Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resenha: Alô, chics!


Sinopse - Alô, Chics! - etiqueta contemporânea - Glória Kalil

Este novo livro de Gloria Kalil concentra-se em questões de etiqueta contemporânea, reunindo problemas e dúvidas levados à autora pelos ouvintes do programa que teve até recentemente na rádio Eldorado de São Paulo, pelos telespectadores de seu quadro no Fantástico, da Rede Globo, e também pelos internautas que freqüentam seu site.
Composto de pequenos "capítulos" temáticos reunidos por assunto e escrito em linguagem direta, coloquial e bem-humorada, o novo livro dessa colecionadora de best-sellers oferece aos leitores a opção de não precisar ser lido em seqüência, uma vez que cada tópico, mesmo dentro do assunto em que se insere, é auto-suficiente
.

Os brasileiros são conhecidos como “os espertinhos” que dão um “jeitinho” em tudo e na maioria das vezes nas últimas horas e chances.

Pois é a maior crítica que este livro faz são para os tais “espertinhos”, que na opinião d Glória Kalil, e minha também, não são nada chic, nem civilizados e são muito mal educados. Eles são reconhecidos facilmente: furando filas, fazendo barraco alegando estarem no seu direito (o que acredito que os perdem quando escancaram o vozeiram), indo de penetra em festas, e claro não poderia faltar os “espertinhos” que dizem: Você sabe com quem esta falando?

A autora de maneira muito polida fala neste livro que gentileza+educação+civilidades caminham juntas para o nascimento de um ser humano que tem muita contribuir com a sociedade e etiqueta é seu cartão de visitas.
Encontramos no livro situações bem engraçadas e vexatórias de pessoas da vida real e da própria autora, em como se saíram tirando de letra usando apenas a boa e velha gentileza e bom senso que nunca saem de moda.

Ao ler este livro não pude deixar de ficar ouvindo a voz da Glória na minha cabeça narrando-o, acompanho-a a muito tempo desde o quadro que tinha no Mais você até no Fantástico. Entendida de etiqueta que só ela, a narrativa é deliciosa, que te faz refletir sobre certas atitudes que já fizemos e não nos dávamos conta da nossa falta de civilização. E há momentos em que dei boas risadas em situações esdrúxulas, e como muita gente tem a cara-de-pau e falta de “semancol” para fazer “certas perguntas à autora.

Indico o livro, é muito bom e divertido, acredito que para todas as idades, nunca é tarde para aprender a boa educação e ser chic!

6 comentários:

  1. Parece bem legal né? Embora não seja muito o tipo de leitura que gosto, vou prestar mais atenção nele. Quem sabe eu me animo para ler? Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Interessante... Parece ser uma leitura bem agradável e descontraída. Mas não é um livro que providenciarei a leitura "pra já", mas pretendo ler sim. ;D

    Abração,
    Livretando

    ResponderExcluir
  3. Ser chic, é ser educado!
    O Brasil possui uma população multifacetada... Há pessoas de bem, honestas, solidárias, EDUCADAS... Mas também existem aqueles que mancham a nossa cor verde-amarelo!
    O brasileiro é gosta de dar um “jeitinho” nas coisas, mas nem sempre é válido.

    Abração.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era mais nova era doida pra comprar esse livro, mas com o tempo perdi o interesse. Reconheço que ela faz um bom trabalho e também que o brasileiro tem mesmo essa mania de ser "espertinho", mas acho que não é um livro que me interessaria muito parar pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Li e recomendo, principalmente para os desavisados(as) de plantão que atentam contra os direitos das outras pessoas. Ética e etiqueta andam juntas. "Ninguém é chic se não for civilizado". Maria de Lourdes M. Ishisaki.

    ResponderExcluir