Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Resenha: Exodus

Sinopse - Exodus - Trilogia Exodus - Livro 01 - Julie BertagnaUma Escolha Capaz de Mudar o Futuro. É 2100 e o mundo como conhecemos não existe mais. As cidades estão debaixo d’água e a civilização foi revertida a um estado primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço. Esta história comovente e poderosa leva à reflexão sobre a crise climática que enfrentamos hoje e as relações humanas levadas ao extremo.

Depois do ser humano ter acabado com o meio ambiente, acontece o que todo mundo teme: As Grandes Catástrofes Climáticas , o cenário da terra em 2100 é aterrorizante com o derretimento das geleiras grande parte do solo terrestre acaba sumindo e a cada grande inundação continentes são engolidos pelas águas e muitas mortes acontecem.

Há sobreviventes, que vivem isolados em algumas poucas ilhas que as águas não cobriram, e essas comunidades isoladas pensam que são as únicas, que não há esperança para o amanhã e pela constante mudança do clima algumas pessoas não resistem e morrem.

O livro começa com uma das últimas ilhas do planeta: Wing, habitada por poucas famílias, entre elas conhecemos nossa personagem principal: Mara Bell de 15  anos de idade, inteligente e sonhadora ela constantemente visita Tain um dos anciões da ilha, ele conta a Mara como era a terra antes, e pede para ela acreditar que existem cidades construídas para abrigar os sobreviventes, construindo uma nova sociedade. Claro que ninguém mais acredita nas estórias do velho Tain, que ele esta senil e só fala bobagens. Porém nossa heroína acredita e tenta liderar uma busca a estas cidades perfeitas, afinal sua ilha também esta prestes a desaparecer. Será que Mara conseguirá sucesso nesta expedição? As grandes cidades , de fato existem? Se existem por que não procuram por sobreviventes?

A narrativa da Julie Bertagna é empolgante com capítulos de suspense e descobertas de tirar o fôlego. A autora na sua estória alerta os perigos que podemos enfrentar se não cuidarmos do nosso planeta, da nossa fauna e flora. Ela também descreve com detalhes cada fato, passado, e não de forma cansativa, mas que haja nexo com cada situação, cada ação e reação. Aborda a importância de grandes pessoas que contribuíram para a construção da nossa história de nosso povo, de nossa sociedade.

Cada personagem é bem construído, contribuindo para o desenrolar da narrativa. Até o final deste primeiro livro conhecemos personagens novos que trazem muita importância para a estória, e descobertas que explicam alguns assuntos levantados no início.

Uma ficção e também distopia com grandes revelações e aventuras. Trazendo uma importante conscientização sobre nossos problemas ambientais atuais, Julie Bertagna  escreve de forma incrível prendendo o leitor do começo ao fim, livro muito bem recomendado e mal posso esperar pelo segundo livro desta série.

2 comentários:

  1. Oi Dany!

    Eu gostei de Exodus, mas com algumas ressalvas. Achei desnecessária segunda parte da história e que a autora tentou forçar muito a fantasia no lugar da distopia. Mas curti muito a abordagem das mudanças climáticas e toda a abordagem adotada. Ansioso para a leitura de Zenith!

    Adorei a resenha.

    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Distopiaaaaaaaaaa! #adoro Achei muito legal seus comentários sobre o livro e com certeza vai para minha lista de leitura. Ótimo saber que a narrativa e o desenvolvimento dos personagens são bons. =)

    ResponderExcluir