Sinopse
Este livro é uma joia que mostra como é possível uma escritora, mãe e mulher pode transpôr as barreiras de conviver com a AIDS, com muita força interior e vontade de viver. Se você é uma dessas pessoas que anda desiludida com a vida, sem propósito, não pode deixar de ler. Aprenda com Silmara, que quis mudar sua vida. E mudou!O livro é bem descontraído, a autora trata do tema sem melodrama, ela conta sua história de vida explicando como tudo começou, de sua infância pobre até os dias atuais de sua convivência com o vírus HIV.
Silmara na sua adolescência apaixonou-se por Fábio o rapaz bonito e descolado da rua, e por incrível que pareça ela tem seu conto de fadas, Fabio ama Silmara e vivem um romance avassalador contrariando seus pais.
O Príncipe encantado dos sonhos de Silmara vira sapo e abre mão dela, por causa de uma terrível doença: “esquizofrenia”. Porém em nome do amor ela enfrenta tudo e todos, casa-se e tem filhos com Fábio.
O livro relata diversas situações desesperadoras de Silmara passa na sua vida, suas incertezas, dúvidas, pesares, angústias e medos. Mas sua vida não é só sofrimento ela muitas vezes dá a volta por cima e consegue superar, tirando alegria e vontade de viver diante das circunstâncias apavorantes.
Há momentos em sua vida que ela quer “chutar o pau da barraca”, “abandonar o navio”, como qualquer mortal, nossa escritora tem desses momentos e o mais relevante e emocionante é o modo como ela se ergue; como uma fênix ressurgindo das cinzas.
Como muitos de nós, Silmara tinha muitas dúvidas e perguntas sobre a AIDS, e seu maior erro foi achar que só aconteceria com os outros. Mas com muita força de vontade e paixão pela vida, ela vence as batalhas dia após dia, pois para Silmara todos os dias que ela dá um beijo de boa noite em seus filhos e no seu companheiro, é uma batalha ganha; às vezes sem muitos créditos, entretanto com o gosto de vitória nos lábios.
Flash me fez ver um mundo que não enxergava, mas agora esta bem claro. Indico esta leitura como forma de esclarecimento de suas dúvidas e dar mais valor a vida, pois para algumas pessoas ela pode ser muito curta e cada segundo é precioso.
Trecho:
" Deus não desampara ninguém, e as coisas acontecem; os braços se abraçam, o amor acalenta... e a carruagem passa majestosa e soberana no meio da escuridão. No fim tudo dá certo. E, se não deu, é porque ainda não chegou o final."
Pág. 16
P.S. Fica a dica para os cineastas de plantão, este livro merece uma adaptação para os cinemas, que acredito ter repercussões épicas dignas de vários prêmios.
Um livro realista, por ser uma história de vida, e que faz a gente parar para pensar sobre a nossa própria vida e nossos valores, principalmente ao ver as dificuldades que Silmara passa e a forma como ela as supera, principalmente a AIDS. Um livro muito bom para esclarecer as pessoas e concordo plenamente com você, ele daria um belo filme.
ResponderExcluir