Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Resenha: Drácula - O Vampiro da Noite

Sinopse: 
Publicado em 1879, inspirado em relatos do folclore romeno sobre o nosferatu, ou morto-vivo, e na saga do príncipe Vlad Drakul, que lutou contra os turcos nas Cruzadas. Drácula definiu o arquétipo do vampiro como o ser diabólico que se alimenta do sangue de suas vítimas e tem poderes extraordinários.

Ao iniciar a leitura, imaginei: Pronto! Agora sim vou saber a verdadeira origem do Drácula, como ele se tornou este ser das trevas. Mas não, Bram Stoker não conta como o Conde se tornou um vampiro, ele deixa para  a imaginação do leitor(o que me frustrou muito), dando alguns detalhes de seus ancestrais: Átila, o Huno e Os Guerreiros Nórdicos, pessoal bastante cruéis da história mundial. A narrativa é por meio dos diários dos personagens humanos da estória, bem descritivos, e pouco se tem da fala do Drácula, mantendo o mistério desta criatura. São vários pontos de vista, bem distintos de homens e mulheres.

Numa época bastante machista que foi inserida no livro, a começar pelas duas personagens femininas: Lucy e Mina. Lucy é retratada como a figura ousada e audaciosa da mulher e como sua sexualidade aflorada pode se tornar uma ameaça contra os homens. Ao contrário temos Mina que é o ideal de mulher:  Mãe carinhosa, esposa dedicada ao marido e de uma pureza divina, sendo quase um pecado sua sexualidade.
Naquela época, achava-se que as mulheres não pensavam, não tinham inteligência (Fala sério!!), como cita o próprio Van Helsing num trecho do livro:

“—Ah, aquela maravilhosa Sra Mina! Tem o coração de mulher, porém o cérebro de um homem muito inteligente.”  Pág.: 264

Outro aspecto bem interessante e forte no livro é a linha tênue entre lucidez e loucura. Um ser como o Drácula existir era um absurdo, ao ponto das pessoas acharem que isto eram frutos de sua imaginação, não poderia existir de maneira alguma. Jonathan Hacker que passou um tempo no castelo do Conde, viveu experiências terríveis e inacreditáveis que em seus diários ele demonstrou várias vezes duvidando de sua sanidade mental, que estava enlouquecendo. Percebi também que os personagens escreviam tudo que viviam em seus diários para não enlouquecer, como um desabafo pessoal de cada um e também como documentos verídicos para que se no futuro tais coisas como estas acontecerem possa ajudar as pessoas por meio da leitura destes relatos.

O personagem Van Helsing é advogado, médico entre outras qualidades e crê tanto nestes seres sobrenaturais, que não precisou de muita insistência para ajudar o grupo a deter o Drácula. Ele aceitou muito crédulo os relatos de cada um, como sendo estas situações terríveis muito normal e disponibilizou-se para ajudar imediatamente.

Temos também a questão da religiosidade muito presente, os personagens sempre fazendo suas preces, pedindo a ajuda de Deus e que se fosse preciso abandonar a vida em prol da destruição do Não-morto, se assim fosse a vontade de Deus, eles o fariam.

O final da estória é um pouco simples para um enredo de peso , porém não desprestigia o livro de forma alguma. Eu só esperava mais do desfecho.

Indico o livro. Drácula é uma leitura tensa, que fala sobre o vampiro mais famoso de todos os tempos e que inspirou vários outros autores para criação de seus vampiros até hoje.

Quote:
“Quando sumiam na escuridão, senti um estranho arrepio e um sentimento de solidão apoderou-se de mim;”  pág.: 25

Nota sobre o Filme:

Do diretor Francis Coppola, gravado em 1992 temos o filme: Drácula de Bram stoker. Uma adaptação muito satisfatória com Gary Oldman no papel do Vampiro-Rei, interpretando-o de forma magnífica. A grande diferença entre o filme e o livro é a origem do Drácula que no filme é bem definida toda sua estória e o porquê de tudo. No elenco temos também Keanu Reeves, Winona Ryder e Anthony Hopkins, o qual interpreta o Dr. Van Helsing que sinceramente me fez desgostar deste personagem no filme, ele deu características sarcasmo que não condiz com o personagem do livro. A trilha sonora do filme é esplêndida com todas as nuances das cenas: sombrias, suspense, ação e até romance. Vale a pena assisti ao filme, que também conta a estória em forma de diários dos personagens. Com ótimos interpretes e uma direção espetacular de Coppola o filme foi e ainda é um sucesso, ganhador de três Oscar: melhor efeitos sonoros, figurino e maquiagem.

Assista ao Trailer:

9 comentários:

  1. Preciso reler esse livro. Faz muito tempo que li, e foi um pouco de sacrifício devido a narrativa do autor. Não gostei muito da forma de diário, o que me fez ter uma leitura mais lenta. Mas apesar de tudo, gostaria de ler novamente, com mais calma, pois a história possui muitos detalhes interessantes.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dany!
    Eu ainda n li "Drácula" D: Mas com certeza acharia a leitura muito prazerosa, afinal de contas é sobre o chefão dos vampiros haha
    E como assim n conta como ele se tornou drácula de fato? *chora*
    Acredita que tbm n vi o filme? *O* Na verdade, eu achava que a versão original n fosse essa. Mas o elenco é bem legal hein?
    e sobre o Anthony Hopkins interpretar o Van Helsing, n posso julgar pq n vi, mas quando lemos o livro levamos as caraterísticas do personagem também para as telas, e quando fica diferente do imaginamos é chato né?
    bjs,
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Nicholas, Bram deixa a imaginação do leitor para saber como se tornou Drácula, meio frustrante,não? mas gostei muito do livro.O filme ficou muito bom e as interpretações dos atores perfeita, exceto pelo estimado Van Helsing do Hopkins(não gostei mesmo).
      Bjos!!

      Excluir
  3. Olá Dany! Você sabe que não li ainda, mas aquele vento de Drácula me deixou bem animada. Fiquei curiosa depois que vi seu livro cheio de marcações e ainda mais agora que li sua resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eitah que vontade de ler esse livro. É sério, nunca o li. #mimimi
    Tenho muita curiosidade, também no filme. Espero gostar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Preciso reler o livro. Gosto muito da adptação. Acho o Gary Oldman fantástico.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Vocês já devem estar cansandas de tantos comentários meus falando que ''odeio livros do gênero''! desculpa. kk

    ResponderExcluir
  7. queria rever o filme e reler o filme, jah fazem quase 10 anos q fiz ambos, ainda lembro da minha raiva assim q eu peguei na locadora, van helsing.... kkkkkk... ainda estava lendo o livro e na esperança q tivesse alguma coisa parecida com o livro

    ResponderExcluir