Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Resenha: Sedução ao Amanhecer


Neste segundo livro da série "Os Hathaways", temos como protagonista principal: Winnefred, que no livro anterior estava com a saúde debilitada devido à Escarlatina, doença contraída há alguns anos. Ela consegue um tratamento na França e fica durante um ano. Win, a irmã próxima à mais velha, volta com a saúde restaurada. Com ela vem a esperança que sempre desejou: ela e Merripen, finalmente ficassem juntos. O problema é que Merripen, cigano criado com a família Hathaways há 12 anos e que sempre amou Win em segredo, não se permite viver este amor por várias razões e uma delas é temer que Winnefred não esteja totalmente recuperada. E para acrescentar “mais drama à trama” Win não volta sozinha da França, seu médico Julian, que é um homem bonito, educado, encantador e viúvo, volta com ela e esta determinado a pedir sua mão em casamento. Será que nossa heroína aceitará este pedido mediante a resistência de Merripen? E o cigano aceitará este casamento de sua amada com outro homem?

Bem, não é segredo o quanto gosto e admiro a autora Lisa Kleypas, sua maneira de escrever e suas estórias conquistam qualquer leitor que gostar do gênero. Ela consegue envolver o leitor na trama, de modo à pensar e refletir sobre o comportamento humano em família, com amigos e em sociedade. Como tinha gostado muito do livro anterior “Desejo à Meia-Noite”(resenha aqui), não foi diferente com “Sedução ao Amanhecer”. É claro que reconheço que não morro de amores pelo casal principal deste último, meu casal favorito ainda é Amélia e Cam, que tive o deleite de acompanhar algumas passagens em capítulos deste livro.
Winnefred me surpreendeu, eu a achava muito frágil e influenciada, mas do seu retorno da França ela se mostrou forte e determinada. Já Merripen, o cigano, achei um personagem muito chato e sério, é claro que suas atitudes e personalidade são justificadas pelo seu passado, mas foi um personagem que não tive muita simpatia.

A trama é focada nos costumes e crenças dos ciganos. A autora mostrou de forma bem clara o comportamento deste povo e de cada tribo pertencente, e como era difícil para eles naquela época de 1850, e o repúdio da sociedade londrina aos ciganos. Neste livro um segredo que ficou “suspenso no ar” no volume 1 da série é revelado, nada chocante, pois já esperava que fosse esta revelação. E nos capítulos finais ocorrem algumas intrigas que dão uma certa ação a estória e não consegui parar de ler até as palavras finais do epílogo.

Um romance histórico bem desenvolvido, com personagens bem humanos, que conquista pela narrativa e desenvolvimento que a Lisa Kleypas faz com maestria, leitura mais que recomendada.

Quotes:
“Eu vou com você, ele pensou, seja qual for seu destino”.
“O coração de Win batia... e essa pulsação sustentava todo o seu universo”. Pág.: 43


Nenhum comentário:

Postar um comentário