Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Resenha: Jogos Vorazes


Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

História passada num tempo futurístico e ambientada na antiga América do Norte, que transformada em uma nova nação, nomeada de Panem. Distribuída em 12 distritos é comandada pela mão de ferro da Capital (Ou Capitol, no original). Onde cada distrito tem sua especialidade e a Capital fica recebendo a maior parte do lucro dos distritos. Tornando a maioria dos distritos extremamente carente. Então, há muito tempo atrás ocorreu uma guerra com o extinto Distrito 13 x Capital, que logo depois a Capital criou o Jogos Vorazes, para lembrar os cidadãos quem é que manda. Assim, anualmente é ‘sorteado’ um garoto e uma garota de cada distrito (de doze até dezoito anos), para serem jogados na arena, sendo obrigados a lutar até a morte.

Em suma isso é o básico, não vou contar mais nada para não perder o suspense na hora da leitura.

E pelo ponto de vista de Katniss Everdeen, é que descobrimos todo esse novo-mundo criado pela Suzanne Collins.

No 1º capitulo já somos jogados para o dia-a-dia duro da nossa protagonista, ela que vive numa luta constante para sobreviver. Na verdade, não só dela, mas de sua mãe e irmã. Sua mãe por ficar totalmente indisposta pra alguma, depois da morte do marido e sua irmã por ser jovem demais para tal coisa. E seu único melhor amigo Gale, companheiro de caçadas (ilegais) e confidente.

E chega o dia da colheita, onde Katniss acaba se oferecendo no lugar da irmã, e indo para arena junto com Peeta Mellark, que anos atrás a ajudou numa situação bem precária.

A narrativa da autora é ótima, como é em 1º pessoa, você sente o que a Katniss tá passando naquele momento. Não cansei em uma única vez com suas longas descrições, pois já vi resenhas colocando isso como ponto negativo. E acho o contrário, porque o 1º livro serve pra justamente isso, apresentar um pouco do universo que a autora criou.

Os personagens tão bem construídos, tendo uma função direta e indiretamente, ao longo da história. Gostei bastante de Peeta e Haymitch. Também gostei da Katniss, apesar de que, ela me irritou algumas vezes. Não gosto do Gale, não só porque sou Team Peeta, fui vê spoiler do #3, que me irritou profundamente. Enfim.

Resumindo... A história além de ser super original e inovadora, tem de tudo e um pouco até para os leitores mais exigentes, aventura, suspense, drama, um pouco de violência ali e acolá e romance (Que não é “Graças a Deus” o foco do livro, para deixar bem claro). Não poderia deixa de falar da grande e gritante critica social, que é jogada no livro. Na minha opinião, isso principalmente torna o livro tão instigante e inteligente. Que nos faz pensar o quão próximo nossa civilização atual está perto de ser tornar o universo vivido em Jogos Vorazes ou se a nossa civilização, já é a própria Panem.

Espero que tenham gostado da resenha, em breve traremos novidades ÓTIMAS para o blog.

E trago para vocês 2 videos. Um do booktrailer do livro, lançado pela rocco e o outro mostra uma introdução ao universo de Jogos Vorazes (Gente eu AMEI esse video) que foi criado pelo fã site Distrito 13 , que junto com o Jogos Vorazes BR to sempre acompanhando as news.





 Bjs.

6 comentários:

  1. Quero ler esse livro desde o evento que teve aqui em Recife!! E eu e minha dupla (que tb não tinha lido o livro) erramos a cor do cabelo da principal... rsrs Sério, fiquei super interessada nele, parece ser muito bom...

    Beijos,
    Ann
    anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Há tempo esse livro vem me chamando a atenção, e já não aguento mais ficar sem lê-lo. Tratarei logo de comprá-lo. =D

    Abração ;D
    Livretando

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindona a resenha Lari! Adorei tudo que vocçe comentou e nem preciso dizer que concordo né? Você, afinal, acompanhou meus ataques enquanto eu lia!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito esse livro, só leio, cada vez mais, resenhas boas desse livro. Adorei sua resenha Larissa, só me deixou ainda mais empolgada.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  5. Jogos Vorazes se tornou meu livro favorito. Só conheci o livro na época em que lançou o filme. Então li primeiro o livro e depois assisti o filme. A autora realmente consegui passar os sentimentos que a Katniss sente, achei isso incrivel. Meu personagem favorito é o Peeta, acho ele super fofo e muito corajoso, apesar de todo. Também admiro bastante a força e bravura da Katniss, ela é uma personagem bem forte. Enfim, adorei o livro e gostei bastante da sua resenha também!!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro ainda, apenas vi o filme, que foi muito bom mas não me impressionou muito, o livro realmente traz uma proposta totalmente original e inovadora, vou tentar ler ele mas acho que não chegará a ser um dos meus livros preferidos.

    ResponderExcluir