Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Flash Você sabe o que eu tenho?

Sinopse

Este livro é uma joia que mostra como é possível uma escritora, mãe e mulher pode transpôr as barreiras de conviver com a AIDS, com muita força interior e vontade de viver. Se você é uma dessas pessoas que anda desiludida com a vida, sem propósito, não pode deixar de ler. Aprenda com Silmara, que quis mudar sua vida. E mudou!


O livro é bem descontraído, a autora trata do tema sem melodrama, ela conta sua história de vida explicando como tudo começou, de sua infância pobre até os dias atuais de sua convivência com o vírus HIV.
Silmara na sua adolescência apaixonou-se por Fábio o rapaz bonito e descolado da rua, e por incrível que pareça ela tem seu conto de fadas, Fabio ama Silmara e vivem um romance avassalador contrariando seus pais.

O Príncipe encantado dos sonhos de Silmara vira sapo e abre mão dela, por causa de uma terrível doença: “esquizofrenia”.  Porém em nome do amor ela enfrenta tudo e todos, casa-se e tem filhos com Fábio.
O livro relata diversas situações desesperadoras de Silmara passa na sua vida, suas incertezas, dúvidas, pesares, angústias e medos. Mas sua vida não é só sofrimento ela muitas vezes dá a volta por cima e consegue superar, tirando alegria e vontade de viver diante das circunstâncias apavorantes.

Há momentos em sua vida que ela quer “chutar o pau da barraca”, “abandonar o navio”, como qualquer mortal, nossa escritora tem desses momentos  e o mais relevante e emocionante é o modo como ela se ergue; como uma fênix ressurgindo das cinzas.
Como muitos de nós, Silmara tinha muitas dúvidas e perguntas sobre a AIDS, e seu maior erro foi achar que só aconteceria com os outros. Mas com muita força de vontade e paixão pela vida, ela vence as batalhas dia após dia, pois para Silmara todos os dias que ela dá um beijo de boa noite em seus filhos e no seu companheiro, é uma batalha ganha; às vezes sem muitos créditos, entretanto com o gosto de vitória nos lábios.

Flash me fez ver um mundo que não enxergava, mas agora esta bem claro. Indico esta leitura como forma de esclarecimento de suas dúvidas e dar mais valor a vida, pois para algumas pessoas ela pode ser muito curta e cada segundo é precioso.

Trecho:
" Deus não desampara ninguém, e as coisas acontecem; os braços se abraçam, o amor acalenta... e a carruagem passa majestosa e soberana no meio da escuridão. No fim tudo dá certo. E, se não deu, é porque ainda não chegou o final."

                                                                                                                                              Pág. 16

  
P.S. Fica a dica para os cineastas de plantão, este livro merece uma adaptação para os cinemas, que acredito ter repercussões épicas dignas de vários prêmios.  

Um comentário:

  1. Um livro realista, por ser uma história de vida, e que faz a gente parar para pensar sobre a nossa própria vida e nossos valores, principalmente ao ver as dificuldades que Silmara passa e a forma como ela as supera, principalmente a AIDS. Um livro muito bom para esclarecer as pessoas e concordo plenamente com você, ele daria um belo filme.

    ResponderExcluir