Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Resenha: A Linguagem da Flores



A Linguagem das Flores
A Linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh
Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram.


Antes de ler o livro eu tinha muita pouca referência sobre ele, só vi algumas resenhas “por cima” pra ter idéia de como é o livro. Foi mais do que esperado. Felizmente, o livro superou todas as minhas expectativas. Positivamente.

Desde criança, Victoria Jones tem uma personalidade bem difícil, prejudicando em várias idas para lares que queriam adotá-la. Até sua última chance ficar nas mãos de Elizabeth, que apresentou a linguagem das flores e seus mistérios. Logo de cara, Victoria se apaixona pelo mundo das flores e seus mistérios, vindo a calhar para o seu mundo introspectivo. Porém, ela acaba pondo tudo a perder e agora adulta ela terá que lidar com os fantasmas do passado que atormentam. Não vou contar mais que isso da história, (já que a sinopse da orelha já faz isso) por que provavelmente eu daria spoilers. 

O livro segue em duas linhas cronológicas entre passado e presente, formando um longo quebra-cabeça cheio de reviravoltas e no meio disso tudo, principalmente, estão às flores. A própria autora faz uma nota no final do livro, contando que “A Linguagem Das Flores” seria um guia moderno para jovens. Mas foi muito mais que isso. É um livro sobre descobertas, segundas chances, amadurecimento e como amor pode transformar as pessoas.

Sem deixar de lembrar, que de fato ele é um guia. No próprio livro há um minidicionário. Achei bem legal, porque meu conhecimento sobre o significado das flores se resumia em rosas vermelhas = amor, mas enfim...

A história me cativou logo de inicio, os personagens foram bem construídos e empregados na medida em que a narrativa era desenvolvida. E gostei do livro (principalmente) por ser tão real: a história, os personagens, o cenário... Além de ser super bem escrito, com uma linguagem fácil e envolvente. Assim como James Ford... Um capítulo após o outro, A Linguagem das Flores partiu meu coração e depois colou os pedacinhos.

E se fosse para definir o livro em uma flor, eu diria que este livro é um lindo buquê de cravos brancos. Não sabe o que isso significa? Então, corra para ler este maravilhoso livro, descobrir e se emocionar com ele!

Procurei algumas capas de outros países pra conferirem:

Reino Unido, Holanda e Austrália.
Das três a que mais gostei foi a do Reino Unido (Já disse eu AMO as capas de lá? haha <3) Tem  TUDO haver com a história e a fonte usada pra o titulo é linda. A da Holanda segue o padrão da brasileira. E da Austrália achei bem interessante e diferente... Achei a capa brasileira fofa, mas pra mim a capa do Reino Unido superou todas! 


Então, o que acharam? Ah, e um feliz Natal a todos! 

4 comentários:

  1. Gente, gostei do livro, pela capa realmente não compraria, mas a história agora me cativou principalmente que fala de flores! Fiquei super interessada! Quero me apaixonar também pelo mundo das flores!

    Mega cheiros!

    ResponderExcluir
  2. Eu também não compraria pela capa, mas parece ser muito bom! Li ótimas resenhas.

    ResponderExcluir
  3. É a capa não é uma das melhores,pensando bem tb não compraria olhando só isso,mas achei o titulo muito interessante e a estória parece booa,então acabaria comprando ^^

    ResponderExcluir
  4. O livro parece um encanto, mas confesso que não é uma leitura que me seja urgente, sabe?
    Mas quem sabe, eu tenha a oportunidade...

    ResponderExcluir