Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Amazônia 2050 - A Geopolítica da Escassez

Sinopse - Amazônia 2050 - A geopolítica da escassez - Alécio Faria Jr.No ano de 2050 o mundo passa por uma grande catástrofe climática . Um batalhão de oito bilhões de seres humanos são obrigados a conviver com racionamento de água potável e solo fértil. Nações como China e Índia dão início à aquisição de terra para alimentar sua super população. Em uma disputa pelo território da Amazônia, a região é decretada como território independente, sendo supervisionada pela ONU e o Banco Mundial de Alimentos. Um centro de pesquisas para fome é erguido em Nova - Manaus e o Ambientalista Americano Philip Anderson é convidado para liderar os cientistas. Ele e sua família chegam ao território da Amazônia e se descobrem no Condomínio Rio Negro, onde serão obrigados a aprender a difícil arte de viver em comunidade. Em uma de suas incursões pela floresta, Phillip e o cientista Hadji são surpreendidos por uma forte corredeira e quase morrem afogados, sendo salvos por uma tribo indígena perdida num platô no coração da Floresta Amazônia. Experiências com mudas colhidas na Tribo estavam sendo feitas. Até o dia que o incêndio em um dos celeiros se alastrou e acabou queimando o Laboratório de pesquisas. Acidente ? Ou será que pessoas estavam tentando sabotar o trabalho dos cientistas. Uma coisa era certa, Phillip não descansaria até descobrir a verdadeira geopolítica da escassez.

Dr. Philip é biólogo norte americano que vive no ano de 2050, em que a terra tem seus recursos naturais e escassos  e pesquisas são feitas para melhorar as condições de vida humana.

O estado do Amazônia é onde está a maior concentração das pesquisas com plantas da região. Philip é enviado para esta região e leva junto sua filha, a doce Sarah, e sua ex-mulher Anne que consegue ser desagradável do início ao final do livro. No Brasil Philip conhece Hadji, que se revela um brilhante pesquisador e um bom amigo. Durante uma expedição a Base Manicoré eles se perdem na floresta e fazem uma descoberta incrível quando são encontrados por uma tribo indígena, mas essa grande descoberta pode acarretar sérios problemas para os pesquisadores e pode ser a solução para muitos problemas alimentares no mundo.

A narrativa do Alécio é bem fluída e te  empolga bastante no início com informações ambientais de como pode ficar nosso planeta num futuro, não muito distante, se não começarmos a cuidar dos nossos recursos naturais, principalmente os hídricos. Mas depois de alguns capítulos o livro perde um pouco da estória e fica tudo muito corrido.

É uma boa estória, porém não foi desenvolvida. Seus personagens são interessantes, mas como a estória não evolui eles ficam meio perdidos no livro. O autor também aborda temas, no final do livro de grande relevância, que infelizmente não foram explorados. Acredito que este livro merece uma continuação, pois o tema é muito rico e interessante, é uma leitura rápida e leve.

5 comentários:

  1. Nossa que interessante! Acredito que daqui para frente livros e filmes desse gênero só tem a aumentar, pois realmente é algo preocupante para nós. Ás vezes penso, o que será do nosso futuro?
    Continuação, claro que deve ser feita, ainda mais se há temas que o autor cita e não explora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo ficar animada para ler esse livro. E com você dizendo que não foi bem desenvolvido...

    ResponderExcluir
  3. Antes de ler sua resenha, li outra que dizia que era interessante. Posso até ler, mas não é uma história que me anima. E como Monique citou, você disse que não foi bem desenvolvido. Não animou.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por ter resenhado ” Amazônia 2050 ” . É muito importante para ” novos ” escritores terem um Feedback sobre seus trabalhos.
    Aproveito para deixar a mensagem para aqueles que leram ou lerão Amazônia 2050, para não deixarem de visitar o Blog do livro, na pagina ” Cabeça do autor ” E ver a mensagem subliminar , quando, da construção dos personagens . Veja se compartilhamos do mesmo ” Pensamento Coletivo “

    http://livroamazonia2050.blogspot.com.br/

    Um grande abraço e parabéns pelo Blog .

    ResponderExcluir