Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

[Minha Playlist #3] DAMIEN RICE



Damien Rice. Se sobre este artista você só conhece a velha (e boa) The Blower's Daughter, você tem muito o que escutar! 



O Damien Rice é um artista que faz seu show com um violão apenas. Ele quase sem instrumentos leva peso, sentimento, dor e intensidade às músicas que ele mesmo compõe. Sinceramente, não sei mais o que falar deste cantor que há uns anos não sai mais da minha playlist. Preciso estar sempre escutando, não paro nunca de ouvir suas músicas. 


Um Pouco sobre o Damien: 
Nascido em Celbridge, 7 de dezembro de 1973, é um cantor, instrumentista e compositor irlandês. Ex-integrante da banda Juniper, o Damien tem poucos álbuns gravados e não faz muitos shows por ano. Ele tornou-se mundialmente conhecido com o sucesso "The Blower's Daughter" que integrou a trilha sonora do filme Closer, e com a qual o público brasileiro está familiarizado devido a uma versão em português, intitulada "É isso aí", gravada pelos cantores brasileiros Seu Jorge e Ana Carolina. Além dessa, outras canções de Damien Rice estiveram presentes na trilha sonora de outros filmes e séries para televisão. 

O cantor também contribui em causas humanitárias e ambientais, que inspiram várias composições. O contato com a música em casa na sua infância não era grande, mas seu interesse por música sim. Desde cedo cantava nos coros da escola e seu interesse foi ainda mais aguçado quando conheceu um namorado de sua irmã que tocava guitarra. O violão foi companheiro de Damien durante um longo período de sua adolescência, e ele passava muito tempo tocando em seu quarto. 

Em março de 1999, Damien Rice deixou tudo para trás mudou-se para a Toscana, na Itália, vivendo de maneira simples e viajando pela Europa tocando e cantando nas ruas e estações de trem, onde conseguia dinheiro para se manter. No ano seguinte, ele voltou para Dublin, com ânimo revigorado e repleto de idéias novas. Juntou-se, então, a um grupo de músicos (Lisa Hannigan, que compartilha os vocais com ele; Vyvienne Long, que toca piano e violoncelo; Shane Fitzsimons no baixo; e Tomo na percussão), e lançou, em meados de 2002, seu primeiro álbum: "O". O CD foi gravado em um estúdio caseiro, com poucos instrumentos devido ao pequeno orçamento – o que justifica o tom acústico que o disco adquiriu. O cantor admite que esperava que o CD não vendesse mais que mil unidades - o que explica a sua surpresa pelo fato de "O" ter batido a marca de 2 milhões de álbuns vendidos. 

Em 2007, Damien lança o seu segundo álbum "9". Depois disso, outros albuns ao vivo foram lançados, mas apenas com uma ou outra música nova. Na verdade é uma imensa força-tarefa vasculhar a web a procura de músicas b-sides do Damien, mas já consegui algumas. Valeu muito a pena, as músicas são incríveis.

Pois bem, agora um aviso importante: cuidado ao escutar a playlist que eu preparei. Você tem sérias chances de se viciar.




6 comentários:

  1. Eu gosto muito do Damien Rice. O conheci na trilha de Closer, mas descobri outras músicas e são muito boas.

    Beijos, Dreycka.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa, as músicas hehe Parabéns pelo post.
    Seguindo, aqui, adorei. hehe É de Recife é? rs eu tbm. kk Abração.

    http://papeldeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do Damien Rice, mas não coo você deve gostar...

    =)

    ResponderExcluir
  4. Tem como não se apaixonar pelo Damien???? Não, não tem... shauhsuahs
    Adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho q ele em nome de vampiro...

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar desse cantor,mas escutei a primeira música e parece ser boa (:

    ResponderExcluir