Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Resenha: Desventuras em Série - Mau Começo


Sinopse - Desventuras em Série: Mau Começo - Livro Primeiro - Lemony Snicket

Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".



A história do livro é sobre as situações infelizes que os órfãos Baudelaire vivem desde a morte de seus pais num incêndio onde toda a casa fora queimada.

Violet é a irmã de 14 anos, uma grande inventora que sempre está proporcionando conforto e facilidades com suas invenções. Quando ela está em seu momento de criatividade amarra os cabelos com uma fita e trabalha nos seus inventos.
Klaus o irmão do meio, sempre amou ler livros na sua mansão com uma estante repleta de livros de todos os tipos e incontáveis.
Sunny a irmãzinha caçula morde tudo que encontra pela frente com seus dentes afiados era difícil encontrar algo que ela não gostaria de morder.

Os três irmãos tinham suas vidas felizes com seus inventos, livros e arte de morder. Até começar uma série de desventuras após o falecimento de seus pais. De início o Sr. Poe, conforme desejo do Srº e Srª Baudelaire, leva as crianças para serem criadas pelo parente mais próximo e neste caso é o Conde Olaf um primo distante. Um sujeito estranho, feio, rude e com uma tatuagem no tornozelo em forma de olho, é escolhido como tutor legal das crianças. Ao chegarem à casa do Conde notaram que ela é velha, suja  e maltrapilha e ele parece receptivo ao vê-los. Mas não se engane este ser horripilante maltrata as crianças, as fazendo trabalhar o dia inteiro com serviços domésticos, as ameaça, bate nelas fazendo-as sofrer demais. Mas por que cuidar de crianças que não as suporta? O Conde Olaf esta interessado é na fortuna, herança dos Baudelaire e por isso é capaz das mais sórdidas atitudes para consegui por suas mãos no dinheiro.

A narrativa do livro fui rapidamente pelos eventos infelizes que acontecem com  a Violet, Klaus e Sunny. O autor trabalha muito bem seus personagens e ambiente fazendo tudo se encaixar perfeitamente.
A pequena Sunny me chamou muita atenção pelo fato de comunicar-se, através de gemidos que só seus irmãos entendem e que o autor explica o que ela esta dizendo.
Lemony faz questão de explicar cada parte do livro, não de forma cansativa, mas que faz o leitor aproveitar bem toda a leitura. Cada palavras ou frase que o autor escreve mostra o que realmente cada personagem quis dizer,o sentido real de cada fala. Achei muito interessante, atribuindo aspectos de realidade aos seus personagens.

É um livro que indico e muito, por possuí uma leitura envolvente, clara (sem rodeios) e já vou avisando sem final feliz. Como o próprio autor diz: “Se espera histórias felizes com seu lindo final feliz este livro não é para você, pode fechá-lo e ler outro livro do seu agrado”

O Filme
Amei a adaptação, claro que não é uma cópia fiel, afinal é uma “adaptação”, neste filme: “Desventura em série” foram adaptados os três primeiros livros: Mau Começo, Sala dos Répteis  e O Lago das Sanguessugas.

Neste filme tem uma certa misturada na seqüência: começa com o primeiro, depois o 2° livro, depois o 3º livro e o desfecho vem com o final do 1º livro, achei estranho esta seqüência. Eu não li todos os livros, mas pra quem já leu acho que não ficou tão ruim assim.
Pela leitura do primeiro livro, na minha opinião o filme ficou muito bom. Os personagens foram muito bem interpretados, o Conde Olaf por Jim Carrey foi brilhante em sua atuação mostrando toda a frieza, sarcasmo e maldade do Conde.

Achei uma diferença no trato do Conde com Sunny, no livro ele a trata como criança (claro com suas maldades), mas no filme ele a compara a um macaco ( o que foi bem hilário), bem diferente do livro.
O filme também é muito indicado, não sei se irão fazer o segundo filme, afinal são 13 livros, mas acredito que com o desfecho do filme dá para encerrar. Mas gostaria muito de ver uma continuação. 

Elenco: 
Jim Carrey (Conde Olaf)
Meryl Streep (Tia Josephine)
Jude Law (Lemony Snicket - Voz)
Emily Browning (Violet Baudelaire)
Liam Aiken (Klaus Baudelaire)
Kara Hoffman (Sunny)
Timothy Spall (Sr. Poe)
Billy Connolly (Tio Monty)
Deborah Theaker (Justice Strauss)
Deborah Theaker (Sra. Poe)
Jennifer Coolidge (Integrante Da Trupe Do Conde Olaf)
Luis Guzmán (Integrante Da Trupe Do Conde Olaf) 
Assista ao Trailer

10 comentários:

  1. Eu simplesmente amo essa série. Li há alguns anos já, e acompanhei os lançamentos em português a partir do 10º. A narrativa de Lemony e fantástica e nos leva pra dentro da história. O humor ácido e as brincadeiras que faz com jogo de palavras, e o mistério todo... Enfim... Eu gosto de tudo... Até da presepada que ele fez com a identidade dele dentro da história e na vida real. Eu tb SUPER RECOMENDO!

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim! Tb gosto muito do filme, que tenho em DVD! Direção de Arte nota mil!

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Eu assiti ao filme e só depois fiquei sabendo que era adaptação de um livro, o primeiro de um série para ser mais exato.
    Achei legal o filme mas acredito que livro seja melhor! Bem melhor!!

    Um abraço.
    Jonathan Henrique
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  4. Ai Dani amei sua resenha, pois também li Desventuras em Série - Mau Começo e olha que li em uma tarde de tão envolvida com a história e com a narrativa do autor. Gosto muito desta série! Pena que os livros são tão caros!
    O filme me agradou bastante, quando ele passa na tv aberta sempre dou uma paradinha para assistir! Risos
    Cheiros da Serena!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou doida para ler a série, mais ainda não li nenhum livro sequer. Mas o filme eu já assisti - e vem daí meu interesse. Achei entranho você mencionar a ordem que o filme seguiu, essas adaptações, vou te contar! Anyway, adorei a resenha. *-* Vou querer ler, está super na minha listinha (apesar de não ser lá um livro facílimo de encontrar). Beijos!

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Ah, assisti o filme primeiro e confesso que achei super legal. Só depois de um tempo descobri que tinha uma série de livros e desde então estou louca para lê-los, porém nunca acho nenhum dos livros em preços amigáveis 'Haha. Enfim, a resenha ficou ótima xD

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler essa série, mas quando penso na quantidade de livros, fico morreeendo de preguiça!
    mas um dia lerei! rsrsrs


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. -' Um filme com uma dramatização otima que nós faz senti na pele oque os irmãos passam, e tembem é um filme bem trabalho ;d

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Exclui meu comentário porque tinha muito erro de português graças ao meu teclado maravilhoso que só me atrapalha --'... mas voltando a resenha..
    Já ouvi muito falar sobre esse livro, já o filme nunca vi mas lembro de ter recebido boas críticas, pela sinopse da para ver que é um livro bem direto e que envolve o leitor. Parece ser uma boa leitura, vale a pena ler.

    ResponderExcluir