Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Resenha: Um Gato de Rua Chamado Bob

"Um gato de rua chamado Bob" é o primeiro e escrito pelo britânico James Bowen e lançado no Brasil pela editora Novo Conceito. Nele vemos a tradução de um dos livros que fez bastante sucesso quando lançado em 2012.

Após passar várias semanas no topo da lista de best-sellers, o livro finalmente chega em português para curiosamente contar a história de Bowen e toda a sua luta para se livrar das drogas com o apoio de, na época, um recém e e incomum amigo. Após esbarrar com um gato na porta do seu apartamento, Bowen acaba por adotá-lo e tem sua vida alterada de forma bastante profunda.

É a partir daí que toda a sua vida muda. Bowen, um usuário de drogas em processo de reabilitação, acaba acomodando Bob - o gato - em seu apartamento e sua vida e com isso tendo sua rotina de cabeça pra baixo. O livro conta basicamente então, todas as dificuldades e preocupações dele em cuidar do seu amigo bichano dado sua situação de morador de rua.

É aí que entra toda a sutileza da coisa. Aparentemente ser morador de rua em Londres (local onde se passa toda a história) é bem diferente de ser morador de rua no Brasil. Não que seja mais fácil, mas aparentemente é menos árduo dado às assistências e oportunidades que lhe são apresentadas durante a narrativa. Isso entretanto não diminui a qualidade e e profundidade da história, só a torna pouco chocante para nós, habitantes do terceiro mundo.

Outro ponto importante é que, apesar de ter sido co-escrito por um escritor profissional, o desenvolvimento do livro não é algo emocionante ou tocante ao extremo mesmo para os mais aficionados por gatos como eu. Em alguns momentos a história detalha momentos desnecessários e deixa de ressaltar fatos mais importantes como a própria vida do autor.

Um último comentário: para aqueles que acham que vão entender o que se passa na cabeça do felino e como ele reagiu a tudo, tenham calma. Esse livro é uma autobiografia de Bowen em que Bob se apresenta como coadjuvante. É fato que ele tem um papel importante mas ainda assim é um ator qualquer. Não é de se esperar que o próprio Bowen lançou esse ano outro livro (The World According Bob) em que, nesse sim, ele tenta mostrar a perspectiva do gato.

Resumidamente, "Um gato de rua chamado Bob" é um livro com leitura fluida e não muito trabalhada que deve agradar a todos que querem uma história soft de drama e recuperação quando tudo parece estar dando errado.

Escrito por André Muniz
@andremuniz

5 comentários:

  1. Sempre muito legal suas resenhas, André! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mostrar a perspectiva do gato. Ah. Tá certo, então, rs. Cara, eu tô com esse livro aqui, mas com uma preguiça do tamanho do mundo de lê-lo.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Até gosto de livros assim, mas imaginei esse totalmente diferente. Depois de tantos comentários. rs Mas ele não me chamou muito atenção não.

    “o próprio Bowen lançou esse ano outro livro (The World According Bob) em que, nesse sim, ele tenta mostrar a perspectiva do gato.” Mas vem cá, tentar fazer um livro com a perspectiva de um gato é meio que... tá. Ok. Deixa pra lá. rs

    ResponderExcluir
  4. Tão linda a capa desse livro, o gato é muito fofo! Eu particularmente amo gatos, tenho uma chamada Hermione (sim, é por causa de Hary Potter, kkk) e depois do lançamento desse livro eu venho querendo ler muito. Eu estava pensando que seria um livro super tocante, mas é bom que já começo o livro sabendo que não será tanto.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de animais, mas livros com eles eu não costumo ler não. Os meus favoritos são os de fantasia, mistérios e magias. Nossa, fiquei me imaginando lendo um livro com o qual é escrito com a perspectiva de um gato o.O nada contra, sou só eu mesmo... rs.

    ResponderExcluir