Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

[RESENHA] O Preço da Vitória - Harlan Coben


Myron Bolitar não é fã de golfe, mas, ao ser convidado por seu amigo Win para assistir ao Aberto dos Estados Unidos, aproveita a oportunidade para tentar conquistar novos clientes.

E é o que acontece quando ele é procurado pelo pai de Linda Coldren, a golfista número 1 do ranking. Antes que perceba, Myron está novamente atuando como detetive, em busca de Chad, o filho de Linda que sumiu há dois dias.

O desaparecimento é mais um peso sobre os ombros do pai do garoto, o também golfista Jack Coldren, que lidera o torneio e luta para não repetir seu inexplicável fracasso de anos atrás.

Win se recusa a ajudar no caso ao ser informado de que foi sua mãe, com quem não fala há anos, que recomendou Myron à família Coldren. Mesmo sabendo que ela está à beira da morte, prefere manter distância.

Nesta trama repleta de suspense e reviravoltas, Harlan Coben nos leva a mansões monumentais e motéis de quinta categoria junto com Myron Bolitar, um herói complexo, de cabeça quente e coração de ouro, mais fascinante e imprevisível a cada página.

Como dá pra perceber pela sinopse do livro, este é mais um enredo sobre o personagem Myron Bolitar e que envolve o ambiente dos esportes. Dessa vez a trama se densenvolve ao redor do golfe - e isso lá é esporte? (Foi o que questionou também Myron). Pois é, nem de golfe Myron gosta, o contrário de Win, mas é aí que começa a história.

A mãe de Win (que ele odeia com todas as forças) indica o "detetive" Myron para desvendar o mistério do desaparecimento do filho de Linda Coldren, tenista número 01 dos Estados Unidos e... prima de Win! Como os demais membros da familia Lockwood, ela também não fala com Win e o acha um sociopata. Enfim, apesar de Win ser contra, Myron aceita desvendar o sequestro de Chad Coldren.

O que me chama atenção aqui é, no livro em que se mais descobre sobre a vida antepassada de Win, sua família, conflitos e traumas de infância, ele mal aparece no enredo. Ele se recusa a participar da investigação do sequestro do filho de sua prima, e literalmente "some" da trama. Juro que alguma vezes eu pensei que ele pudesse estar ajudando Myron na surdina para não dar o braço a torcer, mas não. Ele realmente sai de cena.

O livro tem uma história enfadonha até a metade mais ou menos, depois dá uma reviravolta e começa a ficar instigante. Mas uma vez eu repito, com Harlan Coben é impossível se prever o final da história. São muitas reviravoltas que chegam a te deixar confuso.

Então, se você tem interesse de saber o motivo de Win ter virado esse doido varrido que é, vale a pena ler esse livro. Apesar de que, cenas com ele mesmo, serão pouquíssimas. Mas pelo menos vale para saber que o senhor-agente-secreto-detetive-agente-esportivo Myron Bolitar consegue sair de suas enrascadas sozinho também, sem a ajuda do fiel escudeiro.


[ESPERANZA] -Win tem mãe?!
[MYRON] -Sim.
[Pausa]
[ESPERANZA] -Lá se vai minha teoria de que ele tinha nascido de um ovo satânico!
[MYRON] -Ha ha ha.


Aldrêycka Albuquerque

4 comentários:

  1. Esse livro tem uma cara de auto ajuda danada! haha Muito bons os pontos levantados na resenha. Fiquei curioso!

    Abraços,
    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não. Nada de auto ajuda. É igual aos outros livros com o Myron Bolitar. hehehehe

      Excluir
  2. Adoro os livros do Harlan Coben, especialmente se o Myron for o personagem principal....esse ainda não li...vai pra lista.
    Amei que você deu uma visão geral do livro sem contar spoilers..Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, mulher! Gosto mais de falar minha opinião do livro, do que contar a história né? Pq opinião é bom a gente ler antes ou depois de ter lido o livro. Acho mais legal. Que bom que vc também gosta! ;-)

      Excluir