Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Resenha: Caixa de Desejos

Sinopse - Caixa de desejos - Ana Cristina Melo
Caixa de Desejos é uma novela juvenil. Conta a história da Marília, uma menina que vive com os pais, os avós maternos e o tio paterno, mas tem uma ligação muito forte com a avó materna que mora em outra cidade. Logo no início da história essa avó morre e ela ainda tem que lidar com a chegada de uma meia-irmã que só viu duas vezes na vida. Para ajudá-la nesse processo de perda, Marília conta com uma caixa que a avó lhe deu de presente, antes de morrer. Uma caixa mágica para ela guardar seus desejos. Assim, ela vai se descobrindo, descobrindo a relação com a irmã, aprendendo a conviver na escola e entendendo como lidar com um primeiro amor que surge em sua vida.


Marília tem 12 anos e tem aquela típica família que enche a casa. Ela é inteligente adora ler e escrever, principalmente poemas. Ela tem uma avó que a idade mental dela está bem próxima da idade de Marília e as duas têm conversas legais como melhores amigas.

Só que tudo está perto de mudar, avó Laurinda esta morrendo e pra completar, Francine, sua meia irmã filha de seu pai, vai morar com a enorme família de nossa personagem principal. Será que Marília conseguirá passar por esta faze tão turbulenta ou entrará em crise?

A escrita da Ana Cristina é simples e gostosa de acompanhar. A leitura flui e voltamos a época da escola, das provas, da dificuldade de fazer amigos(para alguns), dos conflitos para ser o melhor e mais popular de toda a escola e claro da paixonite pelo menino mais gato da escola.

Acompanhamos o amadurecimento da insegura Marília, em ter fé e acreditar que seus desejos podem se tornar realidade.
Indico a leitura que me fez voltar um pouco no tempo e relembrar a época da escola e como “pequenas coisas” podem fazer tanta diferença na vida, tornando-a mais feliz.

Trecho:
“Um dia eu dei para transformar coisa curta:

Transformava uma dor em vírgula;

Virava um alívio em ponto de exclamação;

Transformava uma esperança em interrogação.”  Pág.: 49

12 comentários:

  1. Eu gostei muito de Caixa de Desejos quando li. O livro é uma delícia, flui super rápido.

    A continuação é melhor ainda, com Marília mais madura e cheia de tomadas de decisão. O final é incrível =X

    Bjosss

    www.capaetitulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler esse livro, assim como sua sequência. Parece ser uma história bem leve e também emocionante.

    Abraços ;D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dany!
    Eu já conhecia esse livro e com certeza o lerei algum dia! Me parece uma história gostosa de ler, principalmente por nos causar nostalgia... ah, os tempos de escola!
    É muito legal quando acompanhamos o amadurecimento de um personagem. O leitor meio que evolui junto!!

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  4. Ah, confesso que já tive vontade de ler esse livro, porém hoje não tenho mais, a capa é bonitinha e estória parece ser bacana, mas realmente não leria. Enfim, sua resenha ficou ótima, é tão bom quando um livro nos faz relembrar de outras épocas né?

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito bem desse livro e já ouvi falar muito mal, tô bastante dividido... mas acho que só lendo pra saber né?

    ResponderExcluir
  6. Gostei! E a capa é muito fofa *--*

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sua resenha, o livro parece ser bem legal. Quem sabe um dia eu consigo lê-lo! Vou adicionar à minha lista de livros para ler :D

    Abraços...

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvid falar desse livro,mas andei pesquisando,e as pessoas gostaram de ler *__*fiquei ansiosa para ler

    ResponderExcluir
  9. Comprei a um tempo a trás, mas não li ele ainda!

    ResponderExcluir
  10. ler faz a pessoa ir além de seus horizontes...

    ResponderExcluir