Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

Resenha: A Garota da Capa Vermelha

Sinopse - A Garota Da Capa Vermelha

O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.

Quando Valerie era criança teve seu 1º encontro com o lobo, quando o encarou nos olhos com apenas sete anos de idade e estava determinada a salvar sua cabrita de estimação, uma vez que a aldeia oferecia sacrifícios de animais como uma trégua com o lobo. Só que Valerie não conseguiu salvá-la e o lobo dilacerou o pobre animalzinho oferecido, e não atacando o povoado. Nossa querida e doce Valerie sempre achou que era diferente das outras moças da aldeia, que não seguiria o fadado destino de todas: arrumar um bom partido, casar-se com ele, ter filhos e envelhecerem juntos. Ela sempre quis mais, um amor avassalador de não poder conter-se em seu corpo, em seu mundo, que ultrapassasse todas as barreiras.

Cerca de 10 anos passados volta ao povoado, Peter um amigo de infância, mais velho(sexy, bonito,misterioso, ingredientes perfeitos,não??!!) e Valerie simplesmente não consegue se afastar de seu olhar penetrante, ela sente-se tão atraída que o seguiria a qualquer lugar mesmo sem ter trocado uma única palavras sequer depois de todos estes anos.
Então coisas assustadoras começam a aparecer no povoado de Daggorhorn, como o temido lobo que até então nunca mais havia aparecido, mas de repente ela faz sua vítima: Lucie irmã de Valerie e é a partir daí que a trama desenrola.

Eu pensei que o livro seria recheado de romance meloso, mas me enganei(tem romance,só que pouco) a trama central é quem é o lobo? E quando e quem ele irá atacar? O mistério sobre a identidade do lobisomem é muito bem explorado fazendo o leitor duvidar de todo mundo, do personagem mais misterioso ao mais bobinho e inocente. E não descarta as mulheres elas também estão na lista de suspeitas.

Os autores conseguiram fazer uma narrativa que você não consegue parar de ler, e te faz pensar e muito em quem é o lobo. A narrativa é simples,mas com algumas palavras aqui e ali muito polidas. No começo o leitor acha um pouco”maçante” , mas quando o foco do livro é abordado, dá uma guinada incrível na leitura e páginas são devoradas incessantemente, querendo mais.

A história é uma versão bem mais adulta do clássico: Chapeuzinho Vermelho, claro que haverá diálogos do clássico infantil, mas com doses bem mais ousada e adultas com mistério, crueldade e medo. Os autores abordam temas bem interessante como: O quão cruéis podem ser as pessoas em meio ao desespero. Levar-nos a refletir sobre a frase: “Situações desesperadas merecem medidas desesperadas”

A questão da família também é abordada, como a família de Valeire que tem um relacionamento muito complexo e sofrido, a mãe por na ter se casado com o homem que amava é muito triste, o pai ser um ninguém e se acomodar com isto, a irmã mais velha Lucie ser adorada pelos pais “deixando de lado” nossa protagonista e sua avó que vice sozinha a anos na floresta, que parece ser a única que entende Valerie.

Enfim, super indico este livro é muito envolvente com uma história muito bem explorada e escrita te deixando sem saber realmente que é o lobo, os autores levaram a dúvida até o final. O deixando em aberto na imaginação e conclusão do leitor.

Trecho:
“Ao levantar os olhos, viu um jovem de cabelos escuros, estonteante de parar o coração.
Ele parecia selvagem e fantasmagórico, todo vestido de preto, como um cavalo que não podia ser domesticado.”
                                                                                                                                Pág.: 39

5 comentários:

  1. Obrigada, Dani! Tava numa dúvida danada se lia ou não... Tenho receio de "modinhas de livros" e tinha colocado esse na lista. Mas sua resenha me deu vontade de ler! XD

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Esse livro divide opiniões na blogosfera. Eu particularmente, sempre tive vontade de lê-lo, agora então... Só não sei quando o farei! =(

    Bjão Dany ;D
    Livretando

    ResponderExcluir
  3. Parece legal, mas ele ainda não me fascina ao ponto de me fazer querer lê-lo; como o trailer do filme me lembrou muito crepúsculo...

    Bjo!!!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  4. Achei ótima a resenha, bem esclarecedora. Vou ler esse livro, mas ele não avi ser minha prioridade. Mas acho ótimo que, quando realmente der para lê-lo, não vou ficar decepcionada.

    Beijos!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Quero muito esse livro *---* eu vi o filme no cinema e me surpreendi porque não esperava que fosse tão e tão bem construído, imaginei que se o filme era assim o livro deveria ser muito melhor, e é isso que posso concluir depois de ler a resenha, assim que puder irei compra-lo!

    ResponderExcluir