Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Resenha: A Invenção de Hugo Cabret

Sinopse - A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick
Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas.
A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.


O cenário da estória é a linda Paris, onde a maioria dos eventos acontecem numa estação de trem, lugar que Hugo mora. Lá ele mantem todos os relógios funcionando, filho de um relojoeiro que morreu num terrível incêndio. Após a morte do pai Hugo vai morar com o Tio Claude na estação, mas Claude some deixando o menino sozinho. Sem dinheiro nosso protagonista rouba comida para não morrer de fome, e peças na loja de brinquedos do Sr. George para consertar o autômato que seu pai encontrou abandonado no Museu. Ele conhece Isabelle, sobrinha/afilhada do Sr. George, Hugo a trata com muita hostilidade, mas a gentil mocinha só que ajuda-lo e não desiste dele. Será que Hugo permitirá esta aproximação? Conseguirá fazer funcionar o autômato? Leia o livro e descubra.

A leitura é bem leve e o autor nos faz viajar nesta fantasia com uma narrativa simples e muito emocionante. A estória nos traz a magia do cinema , os primeiros filmes de ficção, como foram criados e claro com um pouco de mágica. No livro encontramos o início de um dos pioneiros na criação do cinema, a beleza de realizar nossos sonhos nas telas, o quanto é lindo sonhar.

O livro não traz só aspectos felizes e de beleza, o autor trata também de tristeza e morte. O quanto pode ser difícil perder a pessoa que ama e ter que continuar vivendo, e as dificuldades de ficar sozinho sendo apenas uma criança. Retrata também pessoas que tiveram sua alegria tomada e se trancou no seu mundo de amargura, já não acreditando em felicidade e por conta disto destrói a alegria de outros pela crença que no fim tudo se acaba e não há como ser feliz.

Os personagens são de uma grandeza que te faz apaixonar-se por cada um deles. Hugo é um menino triste que teve a infelicidade da morte do pai e o abandono do tio. Mesmo assim ele não perde a fé em seu propósito e tenta alcança-lo com base no que seu pai ensinou. De certo ele se torna bem arredio e grosseiro, aspecto que não gostei no livro, mas que nem por isso me fez gostar menos de Hugo. Isabelle a sobrinha/afilhada do dono da loja de brinquedos, é carinhosa, gentil, meiga e às vezes bem teimosa. Ela sempre esta disposta a ajudar Hugo, mesmo ele sendo tão grosseiro. O dono da loja de brinquedos, Sr. George, é um velho muito amargurado que não tem mais alegria na vida e tenta passar essa tristeza adiante, por causa de situações desagradáveis que aconteceram com ele no passado.

A Diagramação do livro esta maravilhosa, nos inserimos no mundo de Hugo Cabret através da leitura e ilustrações que ajudam a assimilar a estória nos causando sensações de acordo com o ritmo e momento da narrativa. Um ótimo trabalho de edição.

A leitura é super indicada para todas as idades, com uma narrativa simples A Invenção de Hugo Cabret conquista muitos leitores. Leia esta estória emocionante que me encantou e agora é um dos meus livros favoritos.

Quotes:
-Ele se agachou num joelho e cochichou para mim: “Se algum dia você já quis saber de onde vêm os sonhos quando você está dormindo à noite, basta olhar ao seu redor. É aqui que eles são feitos”.      Pág.: 387

“Não vejo banqueiros, ricas senhoras e funcionários do comércio. Não. Esta noite me dirijo a vocês como vocês realmente são: bruxos, sereias, viajantes, aventureiros e magos. Vocês são verdadeiros sonhadores!”

