Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Entrevista com o vampiro - Anne Rice


Sinopse: Entrevista com o Vampiro, o já clássico livro de Anne RIce, traça o painel de um mundo habitado por seres para quem paixões dilacerantes, mecanismos cruéis de dependência e banhos de sangue são a regra, nunca a exceção. O romance de Anne Rice encontrou em Clarice lispector uma tradutora à altura. Intérprete sensível, Clarice é uma razão a mais para se ler essa narrativa vampiresca em que a fantasia está a solta, mas a realidade espreita por trás do gótico, do terror e do rasgadamente romântico.



O Livro
Os vampiros desta autora, são de fato, os que fizeram todos gostar de histórias dessas criaturas, porque hoje me dia os vampiros estão “água com açúcar”.

Francamente hesitei um pouco para ler Anne Rice depois de ter lido várias modificações sobre vampiros, quando li sobre Louis e Lestat pude conhecer a verdadeira essência do que é ser um vampiro.

Lestat é “O Vampiro” ele é totalmente cruel, vil, um ser das trevas que não dá à mínima para a vida humana. E ao se deparar com Louis, sedento pela morte, vê o companheiro ideal. Porém Louis tem um certo respeito pela vida humana e se recusa a viver tirando o fôlego de vida das pessoas. Como Armand (um vampiro que Louis conhece em Paris) falou,Louis é um vampiro com “alma humana”. Lestat sempre sarcástico e prazeroso na dor, faz Louis sofrer muito, atormentando-o a beber sangue humano, uma vez que Louis decidiu viver só se alimentando de sangue de animais.

Num momento de puro delírio, sua natureza vampírica falando mais alto pelo desejo por sangue, Louis quase mata uma criança e Lestat o flagra, transformando a  menina Cláudia na “criança vampira”. Louis sente verdadeiro afeto por ela e culpa-se por ter cooperado para transformá-la nesta criatura das trevas.   

Chega um ponto em que a convivência dos três torna-se insuportável e Claudia decide que Lestat não deve mais fazer parte daquela “família”. Como matar o vampiro que a criou e ensinou tudo que sabe?. Apesar desta dificuldade ela arquiteta um plano maquiavélico para finalmente viver com seu adorável Louis (seu pai,seu amante).

Este livro proporcionou-me grandes momentos: paixão, suspense e terror. A maneira como a escritora descreve os prazeres e desejos da vida vampiresca é perfeita, de tal modo a fazer o leitor sentir o gostinho de ser um vampiro.

Rice descreve a transformação em vampiro e o momento em que ele é envolvido no êxtase até beber o sangue, de modo apaixonante e excitante. Ela consegue criar uma atmosfera envolvente e meticulosa, que você não consegue parar de ler. Não restando dúvidas, o livro é totalmente indicado e vale muito à pena ler.

O Filme
             Sabemos que as adaptações de livros para os cinemas , têm seus cortes e modificações. Apesar  de “Entrevista com o vampiro” – o filme tê-las não negou a essência da escritora em descrever seus personagens. Tom Cuise como Lestat deu um show de interpretação, transmitindo todos os traços e  peculiaridades da personagem não deixando dúvidas de sua perfeita atuação. Brad Pitt interpretando Louis também foi fiel a personagem com seus dramas e lamúrias. E o que falar de Cláudia, vivida por Kristen Dunst fez a criança vampira brilhar destacando-se no filme com sua atuação sombria e maléfica.
Contudo o filme é sensacional, realmente o diretor em conjunto com o elenco trabalharam arduamente em manter o foco do livro com toda sua intensidade e maldade destas criaturas das trevas.
  
Trecho do livro:

“-Esta é a ideia muito mais mundana – disse o vampiro imediatamente. -As pessoas que param de crer em Deus ou na bondade continuam a acreditar no diabo. Não sei por quê. Não, realmente não sei por quê. O mal sempre é possível. E a bondade é eternamente difícil. Mas, precisa compreender, na verdade a possessão é um outro modo de se dizer que alguém está louco.” 
                                                                                                                                 pág. 19

5 comentários:

  1. Tia Anne é a melhor quando se fala em sobrenatural. Os vampiros e bruxas por ela criados são perfeitos. A criação dos vampiros que ela cria em A Rainha dos Condenados é impressionante. Acho que é a mistura do belo e do 'macabro' que fazem os livros dela atingirem a perfeição.
    Espero que continue lendo essa saga.

    ResponderExcluir
  2. É um dos meus livros favoritos! E o melhor livro de vampiro que já li (L)
    AMO, AMO, AMO.
    E o que mais gosto no filme é que VÁRIAS falas são EXATAMENTE iguais como no livro *o*

    O elenco foi muito bem escolhido - acho que o que menos gosto é o Antonio Banderas u_u

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Sou extremamente fascinada por vampiros e acredito que os criados nos livros pela Rice são os mais perfeitos, sombrios e malvados. Eu sou louca para ler todos os livros dela, é uma das melhores escritoras de coisas sobrenaturais que existe :D E esse elenco do filme??? Muito perfeitos <3

    ResponderExcluir
  4. De longe, o melhor livro de vampiros depois de Drácula, também o melhor livro da Anne Rice.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é SENSACIONAL, concordo com você, ele é recomendadíssimo... um ótimo livro, muito bem escrito, dando raiva muitas vezes do Lestat e querendo ser amiga do Louis! Já a Claúdia, não gostava muito dela. Inclusive vou reler esse livro esse mês \o/ o filme eu nunca assisti, mas vou anotar para me lembrar de assistir depois!

    ResponderExcluir