Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

[RESENHA] - O Guia Do Mochileiro Das Galáxias


O Guia Do Mochileiro Das Galáxias
Douglas Adams


O que me chamou mais atenção: o livro já tem 30 anos de lançado! E, como o prólogo diz, é uma “trilogia de 05 livros”. Comprei a coleção assim que o preço deu uma baixada (ainda assim, uma semana depois o preço baixou mais R$ 30,00 – damn it!!). Demorei muito para começar a ler o primeiro volume da coleção, pois sempre colocava outros livros na minha lista de prioridades, mas agora chegou a vez dele. Li o volume 01: O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS, e vim aqui comentar.

Primeiramente: o livro é agradável. Fino, letras garrafais e pessoas de qualquer idade podem lê-lo, sem restrições. Mas isso, só se tiverem coragem... rsrsrs Isso porquê o livro é bobinho. Pense em coisas futéis, eleve a nona potência: é mais ou menos o teor desse livro.

Você começa a leitura sem acreditar como pode estar lendo coisas tão bobas, mas continua a ler, pois espera que o livro melhore. Mas ele não melhora. Coisas ainda mais loucas (muito mais) começam a acontecer e você chega a revirar os olhos e pensando “É sério isso?! Não tem graça, minha gente!!”. Bem, é exatamente esse o outro ponto: o humor do livro é infantil. Se você acha graça em piadas com trocadilhos bobos, ironias sem noção e coisas ilógicas acontecendo, esse livro será uma boa pedida.

O Guia Do Mochileiro Das Galáxias pode fazer você esboçar uma leve menção a um sorriso no rosto, com uma ou outra piada, mas isso se você tiver um mínimo conhecimento sobre ciência, matemática e astronomia. E se você for nerd, é bem capaz de você dar uma ou no máximo duas gargalhadas. Mas ainda assim, qualquer outro livro seria melhor pedida do que esse aí. Só pare pra lê-lo se não tiver nenhum outro como opção. No meu caso, vou demorar muito tempo pra ter coragem de ler os outros quatro livros da coleção. Mas vou lê-los por questão de honra ao dinheiro que empreguei na compra. Kkkk Pros nerds corajosos: boa leitura.

“Aqui fala Prostetnic Vogon Jeltz, do Conselho de Planejamento do Hiperespaço Galáctico. Como todos vocês certamente já sabem, os planos para o desenvolvimento das regiões periféricas da Galáxia exigem a construção de uma via expressa hiperespacial que passa pelo seu sistema estelar e infelizmente o seu planeta é um dos que terão de ser demolidos. O processo levará pouco menos de dois minutos terrestres. Obrigado.”

PS 1: Tenho sérios motivos para suspeitar que o desenho FUTURAMA foi uma cópia BEM FEITA e FELIZ deste livro. Que bom.

PS 2: Atenção pra foto que postei aqui, e que achei no Google Imagens. Provavelmente é o Marvin, o robô depressivo e melodramático do livro. É o único personagem interessante e realmente engraçado neste livro. A pena é que ele é subjulgado e tem um papel ínfimo. Ele lembra muito o Bender (Futurama).




Aldrêycka Albuquerque

http://dreycka.blogspot.com
 http://oestranhocurioso.blogspot.com

11 comentários:

  1. Eu me pergunto é: "como você não gostou do livro?"
    Ri muito com o primeiro livro, não só eu como muitas pessoas que eu conheço, as piadas são muito bem boladas.
    Quem gosta minimamente de ficção científica se delicia com o livro, o jogo de palavras do autor é fabuloso, e sua brincadeira com a lógica positivista é fantástica. A maneira como ele se utiliza de nosso cotidiano para tirar onda de nosso modo de pensar...
    Ainda não terminei de ler a coleção, mas é uma história que sempre recomendo. Vale a pena sim!!

