Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

[RESENHA] O Silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini



Do mesmo autor de O Caçador de Pipas e Cidade do Sol, esse título não é o mais triste do autor (pra mim o Caçador de Pipas sempre vai me fazer chorar mais), porém é mais uma obra prima do autor e com certeza vai mexer com você.

Uma narrativa bem diferente dos seus demais livros, Khaled Hosseini muito me lembrou A Visita Cruel do Tempo da Jennifer Egan. Isso pela técnica utilizada de pular no tempo e trazer diferentes personagens, e em diferentes estágios de suas vidas.

Como de costume, não vou falar do enredo. Acho que perdemos muito de um livro ao saber quem são os personagens e até alguns detalhes (a princípio não comprometedores) da trama. Mas gostaria que a experiência de vocês ao ler esse livro, fosse igual a minha. Sem nenhuma expectativa quanto o que vai ler, ou sobre quem seria o protagonista. Isso porque você não vai descobrir de cara qual a personagem principal deste livro. Bem como quem seria o mocinho ou o vilão. Esses são detalhes sensacionais deste título.



Todavia, vou dar uma prévia de forma geral, do que vocês vão encontrar em O Silêncio das Montanhas: Conflitos familiares, extremos da pobreza e riqueza, perdas, amores, paixões, ilusões, transformações, inquietações e guerras. E no quisito guerra, não foi difícil fazer um paralelo com o que está acontecendo na Síria hoje em dia. Os campos de refugiados, a destruição, o povo sitiado... Eu lia o livro durante o dia, e a noite eu assistia às ilustrações da história diretamente pelo noticiário na TV. Foi difícil. 

Mas este livro não só fala de guerra. Esse só é mais um dos contextos em que as personagens estão inseridas. E vocês vão se deparar com personagens diversos, de lugares diferentes do mundo e cada um com seus problemas e suas virtudes. Uns com certa sorte, outros nem tanto. Mas todos com características interessantes que uma mente sensível vai saber colher como uma lição de vida.

E para concluir, espero que você saia diferente depois de ler esse livro. Que a partir da leitura dele você passe a perceber a vida como uma sequência de fatos e acontecimentos dos quais poucos temos poder de interferir. Boa parte deles estão fora do nosso controle, mas ainda assim, devemos lidar com todos e utilizá-los como processo de crescimento e amadurecimento.

Eis uma excelente leitura! Hosseini mais uma vez trazendo histórias de dor e sofrimento, que ao mesmo tempo são lições de crescimento pessoal e superação.

QUOTES:

"Posso resumir numa palavra: guerra. Ou melhor, guerras. Não uma, nem duas, mas muitas guerras, tanto grandes como pequenas, justas e injustas, guerras entre diversas castas de supostos heróis e vilões, e cada herói nos fazendo sentir mais saudade do antigo vilão. Os nomes mudaram, assim como os rostos, e cuspo igualmente em todos pelas rixas mesquinhas, pelos franco-atiradores, pelas minas terrestres, por tantos bombardeios, pelos foguetes, pelo roubos, estupros e assassinatos."

"Os dois não ansiávamos por uma fuga, uma reinvenção, novas identidades? Afinal, não tínhamos os dois nos livrado das âncoras que nos pesavam para nos desgarrar? Ironizo aquilo, digo a mim mesmo que não somos iguais em nada, mesmo percebendo que o ressentimento que sinto por ela pode ser uma máscara da minha inveja, por ela ter se dado bem, até melhor que eu.

"A beleza é uma dádiva imensa e imerecida, distribuída aleatória e estupidamente."

"É uma coisa engraçada, Markos, mas normalmente as pessoas veem a coisa ao contrário. Elas pensam que vivemos pelo que queremos. Mas o que as conduz é o que elas temem. O que elas não querem."

"J'aurais dû être plus gentille. Eu deveria ter sido mais delicada. É uma coisa de que a gente nunca vai se arrepender. Você nunca vai dizer a si mesma quando estiver velha: "Ah, eu preferiria não ter sido tão boa com essa pessoa". Ninguém nunca vai pensar nisso."


Aldrêycka Albuquerque

6 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, mas sou louca pra ler O Caçador de Pipas. Eu gostei muito do título desse livro, ele chama atenção. Pelo menos chamou a minha. Pelo que você falou parece ser emocionante! E um livro que nos traz reflexões, adoro livros que me proporcione isso. Espero ter oportunidade de ler ele, logo!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li O Caçador de Pipas, acredita?!
    Eu fiquei curiosa para ler esse livro porque estou precisando de uma leitura mais pé no chão, que mostre a realidade, os conflitos as guerras... Quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Caçador de Pipas é imbatível!! Leia o quanto antes! ;-)

      Excluir
  3. Essa foto do início é da capa do livro também? Porque é uma bela imagem. Que bom que você não falou tanto do livro porque as vezes perdemos muito mesmo. Gosto de livros que nós trazem momentos de reflexão pós leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto do carro e o prédio detonados é uma foto real do conflito da Síria. Foi só um paralelo com o livro.

      Excluir
  4. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir