Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

Resenha: Um Certo Verão


                     

Jack Armstrong, que bravamente sobreviveu em várias guerras, foi diagnosticado com uma doença terminal e tenta sobreviver até o natal com sua família. E inesperadamente na véspera de natal acontece uma tragédia. E muda tudo. Jack está mais ainda conformado com a morte, quando o seu quadro muda drasticamente para melhor. Algo datado impossível entre os médicos. Milagrosamente ele está livre da doença, agora ele luta pra retonar a vida familiar que ele perdeu há muito tempo.

Já faz um tempo que eu parei de postar as sinopses oficiais dos livros nas minhas resenhas por vários motivos. Um deles é informação que revela sobre o conteúdo do livro (spoilers do mal). E foi que aconteceu com Um Certo Verão. Eu sei que (talvez) a maioria já leu, mas se o contrário, não leia! Ela entrega um dos pontos mais fortes do livro. Eu li a infeliz da sinopse, mas acho que isso não afetou na minha leitura. Porém minhas expectativas estavam baixíssimas, então...

Apareceram várias comparações entre Nicholas Sparks e David Baldacci, mas não concordo. Primeiro, o estilo e história que eles abordam são totalmente diferentes. Sim tem drama pra dar e vender (só isso em comum), mas nada comparado com Sparks. O livro tem pouco romance e é centrado no drama familiar. E deve ser por isso que eu gostei da história. Enfim, os dois autores utilizam drama, mas de forma distinta.

Essa foi a minha primeira experiência com o autor. A premissa não é nada inédita, mas o autor já me conquistou nas primeiras 50 páginas. Se você for sensível, prepare-se para as lágrimas.

A narrativa é simples, dinâmica e os capítulos são curtos. Gostei da construção dos personagens, eles tem muitas falhas e são bem complicados. Suas ações são condizentes com toda a situação, e a meu ver ficou uma trama equilibrada.

Só não gostei da forma aleatória que o autor colocou os capítulos, e resultou (minha opinião) numa falta de continuidade entre os capítulos. Como falei antes, tem pouco romance. E o que aparece não me convenceu muito. Acho que o romance não é o seu forte, pois pelo que eu vi Baldacci – normalmente - escreve suspense.

É um livro rápido de ler, quem curte um drama bem escrito vai gostar. Eu gostei e recomendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário