Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Resenha: Diários de uma Paixão


Sinopse - Diário de Uma Paixão - Nicholas Sparks

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.

A história é sobre Allie e Noah e como seu amor enfrentou dificuldades e grandes desafios para vivê-lo.

Allie é uma jovem garota rica muito espirituosa, impulsiva, forte e divertida. Já Noah é um rapaz simples, tímido e um ser humano lindo. E claro acaba se apaixonando pela bela Allie e ela por ele. Eles vivem um lindo verão juntos d e muito amor até que os pais da moça são definitivamente contra este romance, pelo rapaz não poder dar um futuro de prosperidade financeira a altura que eles esperam para sua filha.
Então chega aterrível e avassaladora separação dos dois, Noah vai para a guerra e Allie vai para cidade e faz Faculdade de Artes e fica noiva de Lon Hammond, advogado e bem visto na alta sociedade, tudo que uma mãe capitalista quer para sua adorável filha.

O livro começa com Allie vendo o anúncio num jornal em que Noah posa para a foto colocando a casa dos sonhos dos dois a venda e então decide ir ao encontro dele, só que não vai ser tão fácil falar com ele novamente depois de todos estes anos e agora ela esta às vésperas de seu casamento com Lon e Noah perdeu seu pai. Será que existe uma segunda chance para um amor tão grande? E será que ele resistiu a todo este tempo de dormência?

A narrativa é simples de fácil assimilação, ele fala através dos olhos de Allie, e também do Noah. Os diários são de Noah que esta velho no asilo e passa a lê-los para sua esposa.
Nicholas Sparks passa todo o seu sentimento escrevendo um livro sensível que você: chora, ri, emociona e suspira a cada passar de página. No livro são levada em conta muito temas como a velhice, as complicações físicas que a idade traz, a experiência de vida e claro o amor em sua essência mais pura e o que ele é capaz de fazer, transformar, criar e até curar.

O autor traz toda a doçura de um amor tão sublime que custamos a acreditar se existe, será?
Como é de praxe o autor sempre coloca em seus livros “as cartas” e neste não seria diferente.  Em Diários de uma Paixão o autor expõe em inúmeras cartas a beleza do amor dos personagens, em que Noah e Allie trocam e não são recebidas por seus remetentes. Só algum tempo depois elas são lidas e emocionam a cada frase.

O livro é super indicado e se você for igual a mim, romântica (o) incurável!! Então não pode deixar de ler. E se você quer ler um romance que te faça sentir o amor em suas grandes dimensões, com certeza você encontrará nas páginas de Diários de uma Paixão.

Trecho:
“Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei uma pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.”
                                                                                                        Pág.: 02 by Noah


Nota do Filme

A adaptação ficou muito boa, o diretor Nick Cassavetes conseguiu captar a essência do livro. Os atores principais: Rachel McAdams e Ryan Gosling retrataram bem os personagens principais (Allie e Noah), que você identifica a personalidade de cada um e ao ler o livro você consegue imaginar os atores em suas brilhantes performance. E se você estiver na dúvida se ler ou assisti primeiro, a ordem não faz muita diferença. Eu leria o livro primeiro, mas como eu já tinha assistido, não quebrou o encanto como aconteceu em Querido John. Como tinha falado o diretor fez um ótimo trabalho nesta adaptação.

Dados do filme:
Título original: (The Notebook)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Nick Cassavetes
Atores: James Garner, Gena Rowlands (Allie Hamilton) Rachel McAdams, Ryan Gosling, Heather Wahlquist.
Duração: 121 min
Gênero: Romance

Assista o Trailer e não deixe de assisti o filme, é ótimo!!

12 comentários:

  1. Eu vi o filme, e o livro está bem na minha cabeceira, esperando sua vez... Já contei que to numa maratona de Nicholas? Já li Querido John, O Milagre, Noites de Tormenta e A Última Música. Faltam Diário de Uma Paixão, e Um Amor para Recordar. Dos lançados em português por aqui... Espero que os demais venham logo. Adorei a resenha, mesmo já conhecendo um pouco a história. Tenho consciência que os filmes dele são MUITO modificados, pois vi todos.

    Bjks! ;]

    ResponderExcluir
  2. Gente, é Nickolas Sparks! então tem que ser bom. Adorei a resenha e passa exatamente como vc se sentiu ao ler. Eu tenho o livro e vou tentar encaixá-lo na minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Diários de uma paixão é um dos meus livros favoritos! Adorei a resenha! E eu acho sim que esse tipo de amor realmente exista :D

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, por ela posso saber quão bom é o livro e vou dar uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o filme! Mas, o livro infelizmente irei demorar a ler, não que eu não o tenha... Eu tenho, mas quando comecei a ler, minha mãe o "roubou" e o levou para Maceió (onde ela mora), ou seja, daqui que ela devolva... :S Amo os livros do Nicholas Sparks, ele é um dos meus autores favoritos!!

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Próximas aquisições: todas os demais títulos do NICHOLAS SPARKS.

    \o/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro, mas to com tanta coisa urgente pra ler que ele está no cantinho, espero chegar a normalidade na leitura pra poder lê-lo.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha, gostei da temática do livro, mas tenho que tomar vergonha para começar a ler Nicholas Sparks, todo mundo fala muito bem dele apenas me falta tempo mesmo. Qual livro dele você mais gostou?

    Não sei se você jpa leu mais esse livro me lembrou "Água para Elefantes" em que o personagem conta a história dele num asilo, o livro é lindo e um dos melhores que já li.

    ResponderExcluir
  9. Danyyy... Sua resenha ficou ótima! Adoro a narrativa no Spaks, e com essa obra não deve ser diferente. Parece ser um livro muito emocionante e que proporciona muitos momentos de reflexões. Adorei! Esporo poder lê-lo em breve, de preferêcia quando eu ganhar a promo aqui no blog. hehe (pensar positivo é tudo! ^^)

    Bjão ;D
    Livretando

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha. O livro deve ser ótimo porque afinal, as histórias do Tio Nicholas são incríveis né? Ainda não li Diários da Paixão, mas com certeza lerei *quem sabe eu não o ganhe no sorteio aqui no blog* haha.

    bjs

    http://booksandsecrets.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Awnn, um clássico do romance, livro perfeito, filme perfeito, uma daquelas raras exceções onde tudo se encaixou perfeitamente e pouca coisa/quase nada se perdeu no filme. Um livro para se ter na estante sempre disponível para sempre bater saudade relembrar essa linda história de amor!

    ResponderExcluir
  12. mt lindo esse livro um dos melhores q li recomendo :D

    ResponderExcluir