Páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Resenha: O Teorema Katherine

O Teorema Katherine

                                         

 John Green
Editora Intrínseca
304 páginas

Colin Singleton um ex-garoto prodígio, viciado em fazer anagrama e em Katherines, recebeu seu 19º pé na bunda da 19ª Katherine. E segundo ele, o término mais traumático. Tudo começou por coincidência, mas logo virou regra. A sua vida inteira ele só namora Katherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E. Sem variantes com C ou abreviados. Agora, com o fim do ensino médio, ele e seu único e melhor amigo Hassan* vão a uma road trip se aventurar por aí... E nesse tempo, Colin irá tentar provar seu Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines que prevê os Terminantes e os Terminados de um relacionamento.

Mas eis que sua road trip dura algumas páginas e eles param em Gutshot, interior/roça/no meio  do nada do Tennessee. Lugar que chamou a atenção deles, pois lá está enterrado o corpo do Arquiduque Francisco Ferdinando. Lá várias coisas se desenrolam, entre Colin (sendo chato) construindo o teorema e conhecendo os habitantes de Gutshot.

Minhas expectativas estavam divididas entre: Um novo livro do Green (pra mim) e O pior livro do Green (para os fãs). Eu li ACEDE no inicio do ano e gostei bastante, mas depois dos comentários que li sobre O Teorema Katherine fiquei receosa.

Nesse livro você vai encontrar piadas de humor negro, os personagens pretensiosamente nerds do John Green e cheio de notas de rodapé divertidíssimas. Não se preocupe, sem choradeiras. O livro é bem leve. Até demais diria. Sério, é um ótimo livro pra passar o tempo, e a história flui muito e não ficou chata. Mas eu esperava mais.

Não que o livro seja ruim, do contrário. Mas algumas coisas me incomodaram, como a falta de carisma do Colin, ele soou (para mim) chato e repetitivo. Eu nem reclamo da parte matemática do livro, pois continuo sem entender bulhufas da maioria daquilo. Passo direto.

É um bom livro pessoal... E só. Não achei tão ruim como falavam, nem tão maravilhoso. Ele está na média, eu recomendo que leia sem muitas expectativas.

*Melhor personagem do livro!

Post que eu fiz sobre capas pelo mundo do Teorema Katherine, aqui!

2 comentários:

  1. Já li outras resenhas que falaram basicamente a mesma coisa! Acho que colocaram muita expectativa por causa de "A culpa é das estrelas", e O Teorema não ficou tão bom quanto. Pelo que li, né. Ainda não li o livro, mas quero ler assim que der.

    ResponderExcluir
  2. Lari, eu achei o livro mediano. Não que o Collin, para mim, tenha sido chato, mas acho que nenhum personagem destev livro tem carisma e isso teve grande impacto, pelo menos pra mim.

    Beijos

    ResponderExcluir