Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resenha: Água para Elefantes

Sinopse - Água para Elefantes - Sara Gruen

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.


"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

A história é contada pela ótica de Jacob Jankowski, com seus 90 ou 93 anos(ele não sabe ao certo) e ele fala de como foi sua vida no circo.

Jacob está prestes a concluir seu curso de veterinária quando ele fica sabendo que seus pais morreram num acidente e não lhes deixaram nada. Ele abandona as provas finais e pula num trem em movimento do circo: Os irmãos Benzini - O maior Espetáculo da Terra.

No circo Jacob conhece August e sua linda esposa Marlena, a qual ele se apaixona perdidamente. Ele consegue a simpatia de August que fala com Tio Al (dono do circo), que o aceita como o novo veterinário do circo. Nosso personagem principal também se apaixona pela 2ª vez, por Rosie a elefanta velha e atrapalhada.

O mundo do circo é o foco principal do livro, mostrando o dia a dia de todos que trabalham e cooperam para este mágico espetáculo. Confesso que nunca fui a um circo e fiquei curiosa para conhecer. A autora nos revela as dificuldades de um jovem que não conhecia a “vida realmente” e a difícil tarefa de adaptar-se. Jacob começa trabalhando muito duro, e descobre o lado negro do ser humano. Com detalhes sórdidos ele conhece este novo universo.

O romance principal, Jacob e Marlena, é complicado porque ela é casada com August construindo um triângulo amoroso nada divertido, o marido dela tem problemas em controlar suas emoções, principalmente a raiva. Já o romance Jacob e Rosie(a elefanta) é tão “doce”, o laço de conexão entre o homem e o animal, que chega a ser encantador.

Jacob tem por volta de seus 90 anos, então há momentos em que ele narra sua vida com esta idade, muitas são passagens divertidas, outras me emocionaram bastante. Ele vive numa casa de repouso e conta com a ajuda de algumas amáveis enfermeiras no seu cotidiano.

Claro, que em se tratando de circo, não faltou a crueldade em que se tratam os animais de alguns circos, que ainda praticam a violência contra essas criaturas que não tem como se defender. Sara Gruen mostra este lado triste dos maus tratos contra os animais que são forçados a proporcionar alguns momentos de entretenimento a duras penas para as pessoas que pagam pelo show.

A respeito da narrativa eu me decepcionei, pois faltou o elemento que te prende a leitura, mas a história é boa, eu não gostei foi da maneira como a Sara Gruen escreve, não te empolga a continuar. Mas isto não torna o livro ruim, que tem uma mensagem muito bonita e uma certa dose de realidade expondo que o homem pode ser de uma beleza incrível e que igualmente pode ser cruel de proporções inimaginável. 

Este livro também tem o filme, assista ao trailer:



14 comentários:

  1. Eu já li e assisti "Água para Elefantes" e adorei a história. Assisti o filme antes de ler a obra e me apaixonei pela elefanta mais linda do cinema haha Quando li o livro, fiquei feliz por descobrir que só tiveram algumas pequenas mudanças mas que não alteraram em nada no enredo. Eu recomendo muito esse livro, pela mensagem que ele passa para o leitor.

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro pra ler aqui em casa, e posso dizer que já estava ansioso. Mas Dany, sua resenha ficou muito boa, talvez uma das melhores que fez. Fiquei muito curioso pra conhecer a história de Jacob.

    Super abraço ;)
    Livretando

    ResponderExcluir
  3. ummm, não sei, Dani agente tem gostos parecidos. Já estou empacada em "O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR" e entendo quando você diz que a narrativa não empolga muito!risos
    Adorei a resenha!

    Cheiros!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei porque, mas não consigo ter muita vontade de ler esse livro. Mas entendo totalmente quando você fala de narrativa que não prende a atenção...

    Ótima resenha. Beijos. =)

    ResponderExcluir
  5. Eu li e ainda n]ao entendi a relação entre o título do livro, e a revolta de jacob com o senhor do asilo que dizia que levava a água para elefantes, não vi sendo explicado isso no livro, alguém viu ou entendeu?

    ResponderExcluir
  6. Um triângulo amoroso!!! Obaaaa rsrs adoro livros assim. Me pareceu bem interessante a história! Estou doida pra ler.
    Parabéns pela resenha, gostei bastante!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu já assisti o filme e gostei. Uma história emocionante, romântica, dramática... Também curti o fato de mostrar os bastidores do circo; aquilo que lamentavelmente acontece, porém nunca vemos.
    Tenho interesse em ler o livro, ainda que eu já saiba o que acontece. Pena que a narrativa não seja lá tão agradável...

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  8. Linda resenha Dany!
    Esse livro parece ser mesmo encantador.
    Também nunca fui a um circo, mas sempre tive vontade. Acho muito bonito. Mas essa questão dos maus tratos com animais infelizmente ainda se faz presente.
    É triste saber que existe pessoas ruins que machucam quem não tem como se defender.
    Que pena que faltou algo que a prendesse a leitura. Mas sei como é isso. Livros que tem uma boa história, mas não conseguem captar a total atenção do leitor.

    Beijos^^
    Danni Barbosa

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu li Água para Elefantes e gostei muito.Na minha lente a Sara Gruen escreve bem de uma maneira bem peculiar,acredito quê o problema foi a diagramação,deixou muuito a desejar...Mas enfim sua resenha está ótima,definiu bastante sobre o livro.Parabéns!^^
    :D
    bjoss

    ResponderExcluir
  11. Me parece que o livro tem uma história muito bonita, estou curiosa para conhecer :)
    A capa é muito linda!

    Órima resenha,
    beijos

    ResponderExcluir
  12. ''Danni a sua resenha esta otima deu ate vontadi de ler essi livro ''ele deve ser muito bom''

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha e fiquei mais curiosa ainda para ler o livro. Ele me parece ser bem interessante e ter uma história muito bonita. Estou querendo ler esse a algum tempo, mas minha lista de livros para ler está um pouco grande e não sei quando vou ter tempo :(
    Ah, e o filme tem o meu Robert e Reese *--* lindos...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  14. nfelizmente não tive a oportunidade primeira de ler o livro, mas assisti ao filme, e gostei.
    Também não gosto de capas de livros que trazem a face dos personagens (no máximo a silhueta), caso contrário, me desanimo.

    ResponderExcluir