Nota do Filme:

Dirigido por nada menos que Martin Scorsese, a adaptação do livro “A Invenção de Hugo Cabret” é um sucesso merecedor de 5 Oscars.
Como sempre acontecem em adaptações algumas mudanças, tais como a retirada de um personagem e a inclusão de outro, mas não tirou seu brilho, a essência do livro foi passada com toda sua profundidade e delicadeza. Hugo vivido por Asa Butterfield esteve radiante, num show de interpretação, encontraram o ator perfeito para seu personagem. E o Sr. George por Ben Kingsley, um ator renomado que atuou grandiosamente. Em todo filme que assisto me apego muito a trilha sonora instrumental, particularmente dá vida as cenas, seu compositor Howard Shore a encaixou perfeitamente no filme, numa emocionante fantasia. Nem preciso falar que chorei, vale muito a pena assisti.


Dados do Filme:
Titulo Original: Hugo
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: John Logan e Brian Selznick 
Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law, Helen McCrory, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee, Sacha Baron Cohen, Ray Winstone.

Assista ao Trailer:

14 comentários:

  1. Oi, Dany! Eu já li esse livro é posso confirmar o quanto ele é bom!!
    A narrativa e as imagens foram tão bem "casadas" que a leitura flui perfeitamente. Surpreendi-me com o tempo que gastei para lê-lo.
    E o filme também é ótimo. Houveram mudanças, mas conseguiu manter a mensagem do livro.
    É, para quem ama ler e adora cinema, A Invenção de Hugo Cabret é uma ótima pedida!

    Beijos!
    Jonathan Henrique
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sou muito suspeita para falar desse filme, porque eu simplesmente o AMEI!! Não vi no cinema, baixei antes de chegar aqui (coisa feia.. rsrs) mas queria ter podido ver esses efeitos maravilhosos na telona. Por mim, mereceu todos os Oscar's que ganhou! Quanto ao livro, estou morrendo de curiosidade para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Dany! Vou ser bem sincera, darei uma chance para o livro por causa da sua resenha, porque até então nem tinha passado pela minha cabeça pegar para ler. Não sei se foi porque eu fiquei sabendo do filme primeiro, e o filme não me chamou atenção e por isso não tive a curiosidade de procurar o livro. E também essa atriz Chloe Moretz eu não tenho muita simpatia pela atuação dela. Fatores que me fizeram a não pegar o livro hahaha

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o livro aqui para ler e ainda não li. Ele é lindo de se olhar e, pelo filme, a história é maravilhosa.
    Vou ler em breve.

    Beijão, Dany!

    ResponderExcluir
  5. O que mais me interessa nesse livro, além a história, que parece ser muito boa, é a complementação entre texto e imagem. Tive a oportunidade de folear esse livro, e posso dizer que me encantei. Ele é muito bonito, e o fato que grande parte da história é narrada apenas com as ilustrações, me deixa com muito mais vontade de conhecer a história de Hugo.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro...Mas vi algumas partes do filme, e gostei bastante...Mesmo que só tenha visto o final...rsrsrs
    Vou tentar assistir o filme todo!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dany! Pense em uma pessoa que quer muito ler esse livro! Sou eu! Além de parecer belíssimo, as imagens junto ao texto deve expressar bem melhor o que o autor que passar. O trailer do filme também me animou bastante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Dany, você não tem noção de como eu estou curioso pra ler esse livro. Só se lê ótimas críticas sobre ele! =O
    Bom, espero que eu ganhe o sorteio aqui no blog. hehehe

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Tenho o livro, as imagens fazem com que a leitura fique mais agradavel, um livro facil de ler, mto boom! :)

    ResponderExcluir
  10. Ah.. livro fácil de entender e ler... perfeito!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei a sua resenha, me deixou com muito mais vontade de ler o livro. Me parece ser um livro maravilhoso, as imagens nele são lindas. Assisti ao filme antes de saber do livro e fiquei extremamente maravilhada, quando soube do livro fiquei super curiosa para lê-lo. Pretendo ler ele assim que possível :)

    Abraços...

    ResponderExcluir
  12. Vi o filme, e quero muito ler o livro, ele é lindo!!

    ResponderExcluir
  13. Espero que o livro seja tão bom quanto o filme! u.u

    ResponderExcluir