Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Filme: Muito Além do Jardim

Chance é um Senhor de certa idade que vive como empregado na casa de um homem rico, ele cresceu lá e nunca saiu da casa.

Com ofício de jardineiro que acredito ter herdado de seu pai, todos os dias ele cumpre sua rotina, tudo exatamente igual. Então o dono da casa falece e Chance tem que sair de lá, ele e todos os empregados. O que será dele já que nunca colocou os pés na rua? O único mundo que conhece é o jardim que cuida e o mundo visto pela sua televisão.

O filme é de 1979 dirigido por Hal Ashby, estrelado por Peter Sellers como Chance, ele interpreta um personagem alienado, estúpido e tão ingênuo como uma criança. A obsessão dele em assisti TV é absurda e até irritante, mas compreendida já que ele foi condicionado para assisti-la, era através da televisão que ele via o mundo.
No filme também temos Shirley Maclaine no papel de Eve Rand, esposa do milionário Benjamin Rand que é vivido pelo ator Melvyn Douglas, o qual foi vencedor do Oscar de 1980 como melhor ator coadjuvante com este filme. Eve atropela Chance, no mesmo dia em que ele põe pela primeira vez seus pés fora de casa, então ela leva-o para sua mansão, já que seu marido estar muito doente e os médicos não saem de lá, ela oferece assistência médica ao jardineiro. Eve é fútil, é a típica bela esposa perfeita para seu rico marido, reprimida para manter a posição de esposa ideal e modelo para sociedade daquela época, ela ver em Chance a oportunidade de ser ela mesma e extravasar seus desejos contidos.

A comédia dramática “Muito Além do Jardim” satiriza as celebridades e a sociedade, como um comum jardineiro completamente alienado dar conselhos ao presidente e dar uma entrevista a um programa muito famoso da televisão? Falando apenas como cuidar do jardim e as pessoas interpretam como metáfora para suas vidas. Fora que ele nem sabia o que era e nem tinha andado num elevador.
O mais incrível é que com simples respostas ou acenos de cabeça para sim ou não as pessoas entendiam o que queriam, conforme fosse conveniente para benefício próprio.

Muito além do jardim, foi um filme que ri bastante, e me fez refletir sobre nossa sociedade o quanto ela pode ser absorta e muito egoísta. Recomendo muito o filme, que você possa dar boas gargalhadas com “Chance, o Jardineiro”.

Dados do filme:
Título Original: Being There
Gênero: Comédia Dramática
Elenco: Peter Sellers, Shirley Maclaine, Melvyn Douglas,Jack Warden
Diretor: Hal Ashby
Ano: 1979

Assista ao Trailer

4 comentários:

  1. O videota seria um titulo bem apropriado para esta grande obra .Um idiota que se transforma numa celebridade , lembra muito a midia atual .Idiota sim , mas casto , ingenuo , sincero , singelo e leve ,despojado de maus sentimentos .

    ResponderExcluir
  2. Vendeu bem o filme, Dany. Agora vai para minha lista bpara assistir no futuro.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. A sua descrição fez com que o filme entrasse para lista dos meus filmes para assistir.:)

    ResponderExcluir