Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Especial: 13 Dias com Vampiros


Ola pessoal!!
Vamos começar nosso especial: “13 dias com vampiros”, vamos conhecer mais sobre estes seres sedutores, sombrios, noturnos e bebedores de sangue. Claro que alguns brilham no sol, queimam e morrem no sol ou usam um anel encantado que os permitem andar sob a estrela da manhã: SOL.

Tradições
Decidi começar com Bram Stoker, os vampiros se alimentam de sangue (preferencialmente humano), transformam-se em morcego, são sedutores, podem controlar animais e o sol os destroem queimando até virar cinzas.
O Conde Draculia (nome original), é originário da Romênia e foi um guerreiro que lutou pela Igreja e tinha a fama de ser terrível por empalar seus inimigos vendo-os sangrar até a morte e muitas vezes fazia suas refeições assistindo este “espetáculo grotesco”. Mas o Terrível Conde, amava sua bela noiva que por informações erradas pensou que  o seu amado guerreiro tinha morrido numa batalha e ela por não suportar tamanha dor atirou-se da janela, morrendo. Ao saber do suicídio de sua noiva ele rompe ligações com a igreja e nega a Deus fazendo um pacto diabólico numa vida imortal, bebendo sangue e não vendo mais a luz do sol: Drácula.

Bram Stoker tornou-se a base para muitas literaturas vampirescas dentre elas a Diva Anne Rice, começando suas crônicas vampirescas com a obra Entrevista com Vampiro. Entre os “tradicionais” vampiros podemos citar também: Samuel Taylor com sua obra Christabel, Lord Byron com The Giaour, Fergus Hume com A Creature of the night, E.T.A. Hoffmann com Aurelia, Stephenie King com A Hora do Vampiro e muitos outros ao longo desses séculos.


Modernidades
Recentemente podemos observar que mudaram alguns estilos dos vampiros como os da Stephenie Meyer que não precisam se alimentar essencialmente de sangue humano, fazendo sua “dieta vegetariana” de sangue de animais. Outro ponto é brilhar no sol, o que causou muita revolta aos fãs da literatura vampiresca, entretanto temos os vampiros de Blade que usam protetor solar para sair no sol!FALA SÉRIO!! Protetor solar foi muita apelação e mesmo assim tem muita gente que gosta e estes mesmo fãs abominam crepúsculo porque brilham no sol. Outros vampiros que se destacaram foram os da série Diários do Vampiro da autora Lisa Jane Smith que incrementa seu enredo adicionando bruxos e lobisomens. Eu percebi algumas semelhanças dos vampiros da Lisa com os da Anne Rice, porém L.J. muda algumas condições vampirescas criando possibilidades para os seres imortais com o auxílio muito importante dos bruxos.

Enfim não me prolongarei mais, pelo fato de que vocês irão conhecer deste universo através deste blog ao longo destes 13 dias.

Como participar e Concorrer a brindes?

Como queremos mais a participação de vocês, nossos queridos leitores, pedimos a interação de vocês, principalmente através dos comentários adoramos saber o que pensam sobre nossas resenhas e outras colunas que escrevemos no blog.

No final, no 13° dia teremos a grande promoção para concorrer à um livro: Lua Nova + Poster com a capa do filme e outros mimos, então como dica comentem em todos os posts começando com este.
E para inaugurar este especial sortearemos entre os comentaristas deste post, marcadores diversos é bem fácil: comentem e no final do comentário informe seu email, e claro todos os participantes têm que ser seguidor do blog.

O Especial começa hoje 28/07/2011 e termina 09/08/2011 completando os treze dias.O resultado do sorteio entre comentáristas deste post será divulgado no final do especial, todos têm até o último dia do especial para comentar!!

Então Boa Sorte a Todos!!! Leiam e Comentem!!!

10 comentários:

  1. ADORO vampiros, ADORO criaturas sobrenaturais e achei muito legal essa resenha que vocês fizeram sobre esse seres que podem quase tudo. Vocês citaram Anne Rice que é uma diva em literatura vampiresca. Adorei mesmo!

    leticiacfs94@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei o post :D Acho bem legal essa "mudança" dos vampiros modernos, mesmo achando que algumas ficaram meio estranhas, mas fazer o que né?! E adorei a foto que tem o Damon, divo *----* 'Haha. Enfim, a iniciativa para mais comentários é bem bacana, espero que dê certo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  3. Entrevista com O vampiro!!!! (surta pelo Tom Cruise) Dany, amei a idéia! Ficou bem legal. Claro que é um assunto que todo mundo gosta um pouco, então é claro que vou participar! (eu vi o Damon tbm! Surta pela segunda vez!!!)

    Beijos

    monikarenmelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dany! Adorei seu post! Muita informação, muita coisa legal! Realmente a-m-e-i! Essa ideia que vc teve é ótima! Só me chamou atenção uma coisa: quando vc fala dos vampiros de Bram Stoker, está, na verdade, se referindo ao filme de Coppola, não é? Porque, no livro de Bram Stoker mesmo, não há essa parte da noiva, de negar a igreja, etc. Os vampiros também não são sedutores: o próprio Drácula, no livro, é horroroso! rsrsrs... É muito diferente o livro do filme, sabe? No filme, Mina é seduzida pelo conde; no livro, não há amor nem sedução entre os dois. Na verdade, pela primeira vez, gostei mais de um filme que do livro... Vale a pena ler o livro e comparar com o filme.

    ResponderExcluir
  5. Marcela eu me basiei por um artigo que li na net e pela HQ que estou lendo,e tem bastante influência do filme que assisti e de outras histórias sobre Drácula que li ao longo do tempo.Infelizmente ainda não li o livro,mas lerei em breve. Espero que tenha gostado e continue nos acompanhando nesses "13" dias com vampiros!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei não só da ideia dos 13 dias com vampiros, mas também do blog todo, Dany. Já incluí na minha lista de blogtour. Parabéns pelo seu trabalho!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia da semana 13 dias com vampiros! Muito chique! *__*
    Tem seres mais encantadores e sombrios que os vampiros?! Muita gente diz que vampiro hoje é modo, mas temo discordar, vampiros nunca saíram de moda e do imaginário humano! Bram Stoker e Anne Rice comprovam bem isto.
    Começando a acompanhar toda a semana! *__*

    Cheiros da Serena!

    ResponderExcluir
  8. Oii. Adoro vampiros, acho que a maioria gosta atualmente né? rsrs
    No entanto, muitas séries da modernidade não me atraem e se atraem não é por muito tempo.
    Mas não tem como não gostar do Bram e da Rice, são símbolos de quem pode-se construir um bom enredo com vampiros.

    Beijos,
    Mah - Livro e Coração

    ResponderExcluir
  9. Adore o post sobre a tradição e modernidade dos vampiros, principalmente porque hoje em dia a maioria só conhece crepúsculo e esquece que há muito mais no universo dos vampiros!! Post muito bom e teve até sorteio \o/

    ResponderExcluir