Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Resenha: Antes da Tempestade, Dinah Jefferies

Sinopse: "Para conhecer o amor verdadeiro é preciso ser arrasado por ele.” Rajputana, Índia, 1930. Desde a morte de seu marido, a jovem inglesa Eliza tem como única companhia sua câmera. Determinada a se firmar como fotógrafa profissional, ela acaba de aceitar um convite do governo britânico para se hospedar durante um ano no castelo da família real local. Sua missão: fotografar, para o acervo da Coroa inglesa, a vida no Estado principesco de Juraipore. Ao conhecer Jayant, irmão mais novo do marajá, Eliza embarca na aventura mais transformadora de sua vida. Acompanhada pelo príncipe rebelde e misterioso, ela conhecerá uma terra marcada por contrastes — com paisagens de beleza incomparável, cultura rica e vibrante e, ao mesmo tempo, a mais devastadora das misérias. Enquanto Eliza desperta Jayant para a pobreza que circunda o castelo, ele mostra a ela as injustiças do domínio britânico na Índia. Juntos, descobrem uma afinidade de alma e uma paixão arrebatadora. Mas a família real fará de tudo — até o impensável — para impedir a aproximação entre o nobre indiano e a viúva inglesa. Fonte: Skoob

É o segundo livro da autora que leio, e nada mudou na sua escrita, de início é um ritmo lento, mas depois a trama te envolve. É claro que a autora faz um trabalho de pesquisa até histórico para dar veracidade a sua estória. Neste livro(como no anterior) ela explora a Índia da década de 30 e a colonização da Inglaterra sobre a ela. Neste contexto ela traz uma personagem que quer ser independente e viver do seu trabalho, Eliza, que viúva tenta viver de sua fotografia.
As descrições das paisagens e sobre as fotos da protagonista são bem lindas e faz o leitor imaginar cada detalhe e nuance, diria que até sensorial.

Eliza é uma personagem que deveria ser interessante, porém seu desenvolver (ou não desenvolver) é um pouco decepcionante. Com muitos problemas, traumas familiares e amorosos, eu esperava mais do amadurecimento desta. Porém não vemos o crescimento da protagonista, tornando-a mimada e muito rancorosa, é certo que algumas decisões dela tinha que ser do jeito que foi, mas muitas outras deixaram a desejar visto que é uma mulher com seus quase 30 anos. Eliza nunca conseguiu superar a perda do pai, e fica inconformada e irredutível quando algumas verdades sobre seu “Pai Perfeito” vem a tona. Outra decepção foi o não desenvolver e trabalhar da relação de Eliza com sua mãe.
O Príncipe indiano, Jay, tem seus méritos, personagem envolvente, misterioso e encanta o leitor com sua visão real e sobrenatural da sua Índia. O relacionamento dele com Eliza é bom de acompanhar e seu romance bem crível, porque eles tem química e destinos interligados.
A mãe do marajá é uma personagem feminina muito interessante que tem seu destaque na trama, assim como Indira, personagem independente e muito dona de si, num país que queimam viúvas e que já se é uma desgraça em nascer mulher.
Ana Fraser, mãe de Eliza, é uma personagem bem complexa e que sofre com injustiças do passado e falta de opção, acredito que seu relacionamento com sua filha deveria ser melhor explorado.

Alguns costumes e tradições da Índia daquela época causam revolta e reflexões, em que autora soube colocá-las muito bem durante a estória. Temos também muita politicagem e conspirações, principalmente da dominação Inglesa sobre os indianos que em alguns capítulos tira o folego na leitura.
O livro não consegue ter uma boa finalização, com uma solução mágica de última hora, algumas questões em aberto e personagens mal explorados. A autora usa a mesma fórmula do livro anterior e isso fica repetitivo demais.
Eu recomendo a leitura se você gostar muito de romance romântico e quer conhecer mais sobre a Índia, mas está de longe ser um favorito. Apesar da escrita da autora ser muito boa.

Quote:
Estrangeira numa terra estranha, esperava que a viagem pudesse ajudá-la a encontrar um rumo, mas só estava se afundando cada vez mais.” Pág.: 101

Nenhum comentário:

Postar um comentário