Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Resenha: Não Sou Este Tipo de Garota

Sinopse - Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian

Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. 


Natalie esta em seu último ano no colegial e quer que ele seja perfeito, deseja tornar-se a presidente estudantil, tirar ótimas notas e ter sua carta de recomendações dos seus sonhos para a faculdade.

Só que ela não é o centro de tudo e seu mundo começa a ruir quando ela dá de cara com Spencer, a qual Natalie foi babá a alguns anos atrás. Esta garota novata é no mínimo vulgar e leva nossa personagem principal “à loucura” com seu jeito espevitado de ser, Spencer atrai a atenção que quer e da forma que quer desafiando Natalie, ameaçando a destruição do seu último ano perfeito.

Autumn é a melhor amiga da protagonista apóia-a em tudo, esta disposta a preparar o melhor para sua melhor amiga Natalie. Temos também o Mike, o típico jogador de futebol sem noção, fútil, “pegador” que não respeita ninguém e trata as mulheres como objeto sexual. Ele adora infernizar a vida da Natalie e como se não bastasse mais nada Mike se candidata à presidente estudantil entrando na disputa com a Nat. Connor seu melhor amigo aparenta ser diferente de Mike, mas será mesmo? Será que Natalie pode confiar nele?

Em meio a este caos, a Natalie se pergunta: será que conseguirei ser presidente? Será que esta garotinha insuportável, Spencer atrapalhará meus planos ou será que dá pra piorar ainda mais? Olha que dá!!

Eu amei a narrativa da autora, bastante direta, sem rodeios e simples. A Siobhan sabe te envolver na trama e faz com que você viaje nesta leitura emocionante de tirar o fôlego. Os personagens são muito bem construídos e explorados durante a leitura. A escritora é direta, mas te envolve de um jeito que você não consegue parar de ler o livro.

A nossa protagonista é arrogante, se acha a dona da verdade, moralmente adequada e diria que esnobe também. Mas não se preocupe isto não a torna odiosa, mas faz com que algumas vezes nos identificamos com as atitudes da Natalie, que muitas vezes ela fica no seu pedestal julgando a todos. O jeito como ela amadurece no decorrer da leitura te fascina e você aprende a amar esta garota.

Autumn a melhor e única amiga de Natalie não tem um passado muito agradável, sendo “excluída” da escola, mas sua amiga Nat esta sempre pronta a lhe ajudar mesmo que esta ajuda custe a liberdade de Autumn. O que pude perceber nesta personagem foi a forma que ela foi tolhida e achei muito legal sua libertação. Spencer no início te dar nos nervos, mas ao longo da história você acaba entendendo-a e até gostando dela, ela se mostrou uma verdadeira amiga.

O que falar de Connor, super fofo e gato ele tenta conquistar Natalie, será que ela resistirá a este jogador de futebol que se mostra um pouco diferente dos demais?

O livro traz temas como: bullyng, amizade, romance e o fato das pessoas saberem lidar com diferentes personalidades e aceita-las do jeito que são. Aceitação de quem você realmente é e o que você quer de verdade, não se preocupando com a opinião alheia e sim a sua. Você deixar de ser um padrão da sociedade e parar de dizer sempre: Não sou este tipo de garota! Nunca diga nunca!

Eu indico este livro, não só pela narrativa da Siobhan Vivian que é maravilhosa, mas também pela história, as questões e dilemas atuais, os quais vivemos no nosso cotidiano, abordados e argumentados brilhantemente.

Trecho:
“ – Natalie. Pare de ser tão orgulhosa e me deixe ajudá-la”.
                                                                          Pág.: 159

7 comentários:

  1. Necessito desse livro! Só leio coisas boas sobre ele e quero muito ler o quanto antes!
    Como sempre, sua resenha está ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Dany, a sua resenha ficou muuuito boa. Eu adorei esse livro, embora ele seja meio clichê, a narrativa da autora faz a diferença. Não sei, mas não simpatizei muito com a Natalie, achei ela muita "cabulosa" e enjoadinha, o final realmente é bem gratificante, me fez gostar mais um pouco dela, mas ela não é nem de longe a minha personagem favorita.

    É sem dúvida um ótimo livro. =D

    Bjão ;D
    Livretando

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tenho esse livro //chora. rsrsr
    Muitas pessoas tem me dito e eu tenho lido que esse livro é super bom. Vai demorar para eu adquiri-lo, mas espero que não demore tanto.
    Parabéns pela resenha Dani.

    Beijos,
    Mah - Livro e Coração

    ResponderExcluir
  4. Ai,quero muito!!!!!!!!!!!!!! *_*
    A resenha me deixou com tanta vontade!
    Amei!

    Cheiros da Serena!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, comecei a ler esse livro agora, ainda estou bem no começo, mas já estou gostando bastante :D
    Parece ser um ótimo livro, vou voltar a lê-lo e assim posso descobrir!!!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é realmente muito bom,adoro esses contos juveenis,podem apostar,vale a pena x)

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser bem estilo juvenil, pelo que vi na resenha a narrativa da autora é excelente e envolve o leitor. Não sou muito fã desse estilo de livro, mas tenho que admitir que bateu a curiosidade agora, talvez eu venha a adquiri-lo para matar a curiosidade!

    ResponderExcluir