Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Resenha: Em Chamas


Sinopse - Em Chamas - Suzanne Collins
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.




E com aquele final de Jogos Vorazes, a única coisa que pensamos e correr para ler o mais rápido possível sua continuação, Em Chamas. Nesta trama, somos trazidos de volta para a perspectiva de nossa heroína que abriu uma fresta na grande bolha de ferro da Capital, não só ela mais seu “amante”. Ao desafiar a Capital de modo tão direto e público, pode ter suas conseqüências. Uma fagulha, que pode estar em chamas a qualquer momento.


Dessa vez, Suzanne foca a tensão do livro para um lado mais político. Sim, o livro continua com sua dose de ação e carnificina, mas há questões mais importantes a serem discutidas (Que eu não vou contar, logicamente). O suspense é muito bom. Vale ressaltar o crescimento dos personagens, que estão ganhando um novo espaço no livro. O surgimento do triângulo amoroso, as aparições assustadoras do Presidente Snow, o amadurecimento da mãe e irmã de Katniss e até os habitantes da Capital parece sentir algo estranho no ar... A própria Panem parece que a qualquer momento, levantará as cortinas e mostrar seu próprio show.

Com o aniversário de 75 anos dos Jogos Vorazes, é realizado o Massacre Quaternário. Uma edição de luta dos Jogos que acontece a cada 25 anos. Só que com todos os acontecimentos, há algumas mudanças na regras. E adivinhem que foi escolhido dessa vez para representar o distrito 12?
Não vou contar mais nada da trama, porque cada detalhe contado pode perder a graça na hora da leitura.

O livro é eletrizante e de tirar o fôlego, tirando as partes do monólogo da Katniss sobre quem ela deve escolher pra ser seu amante blá, blá, blá. Eu juro que se dependesse dela ela ficaria em cima do muro pra sempre.

Enfim, fica impossível de você não se maravilhar por esse mundo misterioso e arrebatador que é Jogos Vorazes. Em “Em Chamas”, Suzanne criou uma espécie de teias, onde ninguém consegue escapar. Nem o próprio leitor.

Mas o final é o grande momento do livro. O que foi aquele final? Nossa, sem comentários. Porque se eu já estava ansiosa pra Em Chamas, estou surtando por Mockingjay!

Então você que nunca leu Jogos Vorazes, tá esperando o que? Leia, agora!

PS. Já vou comentando que não gostei do título que a Rocco traduziu Mockingjay. “A Esperança” é tão novela da Globo... 


Confira o booktrailer de Em Chamas:



Bjs.

4 comentários:

  1. Oiee! Adorei a resenha! Em chamas me impressionou mais que Jogos Vorazes e esse final foi de enlouquecer! Também não gostei do título do livro, mas fazer o que né?

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Depois de terminar Jogos Vorazes eu precisava de Em Chamas na hora, mas resolvi adiar a leitura um pouco porque logo que acabasse eu iria ficar ansioso pra A Esperança (odiei o nome). E depois que você disse que o final é de enlouquecer eu vou adiar mais um pouquinho, hehe. Ótima resenha.

    http://booksandsecrets.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu preferia O Tordo, já que eles traduziram Mockingjay como Tordo, mas fazer o que...

    Jonatas se você quer ler Em Chamas é melhor ter do lado Monckingjay!

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto esta série de livros é mesmo boa, se o seu segundo livro continua tão bom ou mais que o primeiro, espero que "A esperança" consiga corresponder as expectativas de todos, vou deixar para ler essa saga quando já tiver comprado os que estão na minha lista.

    ResponderExcluir