Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O grande abismo

         Esse livro começa com uma viagem que o personagem-narrador faz num ônibus através de dimensões e por elas, ele as descreve: o lugar e entre espíritos e fantasmas ele conta sobre céu e inferno.
       Os fantasmas de pessoas mortas na terra, trazem os sentimentos humanos, e assim a conversa deles com os espíritos para desapegar-se desses sentimentos terrenos e evoluir, para continuar em frente seja no céu ou no inferno.
      O Profº George Macdonald (escritoe de obras infantis que mais influenciou Lewis) é o seu guia por estas dimensões. Ele ver diversos fantasmas tira lições de viads, vendo o quê fizeram para merecer o céu ou o inferno. O que mais me chamou a atenção foi a vida da Senhora Sarah Smith, muito formosa e bondosa, dedicou sua vida à cuidardo marido e por mais que tentasse não consegue que ele proceguisse com ela para a felicidade eterna, pois ele sempre se apegou à compaixão piedosa para chantageá-la e na sua infância fez o mesmo com suas irmãs, atormentando-as.
És o trecho:
" - De usar a compaixão, a compaixão de outras pessoas, da maneira errada. Todos fizemos um pouco isso na terra,você sabe. A compaixão deveria ser um impulso que impelisse a alegria a ajudar a miséria. Mas ela pode ser usada ao contrário também,como um tipo de chantagem. Aqueles que escolhem a descgraça podem usar a alegria como um meio de conseguir a compaixão......
..... - Não posso amar uma mentira - disse a Senhora. - Não posso amar aquilo que não existe. Minha morada é oAmor, e não sairei dela." Cap. 13 pág. 135 e 136.


      Enfim, o livro é uma alusão à obra de Dante " A divina comédia"  por uma visão evangélica, onde mostra as consequências e as escolhas do modo de vida que escolhemos viver.
      Na minha opinião, no começo desta narrativa não gostei, achei intediante, mas proceguindo lá para o meio do livro comecei à gostar muito e o desfeicho faz o livro valer a pena lê-lo.

" É por isso que, no fim de todas as coisas, quando o sol nascer aqui e o crepúsculo se transformar em trevas acolá, os Bem-avaenturados dirão: "Jamais vivemos em algum lugar que não fosse céu". E os Perdidos: " Sempre estivemos no inferno". Ambos  estarão falando a verdade". Cap. 09 pág. 83.

3 comentários:

  1. O grande abismo, acredito eu, é uma alegoria a impossibilidade de se unir céu e inferno, a tudo aquilo que nos afasta de Deus e a impossibilidade de se entrar no céu levando aquilo que pertence ao inferno, seja o céu aquele local que, segundo a Bíblia, terá ruas de ouro e onde Aslam enxugará dos nossos olhos todas as lágrimas, seja um estado de espírito a ser vivido aqui na Terra mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que dá pra percerber, é um daqueles livros que raramente ouvimos falar mas quando por acaso o descobrimos, chegamos a nos surpreender. Gostei dessa alusão a Dante, pois sou fã de "A divina comédia". Esse livro dá um certo receio por ele estar julgando as pessoas já que algumas coisas vai das crenças de cada um, mas gostei do trecho da Senhora Sarah Smith. Vou adicionar na minha lista de futuras adesões.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante, gostei. Realmente seria uma leitura bem diferente =)

    ResponderExcluir