Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Resenha: Um Lugar para Ficar


Clara e seu pai, um escrito bem conhecido, se mudaram para uma cidade chamada Bishop Rock, depois de saírem correndo de sua terra natal por medo do ex-namorado de Clara.
Em busca de um ligar para ficar, Clara e Bobby se acomodam na cidade tranquila cercada pelo mar. Mas poderão eles se sentirem seguros com a ameaça constante de que Christian ainda a procura?

Hoje sabemos de constantes casos de mulheres agredidas e até mortas por homens que na maioria dos casos são seus parceiros, maridos ou namorados. A autora deixou bem claro que uma relação com uma pessoa pode se tornar perigosa quando não o conhecemos bem e não impomos limites desde o início. Seus personagens são bem intensos e profundos, através deles podemos enxergar esta violência que assola nossa sociedade, como vítima: A Mulher. A personagem principal de início, me irritou por deixar Christian dominá-la e aprisiona-la, foi como uma bola de neve se tornando cada vez maior. Mas depois percebi que está é a realidade de várias mulheres, que se iludem muitas vezes por estarem “apaixonadas” e se esquecem do amor próprio submetendo-se a humilhações. Um problema tão próximo, que sua vizinha pode estar passando por isso e podemos achar que a culpa é dela por não dar um fim a este sofrimento, porém é muito mais complicado sair de uma situação como esta, analisando do ponto de vista da personagem que enfrenta este problema.
O pai de Clara, Bobby Oates, é uma pessoa muito perdida e na maioria das vezes não sabe o que esta fazendo, desde da morte de sua esposa tenta criar a filha e se atrapalha muito tentando fazer o melhor pra ela. Christian é uma pessoa doentia, insegura, louco. De tão perigoso que pode fazer mal para si próprio, um vilão que ganhou meu profundo desprezo do início ao fim do livro.

De início a narrativa da autora atrapalhou um pouco a compreensão da estória, porque ela intercala os capítulos com presente e passado, mas depois que você pega o ritmo a leitura flui bem. Houve certos momentos durante a leitura que me senti sufocada igual a Clara, e partes bem intensas que foram bem descritas pela autora.

Um romance bem tenso com muito drama, trazendo um tema bem atual e próximo de nossa realidade, e nos traz um alerta fazendo com que o leitor reflita sobre nossa sociedade.

Quote:
“É estranho, não é, como a ideia de pertencer a alguém pode parecer tão maravilhosa? Era algo tranquilizador, um modo de definir as coisas. Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos.”                                  Pág.: 64

Um comentário:

  1. Eu acho a premissa do livro muito legal e tenho vontade de lê-lo. Sò não curti essa da narrativa atrapalhar...

    beijos

    ResponderExcluir