Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A menina que roubava livros

         Esta narrativa é ambientada nos anos de 1936 à 1943 na Alemanha durante o período da Guerra Mundial,sob o regime de Hitler.
        Tem como personagem principal Leisel, que tem uma experiência traumatizante quando criança que é a morte de seu irmãozinho e logo depois sua mãe è entrega para doação, onde encontra o acolhimento e amor de seu pai de criação e uma nova forma de amar de sua mãe adotiva. Leisel sofre, vendo e sentido todo horror desta guerra nazista, relatando a censura, o poder das palavras e vendo a morte de perto.
        Logo após a morte de seu irmão ela rouba seu primeiro livro ( O manual do coveiro), em seguida decorre a tragetória da roubadora de livros e seu "histórico criminal". E em meio à este contexto podemos refletir em valorizar a liberdade de expressão que temos hoje e a facilidade que temos em ler bons livros, que naquela ditadura, o simples ato de ler e expressar-se poderia levar a tortura e até à morte.
        Esta história segue a linha do " O Caçador de pipas", que observamos o ser humano agindo mediante ao desespero e mostrando seu lado animal (natureza do homem), vale ressaltar que neste livro temos trechos narrados pela "MORTE", sim, a própria, só que sem o capuz preto e a foice. Ela relata seu agradecimento por tantas almas do seu maior fornecedor: Adolf Hitler.
        Particularmente, confesso que de início achei o livro chato e cansativo, mas depois fica interessante ao ponto de você querer saber que destino se dará à Leisel, sua família e seus amigos.


Como de praxe, ao fim de todas as minhas resenhas colocarei um trecho de livro, que mais me chamou atenção ou que achei importante:


" Eu tento ignorar, mas sei que tudo isso começou com o trem, a neve e meu irmão tossindo. Robei meu primeiro livro naquele dia. Era um manual para cavar sepulturas, e eu o robei quando estava a caminho da Rua Himmel...." trecho da pág. 368

domingo, 26 de setembro de 2010

A Saga Crepúsculo

         Sei que muitos estão cansados de ouvir este clichê: "I love twilight", mas eu proponho uma visão particular sobre a saga, trazendo para um ar moderno em quê irei parafraziar usando meu modo de vista para relatar este romance. A história de um vampiro (Edward Cullen) que se apaixona por uma mortal (Bella Swan) e vice-versa, que pelas dificuldades e apesar de todo o sofrimento consequente, eles vivem este tórrido romance.




Crepúsculo: O começo de tudo
    É tudo novo, conhecer seu primeiro amor e perceber que todo o seu mundo gira em torno dele/dela. É fascinante, pois a autora expressar a verdadeira essência do amor em sua forma mais sublime e primordial, que apesar das diferenças e perigos que viver este amor pode causar, não só à eles como seus amigos e familiares, eles continuam juntos.

Frase: ..." - Então o leão se apaixonou pelo cordeiro....." 


Lua nova:A fase ruim
    É quando Edward pesa na balança todos os riscos, que há em viver este amor, que pode até causar a morte de Bella, então ele decide radicalmente separar-se, resultando todo o sofrimento e depressão que a personagem Bella sofre.
    Bella descobre que Jacob é na verdade um lobsomen e se declara que esta apaixonado por ela. Ele começa a ficar estranho pelas transformações que acontece com ele físicas e emocionais.
    já no fim eles voltam juntos. Neste livro decorre o episódio em Voltera o conhecimento de Bella com a elite dos vampiros: Os Volturis, particularmente amei estes personagens toda a sua classe, inteligência e modo de viver e perpertuar sua espécie sem chamar atenção par si mesmos.

Frases: ..." - Bella, não quero que você venha comigo.....
         ... - Você..não.. me quer?.....
         ... - Não."


Eclipse: A indecisão
    Isabella se vê num dilema em continuar com Edward e torna-se vampira ou tentar uma nova vida com Jacob mantendo-se humana.Começa o confronto com Victória a parceira do vampiro James morto no primeiro livro pelo clã Cullen, e a sua sede de vingança faz com quê a ruiva vampiresca crie um exercíto de new born( recém-criados) para acabar com os Cullens e claro Bella. Acontece a união tÊnue entre o clã Cullen e o bando de Lobsomens liderados por Sam para combater este exercíto de recém-criados liderados por Victória e Harley.
    Enfim temos a batalha final (vale resaltar que o livro e o filme entram em sincrônia perfeita), Edward derrota Victória em uma luta fascinante.

Frases:..." - Isabella Swan?....Prometo amá-la para sempre... a cada dia da eternidade. Quer se casar comigo?
         ... eu sussurrei um Sim".


Amanhecer:  "O Fim"
    Bella casa-se com Edward, ela engravida, morre se torna vampira, ela experimenta novas situações, pois todo o seu corpo muda, sede de sangue, a primeira caçada, o desenvolvimento de seu poder e claro novas e apuradas intimidades e sensações com Edward, seu marido.
    Antes de Bella transforma-se em uma vampira ela engravida de Edward ainda sendo humana, gerando sua filha Renesme (Nessie) é metade mortal e metade imortal, mais um dilema em quê há interferência dos Volturis e uma guerra entre eles, os Cullens e os lobsomen ( que na verdade os Volturis os definem como transfigurados, pois não precisam da lua para se transformar).
    Outras surpresas e revelações acontecem no final do livro, mas o amor de Edward e Bela continua, vencendo todos os obstáculos possíveis e inimagináveis.

Frases:..." E as lembranças agudas, perfeitamente recordadas: seu rosto quando eu abrira os olhos para minha nova vida, para o interminável amanhecer da imortalidade... aquele primeiro beijo... aquela primeira noite...
             Os lábios de Edward, de repente ferozes nos meus, romperam minha concentração."