Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Autora Parceira: Ju Costa

A mais nova parceria do Palavras Prolíferas, é a escritora Ju Costa. Muito atenciosa, firmou parceira com o blog e espero que gostem do seu recente livro: "Agnus Dei" que fala sobre vampiros. Vamos conhecer um pouco desta escritora:


Nesta sexta-feira, 13, na Casa Mecane, a partir das 20h00, Ju Costa, escritora pernambucana, lança o seu mais recente romance Agnus Dei (352 páginas, edição da autora). O intertítulo “A idade do sangue”, sugere, como os bons exemplos do gênero, novos episódios, já em andamento, afirma Juliana Costa.
A vantagem do texto de Ju Costa — e nesse ponto ela consegue se destacar, na literatura nacional deste gênero — é a intimidade com a narrativa clássica (provavelmente uma aliança do mundo dos RPGs com a literatura denominada “alta”), que vem da leitura atenta dos clássicos, sem perder o contato com as tendências contemporâneas de mercado. Assim, as epígrafes juntam, claro, Stephen King, de O iluminado, a Alexandre Dumas, de O Conde de Monte Cristo, passando por Susan Sontag e o não menos estranho Friedrich Nietzsche.
Quando ouve falar a palavra mercado aliado à literatura, Ju Costa demonstra sintonia de veterana, embora estreante no romance. Ela encabeça movimento de apoio à literatura, de todos os gêneros, junto ao legislativo federal, o que já rendeu, a partir de suas reflexões, projeto de lei em tramitação, em Brasília: o Paineb: Projeto de Lei que institui o “Programa de Apoio e Incentivo a novos escritores brasileiros”, de autoria do deputado João Paulo, do PT de Pernambuco.
Enquanto isto não ocorre, Ju Costa, que é advogada, vai à luta e lança, com recursos próprios, Agnus Dei, com direito a uma heroína que convive com vampiros e outros seres fantásticos, numa mitologia comum ao gênero, e difundido por autores importantes como C. S. Lewis, dAs crônicas de Narnia, as séries Earthsea, de Úrsula Guin, Robert Howard, Clark A. Smith, mas também as distopias de Orwell, e os universos estranhos de Franz Kafka. Bom, de todo modo, agora, vemos uma literatura nacional, “sangue bom”, disposta a competir esse filão de mercado, mas com personalidade e mitologia próprias, num texto maduro e bem construído, como é o caso de Agnus Dei, de Juliana Costa, que vale mesmo conferir.


Sobre o livro:

No mundo existem cinco organizações responsáveis por combater as forças sobrenaturais. A história se centra na Ordem de Aset, organização sediada em Paris e responsável por boa parte da Europa e América do Norte.
A Ordem foi fundada há milhares de anos no Egito Antigo por três criaturas. Atualmente, a tradição é seguida: o líder atual escolhe o líder seguinte dentro das opções em seu contingente, desde que uma reencarnação dos três fundadores originais não seja encontrada. Caso seja encontrada uma reencarnação, ela deve ser localizada, trazida para a Ordem e treinada para liderar.
A atual líder Theresa Monte tem sua competência vastamente questionada por seus pares. Suas decisões e capacidades são questionadas por todos. E agora, uma reencarnação foi encontrada. Monte agora deve enfrentar a decisão: ou confia na força da tradição, ou a ignora e segue liderando a Ordem da maneira que crê ser correta. Ao mesmo tempo deve lidar com o vampiro que ela escravizou por um pacto de sangue, e que apesar de ter que obedecer todas as suas ordens, ao mesmo tempo busca desesperadamente por um meio de se livrar das amarras invisíveis que o prendem a ela.
Julie, uma mulher recém-transformada em vampiro também vai ter que aprender como lidar com as mudanças de sua vida. Ao longo da história acompanhamos a desconstrução de sua humanidade enquanto ela percebe a relativização da moral humana diante de uma criatura imortal e se transforma cada vez mais em um monstro.


Em seu livro a autora usa de algumas ilustrações que achei fantásticas e que fazem com que entendamos melhor a estória.

Mais informações e compra do livro, visite o site: http://www.outrosdeuses.com/

7 comentários:

  1. Obrigada pelo apoio, pessoal!
    É uma honra ser autora parceira de vocês.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O livro parece bem interessante! E a autora ainda é pernambucana! Adoro quando os conterrâneos lançam livros! =D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela nova parceria! Muito sucesso para a Ju Costa!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela nova parceria!
    Este parece ser um ótimo livro!

    http://viagemaocentrodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Ju, pela coragem de lançar um livro por conta própria, tomara q essa realidade esteja em vias de terminar aqui no Brasil e as editoras reconheçam o talento do escritor nacional.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa de lançar o livro,deve ser bem dificil! Mas tomara que você tenha muito sucesso (:

    ResponderExcluir