Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resenha: Estilhaça-me

Sinopse - Estilhaça-me - Tahereh MafiJuliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Juliette esta no seu limite, quando seus pais resolveram interna-la num hospício. E lá ela vive em condições subumanas a beira da loucura.

A vida de Juliette começa a mudar quando um garoto do seu passado também vai parar na sua cela no hospício. Ela esta amedrontada, como seu toque é letal não quer machucar ninguém, como colocaram uma pessoa para conviver com ela? O desespero toma conta de seu ser e algo inesperado acontece...  

A narrativa de Tahereh é empolgante de te fazer devorar a cada capítulo, ansioso pelo próximo. A autora criou um universo sobrenatural, distópico e de mistérios.

A personagem Juliette é apaixonante e intensa, embora tenha crescido sofrendo atos de muita violência, ela quer o melhor para as pessoas e não guarda mágoas de seus pais. Adam um garoto do passado da protagonista, chega com a proposta de mudar e tirar este sofrimento dela, mas será que consegue?

Esse “poder” que Juliette tem, sinceramente questionei muitas vezes se ela o tinha ou não, como tudo nos é apresentado pelos olhos de Juliette, há momentos que você duvida dela, por seus próprios pensamentos insanos.
Muitas partes no livro que são tachadas, como pensamentos da protagonista que ela não falou e muitas vezes não se permitia pensa deste jeito. Alguns leitores não gostaram, porém eu particularmente gostei muito me identifiquei com a personagem.

“ Isso faz cada filamento rompido de meu ser afastar-se dele. Faço isso porque tenho que fazer. Porque isso é para o seu próprio bem. Alguém esta fincando garfos nas minhas costas enquanto me afasto”.  Pág.: 38

Outro ponto importante e que gostei foi o pano de fundo distópico. Num futuro onde as pessoas são controladas pelo “Restabelecimento”, o qual dita as regras da sociedade e diz o que a população deve comer, beber, vestir, pensar e agir.

O final do livro deixa um gosto de quero mais, fiquei ansiosa pelo próximo livro. Uma leitura prazerosa que me fez querer ler cada vez mais a cada página virada, ainda muitos mistérios precisam ser revelados nesta estória. Indico o livro.

Quote:
“ Convicções, prioridades, preferências, preconceitos e ideologia dividiram-nos. Iludiram-nos. Destruíram-nos”.  Pág.: 56

22 comentários:

  1. Sua resenha esta perfeita amiga, eu amei esse livro e concordo com vc, eu adorei as palavras riscadas... eu tb fiquei querendo mais.. ^^

    beijoss
    dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro, mas ainda não o li!
    Estou terminando outros dois para poder, enfim, chegar nesse!

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dany!
    Eu achei a premissa do livro interessantíssima, mas detestei os rumos que história tomou. Identifiquei vários vácuos na trama que poderiam ter sido mais bem trabalhados.
    Contudo, a leitura teve seus bons momentos. Não estou ansioso pelo segundo volume da trilogia, mas quando vier, o lerei.

    Abraços,
    Jonathan Henrique
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  4. Dany, eu quero tanto ler esse livro! Me falaram ótimas coisas, imagina como estou com vontade de satisfazer minha curiosidade? Fiquei animada principalmente porque voc~e gostou!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha que leio a minha vontade aumenta. Realmente parece um livro muito empolgante.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Só esperando meu livro chegar para tirar conclusões mais reais! Mas acho que vou gostar,ja adorei a resenha!

    http://leramorbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. todas as resenhas que eu li foram favoraveis... não vou mentir q eu to bem curiosa

    ResponderExcluir
  8. Estou bem curiosa com esse livro. Apesar de sempre ficar com um pé atrás com os primeiros volumes das séries, que sempre são mais descritivos e enrolados, esse me interessa. Gosto bastante dessa temática de poder especiais.

    ResponderExcluir
  9. Eu estou doida pra ler esse livro desde a primeira resenha que li e a cada resenha só me dá mais e mais vontade.
    Adoro esses negócios de "poderes" e tal.
    Muitas pessoas não gostaram do livro e outras amaram, talvez seja por isso tbm que tenho tanta vontade de ler, pra saber o que eu vou achar disso tudo.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, dá até arrepios a estória do livro! Pela sinopse, bem no começo, quando fala de não poder "tocar" ninguém, lembrei do seriado "Lost Girl", mas pelo visto "Estilhaça-me" tem um enredo bem mais complexo e envolvente.
    Gostei bastante do seu texto, Dany, parabéns, dá mesmo vontade de ler! :)

    ResponderExcluir
  11. Acredita que quando eu comecei a ler alguma coisa sobre Estilhaça-me, pensei: "ah! Esse não é pra mim". Mas agora, depois de ler algumas resenhas e inclusive a sua já deu vontade de sair correndo para ir atrás do livro. Ouvi também que o livro tem uma levada meio X-Man, mas mesmo assim estou curiosa. E lá vem mais uma série, não é?

    ResponderExcluir
  12. A história é louca dmais, e eu to muito afim de ler esse livro ! adorei sua resenha que me deixou com um toque de curiosidade *-*

    ResponderExcluir
  13. Estou bastante curiosa com este livro, ouvi dizer até que já mudaram a capa para uma nova edição "não sei se é verdade". Então vou participar por aqui, quem sabe eu ganhe. Assim vou poder descobrir os poderes que ela possui. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler este livro!!

    andy_portes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dany!
    Gostei da sua resenha e fiquei super empolgada para ler o mais breve possível. Interessante a narração ser feita pela Juliette e ela se encontrar presa, ou seja, não sabe de nada do que ocorre fora da sua prisão.
    A onda agora parece ser a distopia, né? Quero conhecer em que esta está fundada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Que show sua resenha, muito boa, pois não conta toda a história do livro principalmente o final. Deixando assim uma curiosidade, pelo menos eu fiquei muito. Sua opinião também muito boa, isso é essencial numa resenha.
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Dany :)
    Não consegui resistir a este lançamento da Novo Conceito, entre todos os outros. Essa capa é perfeita, gente! rs
    E essa história... bem envolvente.
    Assim que avistei o livro na Saraiva, não tive outra escolha além de comprá-lo ;)
    Mas gostaria muito de ganhar um exemplar e dar para uma amiga muito especial que adquiri por causa da leitura e ao Skoob. rsrs
    E pelo que li na resenha, o livro mostra muito isso de sociedade futurista, onde somos controlados o tempo todo.. seguindo a linha de Jogos Vorazes, Destino, Feios e etc. Adoro!! *-*

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  18. Estou muito curiosa pra saber o desfecho dessa história que parece mesmo incrível! E eu amei sua resenha. Foi uma das melhores que eu já li sobre o livro. :)

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi muito bem sobre esta pbra. Mas não conhecia a autora. É nova, né?
    Gostei muito dos seus cometários. Ressaltou pontos importantes.
    Mais um livro pra comprar.. hehe
    Parabéns

    ResponderExcluir
  20. Todo mundo fala muito sobre esse livro e eu estou curiosa para ler!
    Mais um livro para comprar! hahaha

    ResponderExcluir
  21. Achei uma estória super diferente,com uma personagem marcante,quero muito lê-lo!

    ResponderExcluir
  22. Oi,
    Eu quero muito ler esse livro pois achei a Sinopse muito interessante e a capa é linda, varias pessoas já me disseram que o livro é ótimo.A cada resenha que leio sobre esse livro fico mais curiosa ainda .
    Beijos.

    ResponderExcluir