Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dicas de Leitura de Dentes Afiados


Apesar de Bram Stoker não ter criado o vampiro em si, ele deu uma base para os escritores modernos que bombardearam com obras vampirescas, que logo  sofreram suas prórias alterações. O vampiro veio desde pré-história com milhares de versões sobre esta.
 
Histórias contam do demônio Lilitih que ganhou na era contemporânea uma imagem mais vampiresca. Devido a seus hábitos noturnos, devorar crianças, causadora de pragas e balbúrdia e etc.

Pois Lilith foi considerada a primeira mulher de Adão, mas esta o rejeitou e resolveu se juntar aos Anjos Caídos do que ser submissa a Adão.
E alguns a retratam como a possível serpente.

Enfim.

 Varney, O Vampiro escrito por James Malcolm Rymer que teve sua obra publicada em 1847. Tirando a elegância (Criatura extremamente horrenda...), vemos que mesmo antes de Bram Stoker, o vampiro já era, digamos, padronizado.

Varney, se alimenta apenas de mulheres.
Logo após Drácula, surgiram vários autores como Anne Rice, Stephan King e outros. E com a chegada de Crepúsculo, novos e antigos autores tiveram destaque, como L.J. Smith, J.R. Ward, Charlaine Harris, Richelle Mead e outros. 

Drácula

Pulamos a introdução vamos agora para a dica de alguns livros, que apesar das origens serem diferentes, eles tem algo em comum. Os vampiros, é claro.


Night Huntress – Jeaniene Frost


“A meia-vampira Catherine Crawfield está indo atrás dos mortos-vivos como uma vingança, esperando que um destes sem batimentos cardíacos seja seu pai- o responsável por arruinar a vida de sua mãe. Então ela é capturada por Bones, um caçador de vampiros, e é forçada a uma profana parceria.”

Ambientado no ambiente urbano, onde passa a história de Cat, que é uma meia vampira (sua mãe uma humana e o pai um “morto-vivo”). Há outras criaturas na história, como ghouls, fantasmas, demônios e etc. A própria protagonista julga os vampiros como seres malignos, mas ela descobre que nem todos são assim. A série acabou de ser lançada no Brasil pela Novo Século.
Academia de Vampiros – Richelle Mead



"Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola (...)"  

Com base folclóricos dos Bálcãs, sendo os vampiros divididos em três. Dhampir, Moroi, Strigoi. Sendo Dhampir os meio-vampiros que podem ficar sobre o sol, não bebem sangue e tem uma aparência mais, porém mais ágeis que humanos comuns, e são os guardiões. Moroi são os vampiros da “realeza” que além da aparência (imagine aqueles modelos magérrimos sem levar sol por um ano), apesar de não TORRAR no sol eles são sensíveis a ele, e bebem sangue. E por fim, Strigois que são parecidos com os vampiros tradicionais, não saem ao sol, bebem sangue, enfim... São do mal. A diferença entre Moroi e Strigoi é que, Strigoi mata quando bebem o sangue já os Moroi não. Então se um Moroi fizer isso ele irá se transformar em um Strigoi. Simples. E o vampirismo é genético, portanto você nasce um vampiro. Com exceção dos Strigois que são transformados. E Dhampirs não procriam apenas Dhampir + Moroi e Moroi + Moroi. Pelo menos a Richelle não falou nada de Strigois procriarem... No livro tem outros termos, como as Meretrizes de Sangue que são consideradas a ralé da sociedadae, por dar sangue no ato sexual. 

Irmandade da Adaga Negra – J.R. Ward

"Nas sombras da noite, em Caldwell (Nova Iorque) se desenrola uma sórdida e cruel guerra entre os vampiros e seus carrascos. A Irmandade e seus caçadores e os assassinos. E existe uma Irmandade Secreta de seis vampiros guerreiros, os defensores de toda a sua raça. Nenhum deles deseja aniquilar a seus inimigos com tanta ânsia como Wrath, o campeão da Irmandade da Adaga Negra. "
 
A transformação acontece, quando se tem sangue de vampiro nas veias e beber mais sangue do sexo oposto. É um romance adulto envolvente, com batalhas, ação, erotismo e um punhado de homens viris!

A Caçadora – Vivianne Fair

"Jéssica tinha uma vida simples de secretária, até descobrir que seus pais – um tranquilo dentista e uma calma professora de ensino médio – eram na verdade caçadores de vampiros. Depois de ser chantageada por eles com dinheiro e para seguir a tradição da família, acaba sendo obrigada a viajar para Pensilvânia para provar de uma vez por todas que vampiros não existem e que seus pais precisam de terapia. Inscreve-se em uma universidade onde o suposto vampiro atua e é obrigada a passar por adolescente. Faz amigos estranhos, conhecidos por otakus, e é perseguida por líderes de torcida, que é uma das maldições que carrega – arrumar encrenca com qualquer um que seja popular, mesmo sem querer. Embora não acreditando, acaba por começar a cumprir sua obrigação, seguindo um rapaz que só pode ser vampiro – pálido, lindo, só sai à noite e tem cara de que usa muito delineador.”

Só pela sinopse você vê o que te espera. Leve, cômico e fofo, ótimo pra quem tá querendo um livro pra passar o tempo. Além da menção de outras obras, deixa à narrativa ainda mais divertida.

Crônicas Vampirescas – Anne Rice


"Crônicas Vampirescas é o nome dado a um conjunto de obras da escritora Anne Rice, que narra a história dos vampiros Lestat, Louis, Armand, Marius, entre outros. São 10 volumes mais 2 vol. das novas histórias."
Sem comentários. Anne Rice, apenas.

Vale ressaltar as série da badass Anita Blake e a Saga Darren Shan, apesar de ter trocentos livros (ok, mais de 20 livros) são muito legais, pena da pouco divulgação que a editora (Rocco) promove.

Por enquanto, isso é tudo pessoal. E fiquem ligados, por que o Especial: 13 Dias com Vampiros só está começando. 

Bjs.

4 comentários:

  1. Jpa li algumas coisas da Anne Rice e ela é sempre muito elogiada! Anita Blake já ouvi maravilhas sobre o enredo e apesar de tantos livros, ainda lerei a série!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o "sem comentários" para a Tia Anne, claro que ela despensa apresentações, toda a série de vampiros dela é perfeita.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Tinha lido algo sobre essa série Night Huntress – Jeaniene Frost há um tempo, mas tinha perdido o nome e não lembrei mais. Vou dar uma conferida.

    Aii menina, vou começar a ler IAN, estou super animada com isso. A J.R. Ward é muito boa, já li outros livros dela e me apaixonei.

    Anne Rice é dever de casa para todo amante de Vampiros, simplesmente demais.

    Beijos,
    Mah

    ResponderExcluir
  4. Post muito bom, Anne Rice é um excelente autora e seus livros são o clássico do bom universo vampiro. Já Vampire Academy é a minha série de livros sobre vampiros preferida, assim que eu puder irei adquirir todos os livros da saga. A saga Irmandade da Adaga Negra ando ouvindo falar muito bem dela, talvez eu a leia futuramente. Parabéns pelo post, excelente!!

    ResponderExcluir