Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Resenha: Contos de Natal


“Contos de Natal” reúne 10 narrativas curtas de autores brasileiros contemporâneos.

Diferentes na forma e no estilo, o Natal funciona em todos os contos aqui apresentados como catalisador das angústias e dos dilemas da modernidade. Tema inesgotável (e fundador) da cultura ocidental, já serviu como ponto de partida para clássicos da literatura, pesquisas antropológicas e históricas e todo o tipo de aventura estética. Neste “Contos de Natal” vozes impactantes da literatura brasileira exploram as possibilidades do jogo da criação literária à partir de um início pré-determinado: o Natal. (Skoob)


Procurando contos de Natal que fossem diferentes do tradicional de paz amor e prosperidade, encontrei esta seleção de contos natalinos feito por autores brasileiros. Saindo da zona de conforto, me aventurei nesta leitura pouco convencional da data mais querida por mim: O Natal.
Confesso que o primeiro conto me chocou: O Grito, e não gostei muito da estória. Após este primeiro susto, os autores recontam de uma forma mais realística para muita gente e sempre na época mais alegre do ano envolvendo o leitor com estórias bem trágicas, infeliz e bem longe de se ter paz. Como falei o primeiro conto me chocou, mas não gostei pelo final aberto demais, porém a escrita e narrativa são boas.
Um dos contos que mais gostei foi o de título: “Antes da Ceia”, neste conto é relatada a desestruturação de uma família que aos poucos foi totalmente separada, por decisões e escolhas bem sérias de consequências tristes, mas que resolveram mesmo assim comemorar o natal. Assuntos como homossexualismo, bullyng e depressão são abordados neste conto de forma clara e bem escrita.
“Ausente”, traz a estória de uma amizade de infância muito bonita, que mesmo ao longo dos anos não se acabou. É claro que teve muitos percalços, um dos amigos sofreu muito na vida e problemas mal resolvidos do seu passado voltam a assombrá-lo de maneira bem maior que no passado. A autora mescla passado e futuro dos protagonistas mostrando as aflições e desafios desses personagens, sempre com fatos bem marcantes na época do Natal.

Narrativas bem diferentes do que eu estou acostumada, mas que me surpreendeu. Contos que fiquei bem triste, mas contos também bem divertidos e outros mágicos. Se você procura uma leitura bem atípica de Natal, esse livro é indicado.


*Fica a Dica:
No site da Saraiva este livro está de graça no formato digital, se interessar o link: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário