Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Programação Bienal - PE 2011


A Bienal - PE 2011 começa nesta sexta-feira, dia 23/09/2011. E para você não perder nada, confira a programação da Bienal e participem de tudo. Como a programação é extensa eu vou postar alguns eventos que irei participar e outros que achei muito interessante, se quiser a programação completa você pode conferir no site da Bienal PE 2011

Programação

Dia 23/09 
16:00 – UNICAP – 60 ANOS – Imprimindo Humanismo e Cidadania - “Literatura como construção de novos humanismos”.
Painéis: “E a palavra se fez cidadã e habitou entre nós: as homilias de Frei Aloísio Fragoso”, Profa. Elizabeth Siqueira;
“A exclusão e os excluídos na poesia de Manuel Bandeira”, Profa. Fabiana Câmara Furtado;
“A escuta da palavra silenciada” Profa. Haidée Camelo Fonseca, no Auditório Brum.

18:00 – “1889” Palestra de Laurentino Gomes. Mediação:  Antonio Paulo Rezende, no Círculo das Ideias.

Dia 24/09

16:00 – “Politicamente incorreto é o escambau” – Palestra de Duda Teixeira sobre o Guia Politicamente Incorreto da América Latina, no Café Cultural.
17:00 – “Os desafios de escrever para jovens leitores” Conversa com os autores Enderson Rafael, Tammy Luciano e Patrícia Barboza, no Café Cultural.
18:00  – “Literatura: conversa de meninos e meninas.” Marjones Pinheiro onversa com Thalita Rebouças, no Auditório Brum.

Dia 25/09
15:00 – “O mercado editorial e os jovens autores” – Bate-papo com Tammy Luciano, Enderson Rafael e Patricia Barboza. Mediação: Ney Anderson, no Círculo das Ideias.
16:00 – “ANTIBULLYING – uma nova estratégia para compreender e prevenir.  FAFIRE. Palestra: Professor Silvio Costta (SP)”    Mediador: Eduardo Fonseca, no Café Cultural.

Dia 26/09
14:00 – Duas em Pontos – Pontos de Leitura de Pernambuco e Paraíba  ONG Bagulhadores do Mió em parceria com a Secretaria de Educação de Caruaru e com o incentivo do FUNCULTURA/FUNDARPE apresentará o GRUPO CONLIBRAS – Contando histórias em LIBRAS, no Círculo das Ideias.
16:00 -Literatura e mulher” com Beliza Parente e Lucila Nogueira, no Café Cultural.
17:00 -  “Sustentabilidade cidadania”, Palestra de Elias Gomes, Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Círculo das Ideias. ( O prefeito da minha Cidade!!\0/)

Dia 27/09
10:00“Minicurso – Língua, Cultura e Literatura Espanhola”, no Café Cultural.
15:00Mesa Redonda – “Cada livro tem sua idade” – Jovens discutem literatura infantil e juvenil – “ Graduandos em Letras (UFPE) Camila Emanuele,  Rahissa Oliveira e Severino Rodrigues – Mediação: Prof. Ricardo Postal, no Círculo das Ideias.
19:00 – CINE – SESC  – Clarice Lispector. Sessão O Triunfo, dir. Geórgia Alves (BR, 2008, FICÇÃO, 10’)
Clandestina Felicidade, dir. Marcelo Gomes (BR, 1998, FIC.,15’)
Apresentação do teaser do filme A Descoberta do Mundo, dir. Taciana Oliveira. Convidados: Taciana Portela e Geórgia Alves, no Auditório Ribeira.

Dia 28/09
10:00 – Minicurso: Língua, Cultura e Literatura Inglesa, no Café Cultural.
15:00 - Como se faz um best-seller? Cristiano Ramos/ Alexandre Furtado, no Café Cultural.
16:00 – A droga do amor: amores não correspondidos e drogadição. Helder Caldeira conversa com Zeca Fonseca. Mediação Bia Willcox, no Círculo das Ideias.

Dia 29/09
16:30 – Biblioteca Pública do Estado: Painel “O filósofo e o historiador: Evaldo Coutinho e Hilton Sette”, com Marcos Enrique Lopes, no Auditório Brum.
17:00 – Painel: “90 anos de Paulo Freire: o legado”, com Oussama Naouar, Flávio Braynere Agostinho Rosas, no Círculo das Ideias.
19:00  – “Os limites da crítica, os limites da ficção”, com Miguel Sanches Neto e Cristiano Ramos, no Círculo das Ideias.

Dia 30/09
10:00 – Damas – Encontro de protagonismo juvenil -  Debate: Harry Potter: um conto de fadas moderno. Participantes: Alunos e professores do Colégio Damas. Mediação: Gilma Galvão. Participação do escritor Bruno Piffardini, no Auditório Ribeira.
15:00 – “Janelas para ler o mundo: literatura, juventude e cidania” Pedro Américo de Farias conversa com João Paulo, no Círculo das Ideias.
16:00 – Colégio Damas – Espaço do escritor Mirim - Mesa com alunos que já publicaram livros, seguida de um momento de autógrafos com Giullian Filho, Bruna Maciel, Pedro Henrique Teotônio e Guilherme Torres Lisboa Furtado, no Auditório Ribeira.
18:00 – Lançamento do livro “Com a corda no pescoço”, da escritra argentina Flávia Company. Renata Pimentel conversa com a autora sobre seu novo livro, no Café Cultural.

Dia 01/10

13:00 – Secretaria da criança e da juventude de Pernambuco -  “O lugar da Leitura na Educação Infantil: Imagem e texto no processo de aquisição da leitura”. Curadoria: Carminha Bezerra , no Círculo das Ideias.
15:00 – “Cordel e academia: utopia?”, Maria Alice Amorim conversa com Aderaldo Luciano, no Círculo das Ideias.
16:00 – “Bullying e Cyberbulling”, Palestra de Maria Tereza Maldonado. Mediação: Eduardo Fonseca,  no Círculo das ideias.
18:00 – “Panorama do romance espanhol contemporâneo”, Darío Sánchez conversa com Germán Gullón, no Café Cultural.

Dia 02/10
10:00 – Minha história, minha vida - Casa de Frei Francisco, no Café Cultural. 
17:00 – “Livros extraordinários”, Palestra de Tião Santos. Mediação: Thomas Enlazador, no Círculo das Ideias.
18:00 – Balanço da Bienal,  no Círculo das Ideias.

Paula Pimenta divulga no Twitter sua participação na Bienal - PE 2011
Com tantos eventos e novidades é impossível ficar em casa, portanto encontro vocês lá!!!!

4 comentários:

  1. quem puder ir no dia 23, assistam a palestra de Elizabeth Siqueira, ela é ótima, não tem como não gostar. Pena que não posso ir... =/

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para que comece logo.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. A programação da até que estava bem legal, mas nem de longe se compara com a de SP :/ eu gostaria que também tivéssemos a oportunidade de conhecer tantos autores como tiveram lá... estou esperando muito dessa Bienal de 2013.. Ah, o livro da promoção parece ser bom *-* e lá vai mais uma promoção que perdi ç.ç

    ResponderExcluir