Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Resenha: Uma Longa Jornada

Neste livro acompanhamos a estória de dois casais, que embora em épocas distintas, compartilham um amor que sentem pelos parceiros capaz de ultrapassar os tempos.

Ira e Ruth se conheceram no período da 2º guerra mundial e se apaixonaram, embora as dificuldades, continuaram casados até Ruth partir. Nove anos se passaram e Ira sente falta de sua amada, e ele aos noventa e um anos de idade sofre um acidente, e de repente sua esposa aparece no banco do carona, relembrando fatos importantes de suas vidas. Sobre este casal acompanhamos as alegrias e tristezas de suas vidas juntos. Foi emocionante acompanhar a vida do Ira, ele é um homem gentil, doce, companheiro que sempre fez de tudo para que Ruth fosse feliz.

Sophia, uma garota de Nova Jersey, frequenta o último ano de faculdade e esta arrasada pelo desgaste do término do namoro com Brian. Márcia, sua melhor amiga, a convence a ir a um rodeio popular, durante a festividade Brian a constrange e Luke, o caubói, a salva. Eles são tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidos que acabam se aproximando. Sophia pensa que isso nunca irá dar certo, mas os dias com Luke se tornaram os mais felizes e ele corresponde a esse sentimento que nasce sem se esperar, e acaba preenchendo os dois.

Luke é um personagem calmo, gentil e que tem um sério problema com sua mãe, os dois já não conseguem se falar como antes e a situação fica cada vez mais sofrida, ele tenta contornar a situação da melhor maneira possível, porém não abre mão do que esta decidindo.
A tensão entre mãe e filho é percebida por Sophia, a qual procura saber quê segredo causa esse clima tão pesado na família. Sophia é uma boa moça que resolve seguir seu destino saindo da casa de seus pais e tentar fazer seu futuro, só que sua insegurança atrapalha um pouco, mas seu relacionamento com Luke traz alegria e positividade para sua vida.

A narrativa do Nicholas é doce e te faz refletir a cada página, ele é descritivo sem ser maçante. Um fato que é idêntico aos dois casais são as mulheres serem apaixonadas por arte. Ruth é professora e fascinada por obras de arte, Sophia esta se formando em Artes. Essa característica deu uma sensibilidade marcante nas duas personagens e na estória.

Duas estórias que se mesclam na leitura e traz reflexão sobre amor, família e o poder que temos de escolher e dá um rumo em nossas vidas, a responsabilidade de decidi e conviver com suas consequências. Muito bem recomendado, Sparks sempre emociona com suas estórias maravilhosas.

Quote:

“Em outro lugar, em outro tempo, eu enxugaria as lágrimas do rosto com as costas da mão. Mas aqui e agora, essa tarefa parece impossível.”   Pág.: 109

4 comentários:

  1. Pelo o que o povo anda dizendo, esse livro o Sparks finalmente veio com o estilo dele de escrever.
    Ainda bem porque eu ja estava cansada dos outros!!!
    Vou tentar ler por esses dias, mas desde ja digo que adoro a sinopse dele!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a escrita do Sparks, o cara gosta de me fazer chorar. haha Esse livro parece ser bem interessante e emocionante também, fiquei bem curiosa pra conhecer o Ira e a Ruth, Sophia e Luke. E o porquê do afastamento de Luke com a mãe.
    Sobra a capa quando a vi um tempo atrás, não tinha curtido muito, mas agora tô adorando! haha

    ResponderExcluir
  3. Se eu disse que até agora não li um livro do Nicholas eu vou ser linchada ? kkkk Sério, não li nenhum, mas tenho até uns dois em minha prateleira, só não li por falta de tempo. Esse eu não tenho, mas deve ser uma linda estória dos dois casais.

    ResponderExcluir
  4. Com certezaa o Nicholas deve ter vindo arrasando nesse novo livro. Ainda não tive a oportunidade de ler esse, mas o que esperar de um Nicholas Sparks? Com certeza deve ser de emocionar o livro.

    ResponderExcluir