Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Resenha: Miss Brontë - Um Romance

Sinopse - Miss Brontë - Um Romance - Juliet Gael

Charlotte Brontë passou a infância em pequena vila em Yorkshire, Inglaterra, criando com os irmãos histórias de um mundo imaginário. Anos mais tarde, usou a mesma inspiração para escrever célebres obras, entre elas a primorosa Jane Eyre. Mas, apesar do crescente sucesso e da aclamação da crítica, Charlotte almejava algo mais. Integrar-se à glamourosa Londres e conhecer celebridades do mundo literário não era suficiente para preencher o vazio que corroia sua alma. Miss Brontë: Um Romance é uma história envolvente e reveladora, que mostra o outro lado da família Brontë. 


Neste livro conhecemos a história das irmãs Brontë, pela ótica de Charlotte Brontë.

Nossa protagonista: Charlotte Brontë retrata a sociedade machista daquela época e como foi difícil uma mulher ser reconhecida como escritora de qualidade. Emily, Anne e Charlotte tinham um irmão que escrevia alguns poemas que as incentivou  a escrita e depois da morte dele, jovem e único filho homem do Sr. Patrick Brontë, as Brontës decidem escrever romances e viver da escrita. Daí começa a luta contra a sociedade preconceituosa para a publicação de seus livros. Como a saúde do pai de Charlotte,o reverendo do local, esta debilitada um assistente é mandado para ajudá-lo na paróquia, Sr. Arthur Nicholls que a primeira vista se encanta com nossa querida Miss Brontë.  Um homem alto, forte, bonito e de olhos azuis, será ele capaz de conquistar o coração de Charlotte? Leia até o final e descobrirá.

Emily a irmã mais excêntrica por assim dizer, escreve o grande romance: “O Morro dos Ventos Uivantes”, e é massacrada pela crítica, ninguém naquela época sequer imaginaria o sucesso que a obra de Emily seria até nos dias de hoje.

Anne é a irmã do meio que acredito seja o equilíbrio entre Emily e Charlotte, infelizmente seus poemas e livro não fazem sucesso, tristeza essa que Anne não deixa transparecer.

Charlotte a mais velha e personagem principal, nos revela como foi difícil escrever sua grande e renomada obre: Jane Eyre, em meio a dor da perda do irmão e a doença do pai, Charlotte consegue publica sua obra com um pseudônimo masculino e na obra observamos reflexo de sua vida, no orfanato (a qual sofreu bastante) e com seus romances depois de adulta. A crítica foi hostil em dar a entender que a autora poderia ser uma adúltera sem pudores comparando Jane Eyre a uma autobiografia. Na minha opinião a obra teve grande influência da vida da Miss Brontë, mas não caracterizo-a como uma biografia da autora.

Eu indico este livro, um romance de época apaixonante e dramático também, onde você conhece sobre a história e certas intimidades com o Sr. Arthur, desta grande autora de obras excepcionais.

Trecho:
“Pela primeira vez Charlotte não evitou o olhar de Arthur nem lhe dirigiu nenhum comentário impaciente ou irritado. Não somente a expressão no rosto dele, mas também sua postura, revelava profunda ternura e a disposição de aliviar o fardo da dor que sentia, oferecendo-lhe compreensão; foi essa atitude que venceu as reservas de Charlotte e desanuviou seu coração, como um raio de sol em um dia de inverno.”
                                                                                                              Miss Brontë – Pág.: 170      
Nota:
Tem promoção no blog, aproveite e concorra a este maravilhoso exemplar do livro + Marcador!! Participem, ainda dá tempo é até 10/09/2011 Sorteio: Miss Brontë

5 comentários:

  1. Quero ler!!! Morro dos ventos Uivantes é um dos meus livros prediletos e quero ver como foi a vida das irmãs Bronte e suas dificuldades para publicar os livros. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Quero ler (2)!!! Sempre tento terminar de ler "O morro dos ventos uivantes", mas sempre ele acaba sendo sequestrado por uma das minhas tias ou primas... rsrs Então, nada como querer conhecer um pouco mais a autora... rsrs

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não li nada das irmãs Bronte, e na verdade, nunca tinha relacionado os nomes dela. Sério. Nunca pensei que ela fossem irmãs.
    Não gosto de biografia, então não lerei esse livro...

    ResponderExcluir
  4. Tenho ouvido falar tão bem desse livro que ele esta me tentando imensamente apesar de eu já ter acabado com meu dinheiro todo desse mês em livros ç.ç Provavelmente será minha próxima aquisição, acho a temática do livro incrível e o enredo parece ser bastante envolvente, o tipo de livro que merece toda a boa fama que tem!

    ResponderExcluir
  5. Adoro o romance Jane Eyre. Já assisti tantas vezes ao filme que perdi a conta, e não me canso de assistí-lo. Quero ler esse livro Miss Brontë. Li também Os Diários Secretos de Charlotte Brontë que também fala sobre a vida dos irmãos Brontë. Gosto de tudo que diz respeito a elas. Até comprei o dvd do filme As Irmãs Brontë. Vale a pena ler, reler e assistir aos filmes.

    ResponderExcluir