Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Perfil do Autor #7 - Allan Pitz



Senhoras e senhores, é com muito orgulho que venho aqui postar a entrevista que fiz com o Allan Pitz, autor de A ARTE DA INVISIBILIDADE! Okay, okay, prometi isso em Março/12 quando fiz a resenha do livro... Mas antes tarde do que nunca, certo? :D Pois bem! Espero que vocês gostem!
E para o Allan, que pode aprecer por aqui qualquer dia desses, nosso muito obrigado pela disponibilidade e pelas respostas elaboradas com carinho. :) 
Abs!!
Aldrêycka Albuquerque




Entrevista com Allan Pitz



1 - Antes de mais nada, quando saem os próximos volumes de A ARTE DA INVISIBILIDADE? Aquele "Volume 01" estampado na capa me deixou ansiosa para ler os demais. :) 
O lançamento do volume 2 está previsto para 2013. A Dracaena tem muito carinho pelo material, e nós estamos trabalhando com bastante cuidado, sem queimar etapas. 

2 - Alguém já confundiu seu livro com alguma literatura política socialista? 
Sim, um leitor comentou sobre ‘certo olhar socialista’ na teoria invisível, mas eu acredito que seja mais por conta do capítulo sobre consumo desenfreado. Eu não ataco nenhum sistema político, diretamente, apenas relembro que o ser humano é maior do que qualquer joguinho estranho que ele mesmo possa ter criado ao longo do tempo. Política é brinquedo nosso. 

3 - Ao ler A ARTE DA INVISIBILIDADE, tem-se a impressão de que você o escreveu em no máximo 1 semana, é isso mesmo? 
Foram duas semanas, na verdade. E mais duas lapidando as ideias meio confusas e revisando um pouco, se não me engano. Mas foi intenso mesmo, uma conversa desenfreada com o papel (ponte para conversar com o leitor). 

4 - Como foi seu processo criativo? A reclusão e o vinho barato era só metáfora, ou existiram mesmo? 
O vinho barato existe (está aqui ao lado, agora mesmo), nossa moeda está permitindo comprar bons vinhos por um preço legal. E a reclusão foi um período bastante necessário em minha vida... Eu precisei sair da pista para observar melhor os outros carros em movimento. Parar, fazer girar o tempo no meu tempo, pensar, estudar sem nenhuma imposição ou joguinho social. Apenas bicho homem, pensamentos no papel e liberdade de raciocínio.

5 - No seu livro existem diversos questionamentos a respeito de coisas já meio que pré-estabelecidas por nossa sociedade. E também trata de um assunto, que convenhamos, nem todos se interessam, muita gente julga como "Teoria Conspiratória de um Maluco", e simplesmente ignoram o tema. Questionar tudo dessa forma não te fez temer a não-publicação do seu material? Você teve dificuldades para publicá-lo? 
 Não consigo escrever pensando muito em futuras aceitações. Eu só escrevo, e espero para ver o que vai acontecer. Como um artesão autodidata e suas criações de argila. Mas não deixo de aceitar conselhos, e a revisão séria de um bom parecerista/revisor, é óbvio. Agora, vamos notar o seguinte na questão do pré-estabelecido: Quem foi o criador das coisas pré-estabelecidas que fundamentaram a nossa sociedade atual...? Um homem do passado; benditos (malditos) homens do passado. E nós somos o quê? OS HOMENS DO PRESENTE. Podemos desfazer /refazer/ inverter/ modificar qualquer movimento nosso. Evoluir em inúmeros aspectos reais. É o futuro! E sobre dominar o mundo (o mote das teorias conspiracionistas), é mais fácil do que as pessoas imaginam: basta dominar o presidente da ONU, o presidente do FMI, da União Europeia, da China, dos EUA, da Rússia, da União Africana, da Liga Árabe, e mais umas 170 empresas bem escolhidas por suas influências ao redor do globo. Divida o mundo em um bloco de 200 partes e bom apetite, meu amigo. Qualquer grupo de mega bilionários otários mal intencionados pode lograr êxito. E é o que ocorre hoje em dia.

6 - Esse não é seu primeiro livro. Você esperava que esse em específico iria fazer tanto sucesso entre os demais?
Não... Não gosto de me iludir. Não sou bom vendedor (divulgador) da minha obra. O Kades (editor da Dracaena) sentiu força no material e tocou o barco. Ele é mais louco do que eu, no bom sentido. E o resultado com o público foi aparecendo aos poucos. As vendas triplicaram nos últimos dois meses. 

7 - Livro infantil ou "teorias conspiratórias", o que é mais difícil e mais prazeroso para você escrever? 
São trabalhos complexos de maneiras diferentes... Mas escrever é sempre prazeroso, por qualquer seguimento. 

8 - O VOCÊ do livro é fictício, faz parte de um personagem criado para fundamentar a teoria do livro, ou aquele é você de verdade?
Meio a meio. O Pitz do livro é mais corajoso do que eu. 

9 - Você já recebeu alguma crítica ou ouviu algum questionamento interessante/curioso/esquisito sobre esse seu livro? Como foi? 
Um cara me disse que o livro A Arte da Invisibilidade é tão perigoso quanto qualquer livro sagrado religioso. Achei engraçado (porém estranho). 

10 - Da onde veio ou quando foi o momento de epifania em que nasceu o conceito de INVISIBILIDADE descrito no livro?
Veio depois de muita observação sobre os mecanismos da sociedade, desde sempre. As obrigações, o tempo acelerado, os jogos de poder, as máscaras. A corrida maluca para provar que é melhor do que o outro, somar mais grana e mais status numa espécie de ‘Pac man humano’ sem fim. A observação contínua e o tempo para refletir foram os principais ingredientes de minha jornada. O interessante é que vivem tentando nos tirar qualquer tempo livre. 

11 - Deixe sua frase de impacto preferida para fechar nossa entrevista =D 
 “Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor”. Henry David Thoreau 






Allan Pitz, o PhD em Patavina, nasceu no dia 23 de Janeiro de 1983 na cidade do Rio de Janeiro. Trabalha, além de escrever livros, com roteiros e projetos publicitários. É também poeta e contista. 


Livros Publicados: 
A Fuga das Amebas Selvagens (contos, crônicas, esquetes, piadas, poemas) 2009 
Duas Doses e Um Bungee Jump (livro de poemas publicado em Portugal) 2009 
Um Peixe de Calças Jeans (infantil pedagógico) 2010
Visões Comuns de um porco esquartejado (poemas) 2010
A Morte do Cozinheiro (Romance) 2010
Estação Jugular – Uma Estrada para Van Gogh (Romance) 2010 / Segunda edição prevista para setembro de 2012 pela editora Dracaena. 
A Arte da Invisibilidade (monólogo, filosofia, ficção) 2011 


Links para compra do livro A Arte da Invisibilidade
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3722805/a-arte-da-invisibilidade
http://www.siciliano.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=3722805&PAC_ID=26213&FIL_ID=102 


Book Trailer: 
http://www.youtube.com/watch?v=kAFSYrY-67w

=)

2 comentários:

  1. Oi, Dani!
    Gente eu nem li o primeiro e já ta pra sair o segundo D:
    Eu também n sou um bom divulgador das coisas que eu faço, entendo ele perfeitamente. E preciso mudar muito isso D:
    E também achei estranho o comentário que o cara fez sobre o livro, era para ler nas entrelinhas? HAHAH
    bjs,
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir