Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

[RESENHA] Cilada - Harlan Coben



E se as coisas ruins que você vê na TV e nos jornais todos os dias acontecessem com membros queridos da sua família? Com seus filhos? Com você?

Nos dias de hoje nos tornamos ávidos consumidores de desgraças alheias, safe-and-sound no sofá de nossas casas, como expectadores de uma selva muito longe de nós. Mas um dia pode ser um de nós a estampar as manchetes sensacionalistas, e ai é que você entende a dimensão de cada uma dessas tragédias que duram alguns dias na TV, depois são esquecidas pelo público. É quando acontece com você ou com alguém que você ama, que você entende que mesmo depois da mídia cansar de uma história, a tragédia perdura na vida daquelas pessoas envolvidas, como um fantasma perseguindo-os a cada passo.

É esse ponto de visão que o Harlan Coben tenta mostrar em seu livro CILADA (Caught). Com seu típico jeito de escrever cheio de reviravoltas e sempre em torno do tema "desaparecimentos", Harlan não se torna repetitivo, muito menos previsível. Provavelmente previsibilidade é uma palavra que não existe no vocabulário dele. Eu nunca consegui acertar o final de nenhum dos livros do Harlan (e olhe que já li Não conte a ninguém, Confie em Mim, Desaparecido para Sempre e agora Cilada). É simplesmente impossível começar a ler com algum palpite do desfecho, por que você vai errar na certa. Harlan Coben é assim.


"Christa tinha dito algo semelhante sobre o ódio: quando o alimentamos, perdemos tudo que a vida tem a oferecer. (...) Vingança, ódio: quando nos agarramos a essas coisas, o que realmente é importante na vida acaba escapando entre nossos dedos." P.265

Este parágrafo resume a essência deste livro. Por entre toda a trama envolvente, reviravoltas que te deixam de cabelo em pé, e personagens que você toma pra si,como amigos íntimos, temos no final, a essência do PERDÃO.

Todos os livros do Harlan trazem lições morais importantes que nos fazem refletir. Muito mais do que pedir que todos leiam esse excelente livro, peço que leiam com o coração aberto. Recebam bem cada personagem, sem julgamentos, sem querer saber o final da história. E é bem o que acontece quando começamos a ler CILADA. Personagens envolventes que você torce por eles, você os defende, você acredita neles, e principalmente: você os perdoa.


Super recomendo. Leitura envolvente. História interessante. Lição moral para todas as idades. E tudo nos caprichos do Sr. Coben, né?


PS: Gostaria de agradecer o mimo oferecido pela Editora Arqueiro, novo selo da Sextante (salve-salve).


Aldrêycka Albuquerque




CILADA - Ninguém Consegue Escapar Das Próprias Mentiras (Harlan Coben)

 

Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. 
O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. 
Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. 
Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. 
Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

8 comentários:

  1. Adorei a resenha! Tenho um livro desse autor e já que ele parece ser tão bom, vou ler! Tenho certeza que vai me animar a ler Cilada assim como a sua resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii. Gostei da resenha. Eu tenho muita curiosidade de ler algo do Harlan, mas ainda não tive oportunidade. Esse livro aparenta ser muito bom né? Fiquei curiosa através da sua resenha.

    Beijos,
    Mah - Livro e Coração

    ResponderExcluir
  3. harlan coben é meu queridinho!!
    Recomendo todos os livros dele, leiam que é ótimo!

    :D

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada deste autor, mas confesso que depois desta excelente resenha fiquei mega curiosa! Entrou na minha listinha de compras! *_*

    Cheiros da Serena!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro do autor mas esse parece ser muito bom :D

    ResponderExcluir
  6. aaa! Esse esta na minha lista de desejado no skoob! Deve ser muito bom! Planejo ler essse ano!

    ResponderExcluir
  7. O autor é bom mesmo, e adoro estes livros que te fazem ficar presa até o fim, um verdadeiro vício.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito principalmente por ser um livro que faz a gente refletir, já li várias resenhas falando bem desse livro, inclusive estou a procura de alguém que troque ele comigo lá no Skoob! Espero em breve o ler!

    ResponderExcluir