Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Semana de Halloween - Adaptações Cinematográficas de Frankenstein

Hoje vou falar de três filmes sobre esta estória de terror da escritora Mary Shelly, que várias vezes foi imortalizada nos cinemas. Sei que tem vários filmes e séries que falam sobre o monstro, alguns com pequenas participações outros adaptando a obra literária inteira para as telonas, mas neste post vou falar de três delas que mais gostei e recomendo, para você fã da obra ou não, assistam!!!



Van Helsing, Caçador de Monstros 2004

Neste filme temos uma participação da criatura de Frankenstein, o centro da estória é o próprio Van Helsing. No filme Helsing vai a Transilvânia para enfrentar o Drácula que num plano diabólico tenta perpetuar sua espécie e a chave disto esta com o monstro de Frankenstein, que até então dava-se como morto. O filme aborda outros seres sombrios, mas o que me chamou atenção foi a criatura de Frankenstein, o personagem está muito humano e muito inteligente que chega a roubar muitas cenas com sua filosofia e humanidade.










Frankenstein 1994

O filme é a adaptação da obra de Mary Shelly, o mais fiel possível. Nele encontramos a estória muito bem interpretada por Kenneth Branagh(o qual também é o diretor do filme), Helena Bonham Carter e Robert De Niro. A estória começa igual ao livro quando o bote do Dr. Victor Frankenstein é encontrado por um Capitão e seu navio, Victor é regatado e daí começa a falar ao capitão sua estória do início até aquele momento. Assim que acabei de ler o livro, assisti a este filme e fiquei deslumbrada com as interpretações e como a adaptação conseguiu manter a essência e muitas cenas iguais do livro. Todo questionamento filosófico, religioso e ético você consegue absorver do filme. O Dr. Frankenstein é mantido na sua personalidade mais fiel do livro para o cinema.

                                                                                                                                                 




  I, Frankenstein 2014

Essa é a adaptação mais recente e moderna desse clássico da literatura de terror. No início temos uma breve estória de como o monstro foi criado e um pouco sobre Victor, depois é inserido uma outra estória atrelada com gárgulas e demônios que achei muito bem formulada. Pulamos para a época atual onde uma cientista faz experimentos para dar vida, e nisso o demônio chefe da estória quer achar a criatura de Frankenstein junto com a caderneta de Victor Frankenstein que segundo ele tem a chave da vida. A estória fica bem mirabolante e um final já previsível, o que mais gostei foi o monstro ser na verdade um cara lindo, porém com algumas rudezas, o ator Aaron Eckhart, ficou muito bem no papel e achei uma boa adaptação para modernidade deste clássico do século 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário