Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Na Minha Playlist #6: LENINE


Minha segunda escolha foi brazuca. Pernambucano da gema, Lenine. Tenho escutado bastante esse nordestino ultimamente. Gosto de me identificar na música, na melodia e até no sotaque dele. Além de ser um exímio músico, faz bonito na composição e interpretação. Diria que Lenine é um artista simplesmente COMPLETO. Espero que vocês gostem também.

Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido apenas como Lenine, (Recife, 2 de fevereiro de 1959) é um cantor, compositor, arranjador, escritor, letrista e músico brasileiro. Ocupa a cadeira 38 como acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Letras. Filho de um velho comunista e de uma católica praticante, criou-se porém uma espécie de détente na família. Até os 8 anos, os filhos eram obrigados a ir à missa com a mãe. Depois disso, ficavam por conta do pai: Marx era leitura obrigatória. Aos domingos, ouvia-se música de todo tipo - canções napolitanas, música alemã, música folclórica russa, Glenn Miller, Tchaikovsky, Chopin, Gil Evans, e mais tarde, Hermeto Pascoal e os tropicalistas.

"Dizem que faço uma música que agrega manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Sons que não se encaixam em um único gênero e desconhecem limites. Eu concordo. Pelo menos, é o que tento! Vim para o Rio de Janeiro no final dos anos 70, início dos 80. Naquela época tínhamos pouco espaço ou recursos para música em Recife. O Rio seria um possível ou provável crescimento. De todos os meus CDs, elejo o “Olho de Peixe” como o mais importante de minha carreira, porque foi com ele que eu descobri que a música poderia me levar a qualquer lugar. É o que faço até hoje, e que pretendo continuar fazendo por muito tempo." LENINE

Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” com seu álbum "Falange Canibal"; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música "Martelo Bigorna".








5 comentários:

  1. Acho Lenine pra lá de ótimo.
    A primeira vez que ouvi uma música dele foi em 2006, s enão me engano a música se chama "último pôr do sol", e me lembra uma época muito feliz da minha vida. Adorei o post!

    beijos!
    ps: está rolando promoção lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. "O Ultimo por do sol" é perfeita, mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Lenine. Já vi ótimos shows dele.

    Beijos!!

    @carissinha

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  4. Adoro Lenine e aquele seu sotaque nordestino lindo!

    ResponderExcluir
  5. Acho dificil achar música mais linda que o silêncio das estrelas,sempre escuto naqueles momentos meio depre *_*!

    ResponderExcluir