    Abraços,

    Thyeri Bione
    www.restaurantedamente.co.cc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa-me à dona do blog, mas também não consigo entender como não gostar dessa série genial...
      Muito estranho rotular tão fortemente o conteúdo aos nerds somente... (sim, sou nerd, sempre fui... antes de ser modinha... kkkkk)... creio que serve para todos os públicos, apesar de que algumas coisas não serão facilmente entendidas...
      O livro é muito bem escrito, piadas - com tudo e com todos - bem feitas... uma sátira com o nosso modo de viver... extrapolando para a galáxia características do nosso mundo! Sacadas geniais!
      Mas é bom ter opiniões diferentes e gostos diferentes... é assim que se faz o mundo... se fosse todo mundo igual, seriamos robôs!
      Vamos que vamos...
      (desculpa se ficou confuso...)

      Excluir
    2. Ola!!!
      Weigler, também concordo que é bom ter opiniões diferentes, entendi sim o que falou, porém este livro foi lido apenas pela Aldrêycka(o blog é composto por mim: Dany, e duas colaboradoras Drêycka e Larissa) e esta é a opinião dela, ainda não li, mas quero muito. Já assisti ao filme que achei demais!! Aqui no blog tem resenha do filme que eu fiz. Não ficou confuso eu entendi, obrigada por comentar.
      Bjos
      Dany

      Excluir
  2. Não achei nada disso do livro. O que se tem que ter em mente quando o lê é que o enredo tem como objetivo fazer uma crítica engraçada e debochada da nossa forma de viver. Eu terminei de ler o livro ontem e achei muito bom e me diverti bastante.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que tem gente que gostou desse livro.
    Que bom que temos opiniões diferentes.
    :D

    ResponderExcluir
  4. Dani, recomendo você maneirar na sua crítica quando você não gostar de um livro, tente sempre mostrar os pontos negativos, ou seja, o que você não gostou, os positivos que sempre tem, e no final, se o livro não te agradou, recomendar para quem você acha que é o público alvo deste livro. E nunca desencoraje outras pessoas a lerem uma obra, pois nem todo mundo tem o mesmo gosto literário.
    Espero que não fique chateada com a minha crítica, sabe que te adoro!
    Cheiros da Serena!

    ResponderExcluir
  5. Como está bem escrito no prefácio do livro, ele não é pra quem quer, é pra quem pode. Exige uma certa desenvoltura pra lê-lo e ver o que realmente há de bom, se não, o que resta são realmente ironias desinteressantes e piadas sem noção. Quando na verdade, ele, Deouglas Adams, bota um teor de fisica, outro de biologia pra criticar a sociedade, soltando de leve perguntas como "Como essa porra foi ficar deste jeito?". Não que você precise ser um gênio, mas precisa ler com a mente aberta, e não esperando piadas idiotas, se não, é só o que você vai encontrar.

    (E como pode-se ver, você gosta de romances, cuidado nas criticas, principalmente quando é um livro que nem do genero você gosta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não gostou do livro é porque não entendeu. simples assim.

      Excluir
  6. Muitas opiniões controversas sobre esse livro, é o tipo de livro que você só vai saber realmente o que pensar dele quando o ler, que é o que pretendo fazer quando tiver tempo e não tiver nenhum livro mais interessante. Obrigada pela opinião sincera na resenha!

    ResponderExcluir
  7. Realmente controverso. Não li, não posso falar nem bem nem mal. Um dia irei ler e espero gostar. Tenho a impressão que não vou detestar como você Aldrêycka, mas também não vou amar como Thyeri e Monique. Um dia vou saber.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olha cara essa é a sua opinião , não fale como se fosse verdade absoluta , ninguem tem culpa se você nao tem bom gosto pra leitura.
    E colocar uma parte do livro pra mostrar que você está certo, quem nao leu o livro vai ficar perdido msm até pq o todas as piadas e momentos irônicos são co-relacionados.

    ResponderExcluir