Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Resenha: O Preço de Uma Lição



O Preço de Uma LiçãoSinopse - O Preço de Uma Lição - Às Vezes Amar Muito Não BastaOs meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar.

O livro conta, principalmente, a história romântica de um garoto – que não tem nome – de como sua vida mudou quando conheceu o verdadeiro significado do amor. Parte por parte, etapa por etapa o garoto narra, sobre sua visão, do antes e depois de conhecer Juliana. De como eram seu antigos “relacionamentos” e como isso afetou sua vida pessoal, profissional e até as pessoas ao seu redor.

Inicialmente a estória não me prendeu talvez pelas passagens confusas ou a narrativa seguir arrastada demais. Lá pelas 100 páginas consegui pegar o ritmo dos autores. Mesmo sentindo uma enrolada no texto eu segui em frente, destemida a encontrar o porquê disso, o porquê daquilo. Eis que nos últimos capítulos surge a grande sacada do livro, pra deixar as coisas mais aceitáveis. Eu disse aceitável, porque mesmo assim O Preço de Uma Lição não me convenceu totalmente.

Acho que os autores transformaram uma idéia boa num livro mais ou menos. Entendem? O livro deixou a desejar, pelo um conjunto de fatores que não me agradaram. Mas isso é relativo. Por exemplo: Algumas cenas são, na minha opinião, melosas demais e forçadas. Porque essa não é minha praia, mas pode ser a sua.

Falando em cenas melosas, não engoli a pose de gentleman e romântico do protagonista. Sim, tinha partes fofas e românticas que muitas garotas, provavelmente, achariam perfeitas e etc etc etc. Mas do nada o garoto mudava de atitude, se mostrando o contrário do que eu falei. Ele agia como um idiota e achava isso totalmente normal. Desculpa, mas eu tinha que falar sobre isso, pois me irritou profundamente.

Resumindo: não odiei e também não amei. Teve seus altos e baixos e pra mim não foi um livro que recomendaria pra qualquer pessoa. Mas como todo mundo diz... Cada um tem seu gosto, você pode tirar suas próprias conclusões e ler o livro.






Vejam o booktrailer de O Preço de Uma Lição que foi lançado pela Novo Conceito.

7 comentários:

  1. Por mais críticas que esse livro receba, eu tenho interesse em lê-lo. Ainda acho interessante um romance escrito por uma dupla de garotos.

    E quanto a parte melosa, eles são colírios capricho, por isso já achava que o livro teria esse tom mesmo hahaha

    Bjossss

    www.capaetitulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Larissa, acho que a sua opinião foi compartilhada com vários blogueiros, pois só leio resenhas assim, ninguém achou o livro interessante. Camila, que resenhou o livro lá no blog teve a mesma impressão que você, ela disse que se espremer o livro sai caldo de cana com rapadura, de tão doce e meloso que foi a narrativa. O pior é que parece que tem um segundo volume sendo produzido.

    Bjo,
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu ganhei esse livro numa promo e não me interessei em NADA pela história. Já coloquei até pra trocar no Skoob. E pelo que fiquei sabendo, vai rolar uma continuação, rs. :S
    Mesmo sendo escrito por garotos e tal, esses tais colírios.. ah, sei lá.. acho muita balela.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, estou super a fim de ler..
    Bjocaa

    http://levepressentimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha que leio desse livro me desanimo mais com a leitura do mesmo. Em todas as resenhas que li falaram basicamente a mesma coisa que você. Mas também, tenho que ler para tomar minhas próprias impressões :)

    http://literalmentealeatorio.com/

    ResponderExcluir
  6. Só tenho lido resenhas com comentários negativos sobre esse livro, parece que todos concordam que ele é muito meloso e que a narrativa não é muito boa, mas ainda assim tenho curiosidade em ler esse livro, nem entendo bem o porque, mas pretendo ler ele um dia!!!
    Boa resenha!!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Ai... é doce, mas só de mostrar que um garoto pode sim se apaixonar e que ainda é a história do autor. Deu muita vontade de ler. Não gosto de livro cheio de doce, mas esse parece ser muito lindo. Quero!

    ResponderExcluir