Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Do Rock 13 de julho

Em comemoração ao dia do rock, irei falar um pouco de algumas curiosidades sobre o estilo musical: rock e sobre este dia que para muitos é motivo de muita festa e claro muito” rock na veia”!!

O dia do Rock foi fundado em 13 de julho de 1985, um dia criado pelo roqueiro: Bob Geldof em prol de acabar com a fome na Etiópia. Desde então este evento é realizado no dia 13/07 e vários outros roqueiros aderiram a causa.

O Rock deu seus primeiros acordes por volta das décadas de 50 e 60, onde teve suas raízes no Rock and Roll e Rockabilly. Este estilo musical evolui de vários outros como o blues,o jazz, o folk e até mesmo da música clássica.

A base de formação de uma banda de Rock é: guitarrista, baixista, baterista e um vocalista o qual muitas vezes toca instrumentos também, o mais comum é a guitarra.
Hoje em dia o Rock tem muitas variações, o que causa preconceito criado na cabeça deste antigos roqueiros que não consideram rock, um estilo musical mais moderno e não tão pesado. Devido esta variação o rock vem abrangendo outros instrumentos, não tão triviais como guitarra, baixo e bateria, estes instrumentos são o saxofone, a gaita, o violino entre outros.

 O rock também foi combatido( e até hoje é, só em menos intensidade) veementemente pela igreja e outros grupos cristãos e puritanos sobre  a acusação de incentivar o satanismo.

Muitas estrelas do rock alcançaram sua fama no auge do estilo musical que foi e ainda é uma febre em todas as idades. Entre eles temos Bob Dylan nascido em 24 de maio de 1941.
Ele conquistou legiões de fãs com suas músicas de melodia e letras que influenciou  e influencia cantores e bandas até hoje.Dylan escreveu músicas no estilo Folk Rock, inúmeras vezes como forma de protesto a padrões rígidos que tolhiam a liberdade de pensar e agir das pessoas. Ele emplacou as paradas de sucesso com a música: “Like a Rolling Stone” ficando no topo de singles da Billboard.

E se você se interessou por esta estrela do rock, o blog Palavras  Prolíferas em parceria com a Editora Larousse, te dá a chance de concorrer ao livro: No Direction Home que conta a história do astro Bob Dylan.


Sinopse - No Direction Home - A vida e a música de Bob Dylan - Robert Shelton

O perfil de Bob Dylan que Robert Shelton escreveu para o New York Times é creditado como a peça que faltava para que Dylan fosse “descoberto”, em 1961, apenas um ano após Dylan ter chegado a Nova York. Shelton, que acompanhou fielmente a carreira de Dylan, publica o No Directions Home, biografia definitiva do astro de sucessos como Blowing in the wind e Like a rolling stone. Inédita no Brasil, a biografia ganhou informações exclusivas trazidas pelos coautores Elizabeth Thomson e Patrick Humphries. Conheça a magnífica história do homem e do músico, do amante e do explorador, do solitário e do fenômeno Bob Dylan, aclamado por todas as gerações.

A Promoção acaba dia 30/07/11, então dá tempo de você participar e concorrer a este livro. Clique aqui e acesse o post da promo.


Boa sorte a todos!!
Feliz dia do rock!!

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Ahhh dia do rock *--* meu estilo musical preferido desde pequena, é uma pequena que haja esse preconceito com rockeiros, muita gente torce o nariz quando passa algum, mas muitos nem conhecem a nossa história, nem ouvem primeiro as músicas para depois falar... já saem abrindo a boca e dizendo que não presta sem ao menos pesquisar e acima de tudo, mesmo se não gostar tem que respeitar!

    ResponderExcluir