. Sua resenha ficou bem escrita, acho que colocou pontos essenciais.

    ResponderExcluir